Restaurante PItangueiras

Sábado em Sambaqui


Uma passada por Florianópolis sempre cai bem, mesmo quando está frio ou o sol insiste em se esconder como foram os dias em maio. A cada ida descubro algo novo e desta vez foi Sambaqui. Dica dos amigos locais quando perguntei onde ir no final de semana.

Sábado em Sambaqui

Sambaqui foi o local escolhido como moradia pelos primeiros açorianos, virou vilarejo de pescadores e se tornou referência como rota gastronômica na ilha. Além de ser o melhor lugar para ver o pôr do sol, mas nesta parte São Pedro não colaborou comigo.

Praia tranquila em Sambaqui
Praia tranquila em Sambaqui

Localizada em frente ao continente, dá pra ver de longe a ponte Hercílio Luz de um lado e o canal que segue para mar aberto do outro. Tem praias tranquilas, não aconselháveis para o banho, mas perfeitas para quem gosta de belas paisagens e pescaria. Tem criação de ostras e peixe fresco sempre.

A ideia era fazer trilha pela manhã, recuperar as calorias em almoço prolongado e curtir as ruas de Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa até o sol se pôr. Com a previsão de chuva, optamos apenas por uma mini trilha ao lado do restaurante, uma ponta de terra que parece uma ilha. E olha o visual! Fiquei imaginando como deve ser lindo em um dia clássico de sol.

A ponte Hercílio Luz fica está no meio da foto
A ponte Hercílio Luz fica está no meio da foto
Vista para o continente
Vista para o continente

 

A mini trilha era uma volta na ponta de terra
A mini trilha é uma volta ao redor da ponta de terra

 

Ostras gratinadas ao molho branco ou queijo provolone
Ostras gratinadas ao molho branco ou queijo provolone

O restaurante previamente escolhido e recomendado foi o Pitangueiras, famoso pela vista, caipirinha de pitanga e frutos do mar. Sentamos no deck e pedimos caipirinhas, então o difícil era decidir entre tantas opções de pratos e petiscos. Mas acertamos o pedido e nos deliciamos com ostras na entrada e o bem servido Delícia Sambaqui como principal.

Delícia Sambaqui
Delícia Sambaqui

Totalmente satisfeita fui conversar com a gerente para pegar mais detalhes para este post e descubro que o proprietário também é um viajante observador. Claro que fui conversar com ele e a história merece um subtítulo:

Pitangueiras, pratos inspirados em viagens

Caipirinha de pitanga combina com qualquer pedido
Caipirinha de pitanga combina com qualquer pedido

José Luiz, conhecido como Ito, sempre que viaja de férias procura experimentar os mais variados pratos dos locais por onde passa. Ele não pede receitas, guarda na memória o aroma e o sabor de tudo o que mais gostou. Quando volta ao Brasil busca os ingredientes disponíveis por aqui e vai testando, adaptando até chegar à sensação mais próxima do que viveu em determinado lugar.

Então chama os amigos para testar e, se aprovado, lança o prato em festivais gastronômicos para só depois entrar no cardápio do Pitangueiras. O processo leva cerca de dois meses e a receita permanece conforme a aceitação dos clientes.

Entre as invenções estão Camarão marajó, Côngrio ao molho de camarão ou siri, Linguado alho poró e Robalo crocante. E as viagens que mais influenciaram Ito foram idas ao Chile, Caribe e Polinésia Francesa. E assim já foram dezessete anos de Pitangueiras em Sambaqui.

Depois desta conversa tenho certeza que voltarei para experimentar as outras receitas e quem sabe recordar sensações vividas em algum lugar do mundo.

Pitangueiras fica na beira do mar
Pitangueiras fica na beira do mar

Infelizmente vou ficar devendo fotos das casas açorianas porque o mundo caiu no meio da tarde, mas prometo voltar em dia de sol e atualizar este texto.

Leia mais sobre Florianópolis:

De onde fotografar a Ponte Hercílio Luz

Florianópolis para ir, ir de novo e voltar

Tome Nota Sambaqui

RESTAURANTE PITANGUEIRAS está localizado na Rod. Rafael da Rocha Pires, 2861. Nos finais de semana é necessário fazer reserva, principalmente na alta temporada.

Como chegar a Sambaqui: seguir rumo ao norte da ilha em direção à Santo Antônio de Lisboa, é a próxima praia distante 17 km do centro de Florianópolis.

Reserve hotel em Florianópolis.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.