Onde viajar em Dezembro

Pra onde viajar em Dezembro (12 destinos)


Dezembro chegou e o ano novo está batendo a sua porta. A esta altura já deve ter planejado onde vai passar as festas de fim de ano… ou você é como eu e tem deixado tudo para última hora?

O ideal é se planejar com antecedência para conseguir os melhores preços e poder ajustar o roteiro para agradar a todos os companheiros de viagem sem correria. Sei disso porque quando eu viajava menos, era bem mais organizada e encontrava algumas barbadas. Além de recomendar 12 lugares pra viajar em dezembro, trago dicas pra ajudar com o que ainda dá tempo de fazer até o Natal e uma mandinga para viajar mais em 2020.

SAIBA PARA ONDE VIAJAR EM JANEIROMAIO, SETEMBRO, OUTUBRONOVEMBRO 

12 lugares para viajar em Dezembro

No Natal, um dos atrativos é a neve em algumas localidades do hemisfério norte. Se essa for a ideia, recomendo Nova York, Amsterdam e Alpes Franceses.

  1. Nova York, nos Estados Unidos

Daniela viajou com o marido e filho e traz várias dicas para aproveitar a cidade agradando toda a família.

Leia: Nova York também é para crianças

Nós no Central Park branquinho
Família da Daniela no Central Park branquinho
  1. Amsterdam, na Holanda

Eu vivenciei uma nevasca e, mesmo congelando, adorei a experiência e as fotos feitas na neve.

Leia: Nevasca em Amsterdam

Canais congelados
Canais e eu congelados em Amsterdam
  1. Alpes, região na França

Para curtir um clima romântico ou praticar esportes radicais como snowboard. Passei em Grenoble, Chamonix e Chamrousse, mas as dicas da Ane em Chamonix estão mais interessantes.

Leia: Aventura nos Alpes Franceses

  Alpes Franceses

Estação de ski
Ane na estação de ski em Chamonix

Outra pedida são as regiões que atraem turistas com seus grandes investimentos em decorações e atrações natalinas como Gramado, Alsácia e Curitiba.

  1. Gramado, no Rio Grande do Sul

Uma das cidades mais desejadas pelos turistas brasileiros no seu momento auge. Criz conta como foi seu primeiro Natal Luz e traz a programação completa do Natal Luz 2018.

Leia: Natal Luz em Gramado

Letras na Rua Coberta
Rua Coberta enfeitada
  1. Alsácia, região na França

A região na fronteira da Alemanha com a França traz o melhor dos dois países nas típicas Feiras de Natal.

Leia: Onde França e Alemanha se encontram

Feira de Noel
Feira de Noel em Colmar
  1. Curitiba, no Paraná

Uma das cidades mais inovadoras do Brasil emociona na decoração e atrações natalinas. Ainda não fui nesta época, mas vários amigos recomendam.

Leia: Roteiro 3 dias em Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Os que preferem aproveitar o calor, podem optar por Punta del Este, Cabo Frio ou Camboja.

  1. Punta del Este, no Uruguai

Começou a abertura da temporada de praias no Uruguai e Punta del Este tem um dos réveillons mais badalados da América do Sul.

Leia: Réveillon em Punta del Este com eventos e festas programadas para a temporada 2018

réveillon em Punta del Este
Réveillon em Punta del Este
  1. Cabo Frio, no Rio de Janeiro

As praias paradisíacas do Caribe aqui no Brasil. Lúcia adorou passar o réveillon por lá, mas o meu relato mostra as opções de passeios em qualquer dia.

Leia: Ano Novo em Cabo Frio

  O Caribe Brasileiro

Mar azul em Cabo Frio
Mar azul em Cabo Frio
  1. Camboja, país no Sudeste Asiático

Ásia esta na moda e talvez seja o lugar mais barato pra viajar no mundo. João morou no Camboja e conta como foi celebrar a virada em país de maioria Budista.

