São João em São Luís

São João em São Luís

Quando recebi o convite para fazer a Rota das Emoções em junho, a primeira imagem que veio a minha mente foram as bandeirinhas coloridas e o agito das festas juninas no nordeste. Na época passei por cidades no Ceará, no Piauí e nada combinava com a cena idealizada até chegar ao Maranhão. Lá encontrei ruas enfeitadas, fogueiras nas estradas e, finalmente, consegui participar do São João em São Luís.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram

Transfer e passeios em São Luis na TourOn

Veja todos os artigos sobre o Maranhão

 

Pelo menos uma amostra do ritual repetido anualmente desde o século XIX (quando as primeiras manifestações surgiram nas casas grandes ou senzalas e se espalharam, principalmente, pelo norte e nordeste do Brasil) o qual foi se adaptando e se mesclando com a cultural local até ganhar grande expressividade em todo Estado.

Cara de São João por todo lado no Maranhão
Cara de São João por todo lado no Maranhão

São João em São Luís

A partir meio de junho, São Luís tem sua rotina alterada devido aos vários arraiais espalhados pela capital oferecendo apresentações gratuitas e quitutes típicos nas barraquinhas. O ARRAIAL DA PRAÇA MARIA ARAGÃO é um dos destaques e foi onde assisti Bumba Meu Boi e Cacuriá, dois exemplos entre várias manifestações culturais apresentadas no Dia de São Pedro (29/06).

Mas antes, fui percebendo como uma festa junina não é tão simples quanto se imagina e não tem nada a ver com as celebrações no sul do Brasil. Isto graças às explicações das minhas companheiras de viagem (duas maranhenses empolgadíssimas com a festa) sobre os detalhes responsáveis por aumentar a minha vontade de ver de perto o que parecia lembrar a energia incrível sentida durante o Festival de Parintins, no Amazonas. Na verdade, nem dá pra comparar por serem bem diferentes. Apesar da lenda do boi ser a mesma já contada por aqui.

Influências dos Índios, africanos, europeus...
Influências dos Índios, africanos, europeus…
... são evidentes nos figurino e música
… são evidentes nos figurino e música

 

As manifestações populares

O BUMBA MEU BOI é uma manifestação popular tombada como patrimônio imaterial brasileiro. No Maranhão apresenta mais de 500 grupos divididos em cinco sotaques*: zabumba, orquestra, matraca, pandeirão, costa de mão e baixada. Cada um com figurino e instrumentos específicos, toadas e músicas próprias, além do modo peculiar de se apresentar.

O CACURIÁ é uma animada dança de roda difundida e personalizado pela maranhense Dona Teté no início dos anos 70. Ao som do carimbó de caixa (instrumento) pares dançam com passos marcados, quadris rebolados e troca de olhares sensuais abusando do improviso. Cada casal, formado por diversas idades, tem seu momento destaque e encanta o público com seus risos e requebrados.

São João em São Luís
Duplas dançam Cacuriá

O primeiro show foi do grupo Boi Bumbá Santa Fé buscando valorizar mais as alegorias do que o boi. Contudo, gostei mesmo do último pela combinação de ritmo, interpretação, sensualidade e alegria tão visível no rosto de cada bailarino do grupo. Cacuriá de Dona Teté é formado em 1986 pela própria Dona Teté. E além das fotos, deixo o trecho final da apresentação para dar um gostinho.

Crianças aproveitando a festa junina
Crianças aproveitando a festa junina

Então a dica pra quem vai passar pelo Maranhão nas próximas semanas é reservar uns dias em São Luís para aproveitar as festas. Ou, pelo menos, tirar fotos nas ruas históricas porque ficam ainda mais coloridas nesta época do ano.

Cacuriá de Dona Teté
Cacuriá de Dona Teté

*Sotaque é um conjunto de características semelhantes responsáveis por juntar os grupos em categorias. Desta forma, garante a eles uma memória e identidade em comum sem perder a diversidade do todo.

Tome Nota São João em São Luís

Consulte a programação para o SÃO JOÃO 2016 no site do governo.

Nesta noite me hospedei no VELEIROS MAR HOTEL e recomendo.

Tive que pedir emprestada uma alegoria do Boi Bumbá
Tive que pedir emprestada uma alegoria do Boi Bumbá
Cacuriá de Dona Teté
Cacuriá de Dona Teté
Cacuriá de Dona Teté
Cacuriá de Dona Teté

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Veja o roteiro completo da Rota das Emoções

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. Olá Roberta,

    Que bom gostou de São Luís!!! Minha cidade é muito bonita, principalmente nas festas juninas. Só a título de informação, aqui temos o Bumba-meu-boi e não Boi-Bumbá. Este último é uma manifestação do estado do Amazonas.

    Volte sempre e abraços

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.