Porto Alegre

Roteiro: um final de semana em Porto Alegre


No início do mês visitei, pela primeira vez com olhar de turista, a cidade onde morei por dez anos e me traz belas lembranças… Ah, eu sempre gostei e aproveitei bastante Porto (como os locais chamam enrolando a língua no som do r), inclusive descobria lugares que muitos nativos desconhecem. Mas desta vez estava com outros viajantes sendo guiada por moradores inspirados querendo mostrar o melhor da capital dos gaúchos. Era o Tchêncontro – Encontro de blogueiros de viagem em Porto Alegre.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
Primeira vez em POA? Leia sobre transporte

O roteiro começou ao meio dia de sexta e se prolongou até domingo a noite. No entanto, o sábado foi todo na serra gaúcha e um dos passeios na capital aconteceu excepcionalmente para o nosso grupo na sexta a tarde,  o habitual ocorre aos sábados pela manhã. Logo, vou indicar uma programação para o fim de semana em dois dias corridos baseado no nosso roteiro e, no próximo artigo, conto como passamos em Bento Gonçalves e Garibaldi.

SÁBADO ANTES DAS 11h DA MANHÃ

CENTRO HISTÓRICO, GASÔMETRO E CIDADE BAIXA

Arquitetura do período positivista na Biblioteca Pública do Estado
Arquitetura do período positivista na Biblioteca Pública do Estado

O MERCADO PÚBLICO é sem dúvida um dos melhores lugares para começar a absorver a cultura regional. Os aromas, comidas típicas e a rotina do porto-alegrense passam por ali. O momento pede uma caminhada pelas bancas, quem sabe um cafezinho ou sorvete da Banca 40 e aquele olhar na arquitetura, reformado algumas vezes por infortúnios, tem a data de inauguração em 1869.

Free walking tour na Praça da Alfândega
Free walking tour na Praça da Alfândega

Para saber a história do centro e curiosidades de um jeito informal, procure pessoas vestindo camisetas laranjas escrito Free Tours Here. É o pessoal do FREE WALK POA, moradores de diferentes profissões que adoram falar sobre a cidade. Todos os sábados às 11h estão pelo Mercado Público para começar o passeio a pé pelo centro histórico de Porto Alegre. No final do tour cada um paga o que acha que eles merecem ou adquire produtos como camisetas e guia impresso. Eu gostei e percebi novos detalhes nos caminhos tantas vezes percorridos, fora ser bem mais seguro fotografar estando em grupo.

Para a hora do almoço, o centro tem ótimas alternativas, mas optamos pelo tradicional no Mercado Público. O escolhido foi o GAMBRINUS com peixes e carnes variados. Se ficar em dúvida, peça sugestão para o pessoal do Free Walk Poa.

Fachado do Hotel Magestic, atual Casa de Cultura Mário Quintana vista do ônibus turístico
Fachado do Hotel Magestic, atual Casa de Cultura Mário Quintana vista do ônibus turístico

Preste atenção ao horário e faça a LINHA TURISMO CENTRO HISTÓRICO para ouvir outras histórias e ver tudo por uma nova perspectiva desde o segundo andar do ônibus turístico. Pode pegar na parada em frente ao Mercado Público se tiver o ingresso ou no Terminal (Travessa do Carmo, 84 – Cidade Baixa). As saídas acontecem de hora em hora entre 9h e 16h e tem seis pontos para embarque e desembarque utilizando única passagem durante o mesmo dia. Mais informações no site.

CONHEÇA LINHA TURISMO TEMÁTICO PELOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL

Ônibus de dois andares faz city tour em Porto Alegre
Ônibus de dois andares faz city tour em Porto Alegre

Se for inverno e não estiver chovendo, o city tour deve terminar perto da hora do pôr do sol. E ver o astro se esconder atrás do Guaíba é uma atração obrigatória para turistas e rotina para os residentes. Fomos para a USINA DO GASÔMETRO e o registro mais bonito já foi publicado neste Foto da Semana. Se for em outra estação, aproveite pra caminhar na orla, comer churros, entre na Usina e verifique a agenda cultural. Grandes exposição interessantes já passaram por ali.

Famoso pôr do sol no Guaíba visto da Usina do Gasômetro
Famoso pôr do sol no Guaíba visto da Usina do Gasômetro

Uma pausa para descansar, ou se produzir, para a noite e rumo a Cidade Baixa, região boêmia e alternativa da capital. As opções são muitas e bares com mesas ao ar livre chegam a ficar lado a lado por diversas ruas do bairro. O movimento é grande até umas 2h da madrugada e continua em algumas casas noturnas até o amanhecer. A nossa noite foi tranquila bebendo e comendo no Mr. PICKWICK dentro do Nova Olaria. Um barzinho onde eu adorava comer pasteis e só reconheci quando li o cardápio, mudou de lugar, está maior e de cara nova. Agora também tem sopas no pão, batatas recheadas, sanduíches e todo mundo curtiu.
Centro Centro IMG_1521roteiro_porto_alegre Centro

 

DOMINGO ANTES DAS 10h DA MANHÃ

ZONA SUL, RIO GUAÍBA E CIDADE BAIXA

Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus na zona sul de Porto Alegre
Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus na zona sul de Porto Alegre

O ponto de partida é o Largo da Epatur ou Terminal da LINHA TURISMO, o mesmo do ônibus turístico mencionado acima. Desta vez o itinerário é na Zona Sul com saídas 10h ou 15h e sem paradas (veja informações no mesmo site do outro roteiro). O city tour é mais longo e mostra uma Porto Alegre esportiva e rural. Segue a margem do Guaíba passando por alguns pontos turísticos até chegar ao Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, de onde se vê o centro da capital ao longe entre os morros e antenas.

