Revolução da Culinária Farroupilha

Revolução da Culinária Farroupilha acontece em Cambará

Acabou de chegar uma notícia que me deu água na boca. Primeiro, porque sou gaúcha e conheço bem os sabores da terra, segundo, porque adoro uma inovação e terceiro, vai acontecer em um dos hotéis mais interessantes que eu já me hospedei na Serra Gaúcha. O Parador Casa da Montanha, de Cambará do Sul (RS), promove entre os dias 20 e 23 de setembro o evento “Revolução da Culinária Farroupilha”.

Se não entendeu o título do evento, explico que o mês de setembro é a melhor época para se aprofundar na cultura gaúcha em função das festividades da Revolução Farroupilha. O tema recorrente por aqui já rendeu até um guia de viagem para explorar as cidades históricas do Rio Grande do Sul.

Embora a revolução tenha passado longe de Cambará do Sul, somos todos gaúchos com valores e personalidade moldados pelos fatos históricos e consequências da Guerra dos Farrapos. E mesmo quem não se interesse pela história ou gastronomia. O Parador Casa da Montanha fica na região dos cânions, um dos lugares mais bonitos do Brasil.

Visual do Parador Casa da Montanha
Visual do Parador Casa da Montanha

Evento “Revolução da Culinária Farroupilha” é destaque no Hotel Parador Casa da Montanha

Em sua quarta edição, evento traz a possibilidade de conhecer mais sobre os ingredientes regionais do Rio Grande do Sul. Serão receitas sofisticadas e elaboradas segundo tendências gastronômicas mundiais como slow food e farm to table. Conhecidas por priorizar o uso de alimentos orgânicos e vindos de produtores locais.

A programação inclui refeições harmonizadas com vinhos gaúchos, workshops, apresentações musicais, ritual de assado gaúcho e menus degustação elaborados por chefs gaúchos que vêm se destacando no cenário nacional, como Rodrigo Bellora (Valle Rústico e Wood Hotel), Ana Heidel e Arika Messa (Alma RS e Casa da Montanha), Pedro Mattos (20 Barra 9) e Carlos Kristensen (Um Bar & Cozinha).

O pacote de três dias para o evento contempla, além das refeições, hospedagem de alto padrão em estilo glamping. Tudo em meio às belezas da região dos Campos de Cima da Serra, que fica próximo aos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral e seus belíssimos cânions.

Parador Casa da Montanha apresenta Revolução da Culinária Farroupilha
Barracas do Parador Casa da Montanha em estilo glamping

Progamação Revolução da Culinária Farroupilha

A programação começa na sexta-feira, dia 20, com uma cerimônia de apreciação do pôr do sol. Será guarnecida com iguarias da região Sul preparadas no fogo de chão, na área social do hotel. Já nesse momento, será possível bater um papo com os chefs convidados. Em seguida, será servido o jantar “Cozinha de Natureza”, com menu assinado pelo chef Rodrigo Bellora e feito exclusivamente com ingredientes da Serra Gaúcha.

Na sexta, 21

Depois do café da manhã, convidado apresentará “O Universo das Abelhas sem Ferrão”. Abelhas nativas do Rio Grande do Sul, suas diferentes espécies, métodos de criação de abelhas em casa e os diferentes tipos de mel que elas produzem serão mostrados. Na hora do almoço, as chefs Arika Messa e Ana Heidel recebem os convidados no novo restaurante do Parador Casa da Montanha. O Alma RS, para servir um menu com ingredientes 100% gaúchos, devidamente harmonizado com vinhos da região. À noite, é a vez do jantar “Noite dos Fogos”, com os chefs Pedro Mattos e Ana Heidel preparando um menu a base de fogos na cozinha gourmet do Alma RS, em frente aos clientes. Pratos incríveis saindo do forno a lenha, fogão campeiro e grelha.

No sábado, 22

Entre 6h e 15h acontece o “Ritual do Assado Gaúcho”, sob comando do mestre assador Marcelo Sartori. Período no qual será possível observar desde a preparação do fogo e cortes de carne até a finalização do churrasco campeiro. Tudo harmonizado com iguarias preparadas pelos chefs convidados. A celebração será animada com música ao vivo, demonstração e produção de facas artesanais. Além de muito bate papo e troca de conhecimento. Para finalizar o dia, às 21h será servido o jantar “A Diversidade do RS”. Apresentará uma sequência de pratos do chef Carlos Kristensen explorando os ingredientes do estado, todos pareados com deliciosos vinhos gaúchos.

No domingo, 23

Os hóspedes terão o dia livre para curtir toda infraestrutura do Parador Casa da Montanha. Outras atividades disponíveis para curtir a região são visitas guiadas aos cânions, cavalgada e passeios de quadriciclo, por exemplo.

Tome Nota: Revolução da Culinária Farroupilha

Quando: 20 a 23 de setembro

Quanto: a partir de R$ 3.138 por casal +10% de taxa de serviço

Onde: Parador Casa da Montanha localizado na Estrada do Faxinal, s/n° – Morro Agudo – Cambará do Sul – RS.

Mais informações e reservas: (54) 3504.5302 – (54) 3295-7575 – parador@casadamontanha.com.br.

RESERVE NO BOOKING  |  COMPARA VALORES NOS SITES DE BUSCA

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Foto destaque divulgação do hotel.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.