Amsterdam, Europa Central

Roteiro 60 dias na Europa

Volta e meia alguém me pede ajuda com roteiro ou envia perguntas para o Territórios. Os destinos costumam ser no Brasil, América do Sul ou Europa, sendo a maioria justo sobre o continente onde é mais fácil viajar. As melhores opções de transporte e estrutura ainda estão no velho continente. A última foi um comentário pedindo indicação de rota por determinados países a partir de dezembro. A resposta ficou tão extensa que decidi transformar no post Roteiro 60 dias na Europa a partir de Madri. Espero ajudar quem fez a pergunta e todos que pretendem conhecer esses países durante o inverno. Mesmo se a viagem for em 20 ou 30 dias.

Roteiro 60 dias na Europa
Espanha – Itália – França – Holanda – Portugal

Feira de Noel em Colmar
Feira de Noel em Colmar

Apesar da entrada na Europa ser por Madri, dezembro é uma época encantadora para viver o clima dos festejos de Natal na Alsácia, nordeste da França. Logo, o roteiro deve ser direcionado para estar lá até 25 de dezembro e deixar Portugal e parte da Espanha para o final.

Sugiro já no primeiro, no máximo no segundo dia, seguir para Barcelona e começar a viagem por lá. Depois norte da Itália, passar pela região do Mount-Blanc (Alpes) até alcançar Estrasburgo (Alsácia) e seguir para Paris. Então é preciso escolher onde passar o réveillon, neste roteiro as melhores opções são Paris ou Amsterdam. Mas pode dar uma escapada até Londres.

Canais de Veneza
Canais de Veneza

A partir de Holanda ou Paris, conforme a definição acima, pegar um voo ou trem direto para Granada para conhecer um dos conjuntos de monumentos mais visitados da Europa – a Alambra. Na sequência, percorrer o sul da Espanha até entrar em Portugal e seguir pelo oeste do país até voltar a Espanha. Se restarem apenas cinco dias, terá chegado o momento máximo de voltar a Madri e explorar os arredores. Se ainda houver tempo, Salamanca, Bilbao, Zaragoza e até o sul da França podem fazer parte do caminho. E ainda, se o desejo de conhecer o centro e sul da Itália for maior, vale pegar um aéreo para Roma e programar a volta direto para Madri.

Com todo esse tempo de viagem, eu incluiria sem pensar o máximo de cidadezinhas pequenas. Elas são pitorescas e podem ser o melhor da viagem. Não precisa passar uma noite em cada, escolha uma cidade com melhor estrutura como base e visite os arredores em bate-volta. Os sistemas de ônibus e trem funcionam muito bem. Basta se organizar com os horários e pode comprar no dia mesmo. Eu já fiz isso em Barcelona, Madri, Pádua, Bolonha e Aveiro, neste último conheci quase toda Portugal viajando de carro e voltando pra dormir na mesma cama. Nestas situações, se hospedar próximo a estação ajuda muito.

 

 

Alguns Conselhos

As grandes cidades exigem o mínimo de 5 dias, exceto Amsterdam por ser inverno.

Para viajar longas distâncias, seja em trem ou avião, a economia será maior se a compra for feita com antecedência.

Sobre avião ser melhor ao trem, ou vice e versa, depende da localização do aeroporto em cada cidade e como funciona o transporte até lá. O acesso às estações de trem é sempre mais fácil.

Segure a vontade de fazer compras até começarem as liquidações de janeiro. Geralmente a partir do dia 6.

Leia CHECKLIST VIAGEM INTERNACIONAL pra te ajudar a planejar, CRIE SUAS PRÓPRIAS REVISTAS pra montar guias de viagem no tablet ou celular, QUAL MOCHILA USAR para ver como eu viajo e COMO COMPRAR SEGURO VIAGEM porque na Europa é obrigatório.

Pesquise informações com quem mora no local ou esteve lá recentemente. A maioria das atrações continua a mesma de sempre, mas hotéis, restaurantes e lojas abrem e fecham toda hora.

Conheça alguns viajantes que moram do outro lado do oceano: Larissa vive em Madri e conta no ¡ESTO ES MADRID, MADRID!, Cristina oferece tours e dá dicas de Barcelona no SOL DE BARCELONA, Deyse mora no interior da Itália há anos e também é guia no PASSEIOS NA TOSCANA, Renata vive em Paris e viaja pelo país com o DIRETO DE PARIS, o Daniel mantem um guia de Amsterdam no DUCS AMSTERDAM e, por fim, a Ana Catarina é uma portuguesa que divide o seu tempo entre lá e cá e relata no TURISTA PROFISSIONAL.

Bom estar preparado para uma nevasca, neste dia foram 50 cm de neve em Amsterdam
Bom estar preparado para uma nevasca, neste dia foram 50 cm de neve em Amsterdam

 

Agora o meu roteiro 60 dias na Europa
Espanha – Itália – Alemanha – Grécia – Turquia

Se eu pudesse viajar no próximo inverno para a Europa… Visto já conhecer todos esses países neste período, faria algumas trocas como França pela Alemanha (também para aproveitar o clima de Natal); o norte da Itália pelo sul e dali direto pra Grécia no lugar da Holanda. Dias em Istambul ocupariam o tempo para Portugal e antes de voltar a Madri, passaria pelo sul da Espanha, voando direto da Turquia para Granada. Dedicaria um bom tempo às cidades pequenas da Itália e Alemanha em uma viagem sem pressa. Se fosse em outra estação, tudo seria diferente e entro em detalhes quando tirar o próximo projeto do papel.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

6 comentários

  1. Amo viajar, e sei o quanto é bom trocas de iinformações . Chegamos há poucos dias de uma viagem ao sul da França..lindo lugares….ficamos em Aix en Provence..cidade bucólica, mas achamos que a infraestrutura turistica , ficava muito a desejar..Não sei se foi o período., alta estação .Alugamos um carro, e fomos conhecer outras cidades próximas . Cannes , Nice , Marsseille , e outras localidades da Riviera Francesa, paisagens de tirar o fôlego..
    Se algum dia retornarmos com certeza Nice , será nosso ponto de apoio…amamos a cidade como um todo…excelentes serviços…
    Geralmente costumamos viajar para o continente Europeu , no final do mês de agosto , na nossa opinião…o melhor período…Espero trocar dicas de viagens..

    1. Olá Rosa, obrigada pelas dicas : ). Temos várias publicadas em mais de 800 artigos aqui no site e os seus comentários serão sempre bem vindos. Ainda não conheço esta parte da França, mas já viajei de carro pelo país e adorei.

  2. Adorei todas as dicas, serão férias maravilhosas.

    1. Não vou para Europa agora, mas fiquei com a maior vontade de repetir esta viagem, com certeza será maravilhoso.

  3. Olá! Muito obrigada por mencionar o meu blog! Fiquei super feliz! Muchas gracias!! 😀

  4. Obrigada por mencionar meu blog e meu trabalho! abs

Deixe uma resposta