prambanan

Prambanan, o maior templo hindu na Indonésia é dedicado ao Shiva

Dizem ser o templo hindu mais bonito do mundo, pelo menos foi o mais impressionante e simétrico de todos os poucos visitados por mim até o momento. Posso confirmar que Prambanan é o maior templo hindu na Indonésia e o maior dedicado ao Shiva.

Candi Prambanan é um conjunto de templos hindus construídos por volta de 819 D.C. São mais de 240 construções dedicadas à Trimúrti. A expressão significa tríplice divindade suprema composta pelos três principais deuses: Brahma (criador), Vishnu (conservação) e Shiva (destruição). Sendo Shiva o destaque da estrutura mais imponente com 47 metros de altura.

O três templos principais
O três templos principais

Foi abandonado por centenas de anos, deteriorado por terremotos e erupções vulcânicas e desde o século 17 vem sendo restaurado em uma obra sem fim. Historiadores afirmam que foi criado para ser a próxima dinastia Hindu sobreposta ao Budismo. Já no site da UNESCO (Prambanan é patrimônio desde os anos 90) explica ser a prova que budismo e hinduísmo conviviam em harmonia na época da construção. Inclusive, se alguém tiver mais informações, fique a vontade para comentar.

A área principal contempla dezesseis construções, sendo nove templos (um ainda em reforma) e dois santuários nas portas de entrada. O de Shiva fica entre os templos de Vishnu e Brahma, e os três menores em frente são dedicados aos seus respectivos animais. Os três maiores são decorados em alto relevo com o poema Ramayana (um épico da cultura hindu). Dentro de todos são encontradas estátuas de deuses como Ganesha, aquele da cabeça de elefante, é filho de Shiva. Ao redor do muro ficam as ruínas dos outros mais de duzentos que estão na lista de espera para serem restaurados.

Ruínas ao redor do muro
Ruínas ao redor do muro

Como foi o meu dia em Prambanan

Família passeio por Prambanan combinada
Família passeio por Prambanan combinada

Além de caminhar ao redor dos templos, explorar cada um por dentro e admirar a beleza da arquitetura por diversos ângulos, prestei atenção nos visitantes. Principalmente nas mulheres muçulmanas e suas vaidades. Elas combinam tudo e abusam das cores e acessórios pra sair bem nas fotos.

E uma curiosidade para quem não é muçulmano é virar a atração turística dentro das atrações turísticas. Parece estranho, mas enquanto nós vamos apreciar os templos, o objetivo dos turistas de Java é colecionar selfies com turistas considerados diferentes deles. Por exemplo, fui requisitada pelo meu corte de cabelo, outros amigos pelos olhos e cabelos claros. O chato era quando queria tirar fotos só deles, depois de ter aceitado fazer a selfie, e nem sempre permitiram. Isto aconteceu por toda Indonésia nas duas viagens em 2016, mas não por todos os indonesianos, o hábito é apenas dos provenientes da Ilha de Java. E como Prambanan fica em Central Java, o assédio foi imenso.

O colorido das roupas dá vida ao cenário cinza
O colorido das roupas dá vida ao cenário cinza
Crianças em busca de selfies com turistas
Crianças em busca de selfies com turistas
Mulheres muçulmanas abusam das cores e acessórios pra sair bem nas fotos
Mulheres muçulmanas abusam das cores e acessórios pra sair bem nas fotos

Tome Nota

 Prambanan abre diariamente das 6h às 17h com shows de dança representando o poema Ramayana em determinados horários e épocas do ano. Não aconteceu no dia da minha visita, consulte agenda e valores no site.

Como chegar: a partir de Yogyakarta (17 km), pode alugar um carro ou contratar uma agência de turismo local. Veja valores na Rental Cars.

Hotel em Yogyakarta: me hospedei em um clássico do século 19 e conto em fotos e vídeo no texto sobre THE PHOENIX HOTEL.

Trip of Wonders foi o roteiro organizado pelo Ministério do Turismo da Indonésia para influenciadores digitais promoverem o destino em seus países e Territórios foi um dos convidados.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Cenas com drone de Mike’s Road Trip.

Interior do templo de Shiva
Interior do templo de Shiva
Arquitetura com relevo milenar
Arquitetura com relevo milenar

Se achou útil, Flip it! Se gostou das imagens, Pin it!

Prambanan

PrambananPrambananPrambananPrambananPrambananPrambananPrambananPrambanan

 

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta