Palm Valley

Palm Valley: por um rio seco para um oásis


Dentro de um caminhão 4×4 pelo leito seco do Finke River, um dos rio mais antigo da terra, fui em direção a Palm Valley no outback australiano. Local onde crescem raras palmeiras da floresta tropical, remanescentes da época em que o deserto era rainforest, de milhões de anos atrás.

O vale visto de cima
O vale visto de cima

Palm Valley

Descoberto há poucos anos por crianças que exploravam a região, Palm Valley é uma área verde cercada por terras secas e avermelhadas dentro Finke River National Park, distante 140 km de Alice Springs. O vale fica escondido no meio de um penhasco onde as paredes de arenito funcionam como uma esponja absorvendo a água da chuva. É a umidade infiltrada que preserva a grande diversidade de plantas únicas na região.

No alto do penhasco
No alto do penhasco

Tem opções de trilhas fáceis, entre 1.5 km e  5 km, que levam nas palmeiras ou para ver uma paisagem deslumbrante do alto dos penhascos. No caminho muitos lagartos e sempre o contraste da terra vermelha, com a vegetação verde, o céu azul e as árvores brancas.

Oásis Palm Valley
Oásis Palm Valley

 

O contraste da paisagem
O contraste da paisagem

Veja mais fotos de Palm Valley e o vídeo:

Roberta Martins em Palm Valley, Australia

Palm Valley, Australia
Palm Valley, Australia

 

Veja todos os textos sobre esta viagem no post Índice – Mochilão Austrália.

Tome Nota Palm Valley

Contratei o day tour chamado Palm Valley 4WD Safari com a operadora AATKINGS. O público era mais velho e o guia atencioso. Apenas achei o lanche bem fraco, recomendo levar algo a mais.

A estrada só aparece em uma parte do percurso, por isso, somente carros 4×4 conseguem chegar ao vale. No verão, as chuvas fortes enchem o rio e tornam o passeio impossível.

A melhor época para visitar é entre abril e setembro.

Tem lugar para acampar com estrutura de banheiro e churrasqueiras.

Caminhão 4×4 de luxo

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.