Rottnest by bike


Rottnest Island é um paraíso na Western Austrália, passeio obrigatório para quem passa por Perth. E o melhor jeito de conhecê-la é pedalando pelos seus 24 quilômetros de estradas asfaltadas, além dos caminhos arenosos para chegar às praias mais escondidas. Para os menos esportistas, tem uma linha de ônibus que fica circulando o dia todo, afinal carros não entram na ilha.

Read in English

Descobrindo cantinhos paradisíacos
Rottnest Island em bicicleta
Muitas paradas para fotos
Muitas paradas para fotos em Rottnest Island

A maior parte do caminho é plano com algumas subidas e foi tranquilo mesmo pra mim que não pedalava há algum tempo. As estradas são vazias, porém, assim como os carros, as bicicletas devem andar sempre pela esquerda. Logo no início, outros ciclistas já nos alertaram sobre isso. É difícil, a tendência é o lado direito, quando percebia já estava no meio da pista e levamos alguns sustos quando o ônibus vinha em nossa direção. O vídeo mostra vários trechos do nosso passeio.

Quokka bem pertinho
Quokka bem pertinho

Holandeses descobriram a ilha em 1696 e deram este nome devido a quantidade de ratos gigantes que habitam o local, na verdade, os ratos são marsupiais de uma espécie endêmica de Rottnest – os Quokkas são parentes dos cangurus. Os animais estão acostumados com os visitantes e sempre querem comida, mas alimentá-los com com algo fora do oferecido pela natureza local é crime com multa. Oferecemos folhas de árvore e deu até pra fazer carinho neles. No século XIX virou prisão de aborígenes e somente no século XX foi nomeada reserva protegida se transformando em lazer e turismo para os australianos.

Pescador e pelicano de olho no peixe
Pescador e pelicano de olho no peixe

 

São 63 praias, 20 baías e um farol com uma vista da ilha e até das praias no continente, é o ponto mais alto de Rottnest. Tem praias pra fazer snorkel, surfar (está entre os melhores picos do estado), pescar ou só curtir aquela areia branca e mar cor de esmeralda. Também tem clube de golfe, passeio de avião, cinema, museu aborígene, turbinas de energia eólica, caminhada por túneis subterrâneos da segunda guerra mundial, atividades para crianças nos finais de semana e um centro / porto com restaurantes e cafés.

Como chegar a Rottnest Island

Ferries partem diariamente de Perth ou Fremantle e agora tem voo de helicóptero para lá. Existem tours de um dia que incluem guias, passeios e refeições, caso não se anime a explorar a ilha por conta própria como eu fiz.

Partindo de Fremantle, tem ferries 7h30, 9h45 ou 15h15 e voltando 14h ou 16h. O ideal para conhecer bem é pegar o primeiro ferry ou passar a noite por lá. Leva 30 minutos e os valores atualizados estão no site. Rottnest Express é a única empresa que faz o transporte. Já pegue o mapa e alugue a bicicleta com eles para evitar filas na chegada. O trem para Fremantle parte da estação central de Perth a toda hora.

Fiz este trajeto anterior e a dica e não sentar no primeiro banco à esquerda na parte aberta do barco. Estavam todos ocupados menos este, parecia ser o melhor lugar e fui direto. É o único lugar com direito a banho de mar! A onda batia no ferry e caia toda em cima de mim, fiquei encharcada! Ainda bem que o clima é seco e a roupa secou rápido. As outras pessoas riam da minha cara e perguntavam se eu tinha outra roupa para trocar.

Saindo do centro de Perth, pegue o ferry na Rottnest Ferries, leva 1h30 e sai a cada 30 minutos entre 8h e 18h.

O farol e uma praia de surfista
O farol e uma praia de surfista

Tome Nota Rottnest Island

Fui num dia de semana normal, dizem que nos feriados e época de férias fica lotada de gente jovem e famílias que vem passar a temporada. Na ilha há opções de hostel, hotel e aluguel de casas.

RESERVE AQUI com nosso link de afiliado do Booking.

Restaurante: DOME tem cafés diferentes e lanches rápidos.

O que levar: a água na mochila, custa bem mais caro por lá.

Também tem aluguel de snorkel.

Quando ir: como as quatro estações são bem definidas, os meses entre novembro a abril são mais quentes e com mais opções de lazer como escola de surf. Entre agosto e novembro as baleias aparecem.

Casas para alugar em Rottnest
Casas para alugar
Mar cor de esmeralda e pedras
Mar cor de esmeralda e pedras em Rottnest

Leia todos os posts publicados sobre Perth:

Conheça a maior moeda de ouro do mundo

Conquistando amigos na Austrália através do chimarrão

Mochilando pela Austrália

Primavera na Western Australia

Paixão à primeira vista

A capital mais ensolarada do mundo

Zoológicos de Perth

Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli (vídeo também)

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Guia de viagem sobre a Oceania

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o pdf Grandes Experiências Oceania aqui. >>

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.