Rio de Janeiro no Réveillon

Purgatório da beleza e do caos


O Rio de Janeiro tem tudo para ser a cidade mais bonita e turística do mundo. Tem atrativos que ganham disparado de Nova Iorque ou Paris. Além de ter todo glamour e requinte de uma arquitetura e urbanismo únicos, apresenta uma natureza inigualável e incomparável com qualquer canto do mundo. Mesmo em parques nacionais no Brasil, é difícil encontrar paisagens tão bonitas como o PÃO DE AÇÚCAR ou a serra onde está o CRISTO REDENTOR e a FLORESTA DA TIJUCA. E ainda tem a LAGOA RODRIGO DE FREITAS, praias maravilhosas e outras montanhas espetaculares como o MORRO DOIS IRMÃOS e a PEDRA DA GÁVEA.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
Sim, as brasileiras adoram os argentinos!
Sim, as brasileiras adoram os argentinos!
A inacreditável piscina do Fasano
A inacreditável piscina do Fasano

Sem falar que são quase 450 anos de história de uma metrópole que foi a única fora da Europa a ser capital de um dos impérios europeus! A gente esquece, mas o Rio foi sede e residência da monarquia portuguesa por vários anos. É muita riqueza em um só lugar, mas infelizmente… onde estamos? Na América Latina!

E, no nosso querido continente, nada é muito óbvio, nada é muito simples e nada é muito bem resolvido. Então o principal cartão postal do mundo, o principal destino turístico global tem que ser transformado em alguma coisa bem confusa e surreal.

Luau eletrônico em Ipanema
Luau eletrônico em Ipanema

Isso quer dizer que, inundada por favelas, poluição, violência, tráfico de drogas e muita corrupção, o Rio de Janeiro está longe de ser, atualmente, a cidade maravilhosa que promete.

Show do Bob Sinclair na Marina da Glória
Show do Bob Sinclair na Marina da Glória

É difícil para o brasileiro aceitar a realidade que grita aos olhos dos turistas desacostumados com os nossos problemas, mas é triste presenciar como conseguiram transformar tanta riqueza, história e natureza em algo tão cheio de contrastes e beirando a guerra civil. É uma mistura única de luxo e pobreza, de paz e violência, de promiscuidade e conservadorismo, de história e breguice, de lixo e limpeza, de urbanização e natureza, de beleza e caos que só o Rio 2011 tem. Desde hotéis espetaculares como Fasano até favelas grotescas carentes de tudo. Está tudo ali!

Desfile de máscaras no Carfeína Café
Desfile de máscaras no Carfeína Café

Carnaval no Rio

Excelente lugar para assistir aos blocos
Excelente lugar para assistir aos blocos

E dentro desse contexto, eis que surgem fenômenos culturais de massa impressionantes. Dignos de uma megalópole com 11 milhões de habitantes. O CARNAVAL e o REVEILLON têm se tornado festas gigantescas com proporções nunca antes vistas na história. Sem exageros! São multidões de pessoas de todas as cores, classes sociais e gostos reunidas ao mesmo tempo. É muito bonito ver como todo tipo de gente se mistura e se diverte durante esses dias de festa e loucura.

Fazendo novas amizades
Fazendo novas amizades
Revendo amigos e festiando! Eis o Carnaval!
Revendo amigos e festiando! Eis o Carnaval!

 

Frequento o Rio desde criança e já passei alguns carnavais por lá, mas este de 2011 foi um dos mais divertidos e complicados. Com alguns amigos, alugamos um apartamento no Leblon. Fomos aos mais diversos eventos e batemos ponto na praia todo dia. Há festas por todos os cantos e este ano foi absurdo o movimento gigantesco que houve em Ipanema-Leblon.

Nunca na minha vida, tinha visto tanta gente junto ali. A prefeitura fechou toda a avenida da praia e milhões de pessoas se aglomeraram. O resultado foi muita sujeira, um cheiro insuportável, vários batedores de carteira e a minha constatação de que realmente os cariocas têm bons motivos para irem embora de lá durante o carnaval, que é o que muitos fazem. As festas são ótimas e eu aproveitei bem, mas o lado negativo acaba pesando muito.

Ps: “Purgatório da beleza e do caos” é trecho da letra da canção “Rio 40 Graus” da Fernanda Abreu.

E o metrô chegou a Ipanema!
E o metrô chegou a Ipanema!

Conheça algumas atrações no Rio de Janeiro:

Walking tour no centro

Carnaval de rua

Todos os cartões postais do Rio em um único lugar

Rio alternativo e original

10 atrações no Rio de Janeiro

O lado bom das segundas chances

Tome Nota Réveillon no Rio de Janeiro

Garanta  o ingresso para o Carnaval comprando agora na TourOn. Opções para setor 3 e setor 7.

Ficar em hotéis é caríssimo durante essas datas e a maioria só aceita reservas por todo o período da festa. Nem queiram saber o custo do pacote no Hotel Fasano. Hospedar-se em apartamentos também é difícil e caro. Procure alugar de conhecidos ou não vá no Carnaval.

Hospedar-se em IPANEMA custa uma fortuna, mas não há muitas alternativas. Ficar fora da zona sul complica muito a estadia de quem está indo para curtir as festas, os restaurantes e as praias ao mesmo tempo. Para aproveitar isso tudo ao máximo, o ideal é ficar em Copacabana, Ipanema ou Leblon.

O Rio tem centenas de museus e construções históricas, mas é difícil visitá-las durante o Carnaval, pois  podem estar fechadas e o acesso é difícil por conta do trânsito caótico devido aos bloqueios. O que é imperdível e vale a pena mesmo é o desfile das escolas de samba. A apoteose ou sambódromo é uma experiência única na vida.

Com Maureen Brady
Com Maureen Brady

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Augustin Tomas o'Brien Caceres

Augustin Tomas o'Brien Caceres

Criado em uma família onde se falava espanhol, português, portunhol, italiolo e algo de inglês. Sempre se interessou por outros idiomas e hoje mora nos Estados Unidos e trabalha com comércio internacional na LE Group Industries.

7 comentários

  1. Esqueci de contar dos assaltos aos estrangeiros e o assedio sexual também por parte de crianças e adolescentes homens e mulheres que me abordavam com a esperança de conseguirem um gringo para fugir da pobreza e da violência carioca. Números: um amigo arquiteto argentino ganhou boa noite Cinderella, desmaiado por 3 dias, os amigos deles todos assaltados, conhecido inglês teve celular roubado, fora ser roubado ao pagar as contas pois sabe-se que o próprio Governo local é o primeiro a roubar e lavar cerebralmente… Esse Terceiro Mundo é incorrigível. Cada dia pior.

  2. adorei

  3. bellissima rio!!

  4. embora eu não concorde com todas as idéias, acho que se expressou super bem!

  5. Rio 2 x 1: o Paraíso e o Inferno no mesmo lugar – Tenho saudades da Guanabara…

  6. que lindo el bar Londra!!!!!!!!!!

  7. gostei, parabéns !

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.