Se for o primeiro domingo do mês, chegue mais cedo para ver a Feira de Carros Antigos do Largo da Epatur, nós pegamos o final, mas deu para tirar algumas fotos antes de seguir para um almoço típico.

Kombi personalizada na feira de carros antigos do Largo da Epatur
Kombi personalizada na feira de carros antigos do Largo da Epatur

Hora do espeto corrido, músicas e danças tradicionalistas dentro de um galpão de CTG para turista ver. Brincadeira à parte, almoçar na CHURRASCARIA RODA DE CARRETA é um programa novidade e interessante pra quem não nasceu envolvida com toda essa tradição. Minha família é da fronteira e está foi a única parte que eu trocaria por um restaurante italiano ou alemão (também representantes da nossa culinária), mas certamente indico para não gaúchos visitando Porto Alegre. O pessoal adorou e se comportou com a mesma curiosidade que eu faria no norte ou nordeste do Brasil, por exemplo.

Dançarinos mostram tradições gaúchos no CTG 35
Dançarinos mostram tradições gaúchos no CTG 35

Com aquela preguiça pós churrasco de domingo, volte para perto do Guaíba para conhecer um dos lugares que eu costumava ser frequentadora assídua. A CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA era o antigo Hotel Magestic onde o escritor morou seus últimos anos. O quarto dele virou um mini museu e todos os outros cômodos são ocupados por alguma atividade cultural. Tem cinema, teatro, exposições, jardim no terraço e café estratégico para ver o pôr do sol no último andar.

Jardim fica no terraço da Casa de Cultura Mário Quintana
Jardim fica no terraço da Casa de Cultura Mário Quintana
Interior da Casa de Cultura Mário Quintana
Interior da Casa de Cultura Mário Quintana
Pôr do sol à bordo do Cisne Branco
Pôr do sol à bordo do Cisne Branco

 

Mas o famoso pôr sol pode ser apreciado à bordo do CISNE BRANCO, barco que faz passeios no Rio Guaíba com guia contando curiosidades das ilhas e orla ao som de músicas que sempre dão vontade de voltar a Porto Alegre. Preste atenção nos galpões, Usina do Gasômetro e perceba a capital por mais um ângulo no seu momento mais vibrante por conta das luzes douradas do fim de tarde.

Porto Alegre por um ângulo diferente no crepúsculo
Porto Alegre por um ângulo diferente no crepúsculo

A noite de domingo começa cedo no TOCA DA CORUJA, o bar da Cervejaria Coruja na Cidade Baixa. Tem degustação, comidas para harmonizar com as bebidas e até sorvete com cerveja. Aprovei a batata recheada com calabresa e muito queijo.

g0025428_linha_turismo_porto_alegre Porto Alegre

Porto Alegre

Blogueiros de viagem em Porto Alegre

 

 

 

 

 

E assim brindamos o final do nosso divertido encontro de blogueiros viajantes em Porto. Deixo meu agradecimento especial para as incansáveis gurias que organizaram tudo e me proporcionaram ver a cidade por novos ângulos e olhares dos amigos.

Mapa de Porto Alegre

Leia o guia onde e quando quiser
Leia o guia onde e quando quiser

 

Se prefere ter todo o conteúdo sobre a Rota Farroupilha para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha.[/tab_item][/tab]

Blogueiros e apoiadores do Tchêncontro

Visite os demais blogs para ver a visão deles sobre Porto Alegre:

Across The Universe  Andarilhos do Mundo  Blog da Glacy  Cafe Viagem  Colecionando Viagens  Dicas e Roteiros de Viagem  Ensaios de Viagem  Giros por Ai  Janela ou Corredor  Ta indo pra onde? . Territorios . Viaja, Bi! . Viajandinha Mafra . Brasil Naturista . Colecionando Imas . Devaneios de Biela . Disney Guia . Dudu Afora . Ferias de Mochila . A Fragata Surprise .

Viagens da Mochilinha Gaucha  .  Necessaire na Mala  .  Nerds Viajantes  .  No mundo com a gente  .  Nos no Mundo  .  Por ai e Por aqui  .  The Way Travel  .  To pensando em Viajar  .  Turismo by Neneca Campos  .  Uma Senhora Viagem  .  Viagens que Sonhamos  .  Viaje com a Flora

Tome Nota

Curiosidade: o Guaíba é um lago, mas isto foi descoberto há poucos anos e o nome Rio Guaíba deve permanecer enraizado por um longo período.

Tanto o Free Walk Poa quanto o Cisne Branco são indicados para estrangeiros por ter áudio ou guias falando em inglês e espanhol.

O CENTRO CULTURAL SANTANDER, na Praça da Alfândega, merece a visita em uma dessas passagens pelo cento. O vitral do salão principal e o café, museu e cinema no cofre são sensacionais.

Quem prefere descobrir a noite porto-alegrense em outros bairros, a sugestão é conhecer os bares e restaurantes da CALÇADA DA FAMA, no Moinhos de Vento. O estilo é completamente diferente e as mulheres estão sempre bem produzidas.

Tchêncontro foi um evento informal com o apoio de algumas empresas. Neste roteiro as Linhas Turismo e Cisne Branco foram cortesias.

Fotos de Roberta Martins e Alessandra Fratus.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

5 comentários

  1. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

  2. Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

  3. Roberta, que delicia esse post. Para nós, mais acostumadas com a cidade, procurar novos ângulos é um exercício. Fazer isso ao lado de visitantes entusiasmados, é sempre melhor. A convivência foi espetacular. BjO!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame via WhatsApp