Leia: Ano novo no Camboja

Ano Novo no Camboja
Ano Novo no Camboja

E quem não tem problema com a falta de conforto em meio à natureza, as viagens para passar réveillon fazendo trilhas no Monte Roraima, Aconcágua e Esperance foram decididas de última hora.

  1. Monte Roraima, montanha na América do Sul

Eu não iria ter férias, mas a empresa que trabalhava quebrou e todos foram mandados embora duas semanas antes do Natal. Acho que só eu fiquei feliz por pegar o dinheiro da rescisão e comprar um pacote para o Monte Roraima.

Leia: Índice de artigos Monte Roraima

Feliz com o visual lá em cima
Feliz com o visual lá em cima
  1. Aconcágua, segunda montanha mais alta do mundo

Escalar o topo do Aconcágua não é pra qualquer um, mas subir até o acampamento base é uma experiência única e acessível. Clá festejou a virada do ano por lá.

Leia: Um réveillon diferente no Aconcágua

Pertinho da montanha mais alta das Américas
Pertinho da montanha mais alta das Américas
  1. Esperance, na Austrália

O casal Leandro e Juliana moram longe da família na Austrália. Todo dezembro eles pegam o carro para descobrir paraísos na Western Austrália.

Leia: Um lugar chamado Esperance

esperance
Água cristalinas em Esperance

Dicas para agilizar a sua viagem

Determine o roteiro da viagem

É bom ter em mente os passeios que pretende fazer e as atrações que deseja conferir para não perder tempo procurando na hora. Aqui no Territórios tem um monte de informações divididas por cidades pra te ajudar. Navegue no menu e encontre somente lugares já visitados por mim ou algum viajante colaborador.

Como dezembro é alta temporada na maioria dos lugares, é bom garantir ingressos, transfer e tours comprando agora na Internet. Recomendo Get Your Guide para viagens internacionais, WePlann para os Estados Unidos e TourOn para viagens nacionais.

Verifique se a documentação está em dia

A documentação em dia é essencial de qualquer viagem. É preciso ficar atento ou poderá ter transtornos no momento de embarcar como Renata relatou aqui no site. Ela teve que fazer o passaporte de emergência no dia da viagem e pagou caro por isso.

No exterior, o passaporte é a sua identidade. Mas os países do Mercosul aceitam o RG como Uruguai, Argentina, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Equador e Peru. Para evitar contratempos na hora de embarcar, faça a si mesmo algumas perguntas como:

  • o RG esta em bom estado e tem menos de 10 anos?
  • o passaporte terá 6 meses de validade até a data de embarque?
  • Precisa de visto?
  • Tomou as vacinas?

Reserve hospedagem

De última hora os preços não serão os mais convidativos, ainda mais nos lugares mais visitados esta época do ano. Recomendo comparar preços de hospedagem no Detecta Hotel e escolher o site de reservas da sua preferência.

Arrume a mala

O primeiro passo é ver a previsão do tempo no período, ou médias de temperatura do local, e casar com os tipos de atividades que pretende realizar. Leve roupas para uma semana, não importa quanto tempo a viagem irá durar. Se enjoar, compre novas ou seja criativo com os acessórios. Lavanderia uma vez por semana é mais prático do que carregar peso.

E não esqueça das mandingas para viajar mais em 2020! Vou contar o que tem funcionado comigo há mais de uma década:

  • Mandinga de ano novo
Corra ao redor da mala
  • Deixe sua mala ou mochila por perto (pode ser vazia) antes da meia noite;
  • Esqueça familiares e amigos nos primeiros minutos da virada (alguns não entendem e podem atrapalhar), pegue a mala e vá para algum lugar mais tranquilo;
  • Dê 7 voltas ao redor da mala focando o pensamento na vontade de viajar mais (ficar tonto é normal, só cuidado para não cair);

Pronto! Pode festar o novo ano com os amigos. No dia seguinte você volta a navegar no Territórios para encontrar as dicas das suas próximas viagens.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.