fbpx

Séculos de história e aventuras


Este ano conheci o destino que estava em meus planos há muito tempo. Todos que já conheceram sempre me disseram – Vais amar Paraty! As aventuras são a tua cara! E tinham razão, é um lugar que voltarei muitas vezes.

Read in English

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de excursões, ingressos e transfer em Búzios, Arraial do Cabo e Rio de Janeiro

A variedade em opções de lazer, suas belezas históricas e naturais me impressionaram. É um ótimo destino para quem quer agitar ou relaxar, gastar ou economizar. Paraty é para quem gosta de praia, cultura, natureza e boa gastronomia. Além de ser perfeito para os aventureiros, a região oferece possibilidades de trilhas na mata atlântica, tomar banho de cachoeira, praticar mergulho ou snorkel, velejar, surfar, cavalgar, pedalar, andar de caiaque, fazer rafting, arvorismo e muito mais.

Igreja de Santa Rita pela manhã
Igreja de Santa Rita pela manhã

Séculos de história e aventuras em Paraty

O povoado, que começou em 1630 com os portugueses, ficou conhecido no século XVII por escoar toda a riqueza que vinha pela Estrada Real desde Minas Gerais. Depois passou por anos de decadência que ajudaram a preservar suas casas, tradições e ruas de pedras, motivos de encanto para milhares de turistas que passam por ali todos os anos. A visita vale em qualquer época e a cidade até virou sede de feiras e encontros famosos como a Flip – Festa Literária de Paraty.

Igreja da Matriz pela manhã
Igreja da Matriz pela manhã

Um dia ensolarado pelo centro histórico é o suficiente para conhecer os pontos turísticos e se perder pelas ruas de pedras, mas a caminhada deve ser repetida três vezes – pela manhã, tarde e noite. As impressões serão completamente diferentes e prato cheio para quem gosta de fotografia. Além das construções e igrejas, observe as pessoas, os pescadores, os lindos doces vendidos nas esquinas, as lojas de antiquário e de artesanato.

Ruas de pedras no início da noite
Ruas de pedras no início da noite

Observando, encontrei uma vitrine cheia de bonecos, me aproximei e descobri que era o TEATRO ESPAÇO, um teatro de bonecos de um grupo que conta histórias assim há mais de 40 anos. Comprei ingresso e voltei de noite para ver a peça inspirada em antigas xilogravuras japonesas e situações do cotidiano das ruas de Paraty. Uma atração inesperada que rendeu bons momentos de entretenimento e emoção.

De charrete pelo centro histórico seria uma das aventuras se não fosse o coitado do cavalo
De charrete pelo centro histórico

As praias de Paraty

Próximo à cidade são duas praias, Jabaquara e Pontal, mas estão longe de serem as melhores. Recomendo explorar a Baía de Paraty com cerca de 50 praias belíssimas como as de Trindade ou Sono. Faça trilhas ou vá de barco.

No porto voltando das aventuras pela Baía
No porto voltando das aventuras pela Baía

Em um próximo post conto as descobertas gastronômicas da cozinha caiçara.

Teatro Espaço
Teatro Espaço

Tome Nota

TEATRO ESPAÇO, do grupo Contadores de Estórias, localiza-se na rua Dona Geralda, 327. As peças acontecem quartas e sábados às 21h. Em temporadas e feriados também nas sextas. A peça Flutuações custou R$ 40.

Da rodoviária de Paraty partem ônibus para as principais praias e cidades próximas. Teve um dia que cheguei lá e perguntei qual seria o próximo ônibus para uma praia legal, deram algumas opções e em 15 minutos eu estava numa praia maravilhosa.

HospedagemPOUSADA SOL E MAR oferece quartos novos, um bom café da manhã e excelente atendimento. É afastada do centro, mas em épocas de eventos que deixam a cidade barulhenta é uma excelente opção para poder dormir em tranquilidade. Para os que curtem caminhar, ir até o centro e voltar umas 2 vezes ao dia é bem tranquilo. Quem não gosta, vá de carro ou fique mais perto.

Alugue embarcações ou faça os Passeios de barco que partem diariamente do porto. Contrate direto ou nas agências da rua principal.

Fotos de Leandro Gabrieli e Roberta Martins.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.