Piranhas

Piranhas: a cidade histórica e os passeios


Piranhas é daqueles cidadezinhas que todos lembram com carinho e querem voltar. Um dos pontos mais visitados em Alagoas fica no sertão, nas margens e trecho navegável do Rio São Francisco. Rodeado por montanhas e cactos, é repleta de casas coloridas e histórias pra contar.

Cangaceiro na Grota do Angico faz parte do passeio de barco que parte de Piranhas
Cangaceiro na Grota do Angico faz parte do passeio de barco que parte de Piranhas

A mais conhecida colocou ponto final na história do Cangaço. Quando as cabeças de Lampião (Rei do Cangaço) e seu bando foram expostas na escada da Prefeitura após o massacre na Grota do Angico. Mas existem várias outras pra ouvir do povo ou se sentir parte enquanto caminha pelo conjunto arquitetônico preservado e declarado Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN.

O município investiu na preservação e na infraestrutura e ainda aproveitou a oportunidade de ser um dos pontos de partida para os passeios ao Cânion do Xingó. Não à toa Piranhas tem sido usada como base para produções cinematográficas e novelas com grande elenco. A mais recente é o filme Entre Irmãs, de Breno Silveira.

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de excursões, ingressos e transfer na região

Piranhas vista do Mirante Secular
Piranhas vista do Mirante Secular

Passei três dias em Piranhas e na vizinha Canindé de São Francisco, em Sergipe (15 km distante uma da outra). A segunda foi praticamente pela hospedagem no Xingó Parque Hotel, porque todas as atrações experimentadas são ou partem de Piranhas.

Para fazer todo o recomendado abaixo com calma, fique os três dias inteiros. Viajei em uma sexta para Aracaju e somente no fim do dia cheguei ao destino, onde permaneci até segunda pela manhã. Ou seja, a caminhada pelo centro histórico ficou prejudicada.

O que fazer em Piranhas: pontos turísticos

Ver a cidade do alto

A vantagem de ser construída entre montanhas são a variedade de locais para apreciar a vista. Encontrei o Mirante da Igreja, a Torre do Relógio, o Mirante Secular e o passeio de helicóptero. Não tive tempo de subir em todos, mas voar garantiu as melhores vistas, embora o preço tenha sido salgado demais pelo tempo do passeio.

Casinhas coloridas vistas do helicóptero
Casinhas coloridas vistas do helicóptero

O VOO DE HELICÓPTERO parte do complexo de lazer no Dique II e sobrevoa o Rio São Francisco, a Hidrelétrica do Xingó e Piranhas. Foi recomendado na hora pelo guia e, quando reclamei do pouco tempo, ele foi tirar satisfação com o piloto e viu que era um substituto temporário. Portanto, confirme o tempo de voo e exija que seja completo antes de comprar o passeio.

O MIRANTE SECULAR foi construído no final do século XIX. Era um marco de boas vindas ao século XX para quem subia os 400 degraus do centro até o topo da montanha. Hoje é perfeito pra ver a cidade do alto e pode escolher subir a escadaria ou ir de carro.

Visto do restaurante ao lado do Mirante Secular
Visto do restaurante ao lado do Mirante Secular

Caminhar pelo centro histórico

Neste momento é preciso fôlego para subir e descer as ladeiras e escadarias de Piranhas. Entre os destaques para ver de dia estão o Prédio da antiga Estação Ferroviária, a Torre do Relógio e o Museu do Cangaço. E para conhecer ou comprar arte regional, vale parar no Centro de Artesanatos Artes e Cultura. De noite, tome o rumo da rua Tiradentes, exatamente onde as mesas tomam conta do espaço ao ar livre. Aos finais de semana, dançarinos vestidos de Lampião e Maria Bonita dão um show de versos e danças com música ao vivo. A animação contagia os visitantes e a rua se transforma em um baile animado.

Trem antigo perto da estação
Trem antigo perto da estação

Curtir a Prainha

Piranhas não tem mar, mas tem as águas agradáveis do Rio São Francisco e paisagens deslumbrantes. Prainha é local de lazer para os moradores e atração para os turistas durante o dia. Apenas respeite as demarcações de limite para mergulhar no rio. Redemoinhos são frequentes e a correnteza é forte se ultrapassar os marcos amarelos.

Prainha vista do helicóptero
Prainha vista do helicóptero

Cânion do Xingó

O quinto maior cânion navegável do mundo é atração desejada por muitos desde que a região foi inundada com a construção da Hidrelétrica do Xingó.

Leia em detalhes no texto SANTUÁRIO NO SERTÃO NORDESTINO

Cânion do Xingó
Cânion do Xingó

Rota do Cangaço

Um pedaço da história do Brasil sentido na pele com trilha, passeio de barco, almoço e banho de rio. Pode passar o dia relaxando na praia ou entrar no calor da caatinga para refazer os últimos passos do cangaceiro Lampião.

Veja o vídeo e o passeio detalhado no TRILHA COM HISTÓRIA NA ROTA DO CANGAÇO

Rota do Cangaço segue pela caatinga
Rota do Cangaço segue pela caatinga

Tome Nota Piranhas

Hotel em Piranhas: me hospedei no XINGÓ PARQUE HOTEL, em Canindé de São Francisco, porque as pousadas locais estavam lotadas uma semana antes. Se pretende visitar no fim de semana, é melhor reservar com antecedência. Fiquei na opção com melhor infraestrutura da região, mas o charme e proximidades das atrações fazem a hospedagem em Piranhas ser mais interessante. O hotel recomendado pela vista e conforto é PEDRA DO SINO HOTEL.

Ponte separa Sergipe de Alagoas
Ponte separa Sergipe de Alagoas

ENCONTRE POUSADAS NO BOOKING

Como chegar a Piranhas: eu vim de Aracaju de carro (veja opções de aluguel na RENTAL CARS) por 220 km pegando as rodovias BR 235, SE 106 e SE 206. Maceió é outra opção um pouco mais longa, são 280 km. Piranhas e Canindé de São Francisco são separadas por uma ponte cujo trajeto leva cerca de 15 minutos.

Restaurantes em Piranhas

PIZZARIA ALTEMAR DUTRA
A pizza é boa com preço razoável, mas o melhor é assistir ao show de dança e música ao vivo sentada nas mesas da rua. É onde o agito noturno acontece durante os finais de semana. Rua Tiradentes, 50, no centro histórico de Piranhas.

Praia no Bar Karranca's
Praia no Bar Karranca’s

BAR KARRANCA’S
Buffet variado com frutos do mar e sucos naturais. O lugar é um complexo de lazer para passar o dia e um dos pontos de partida para o passeio Cânion do Xingó e voo de helicóptero. Na Rodovia AL 220 km 12.

FLOR DE CACTOS

Buchada de bode
Buchada de bode

Onde provei o prato mais saboroso, a típica buchada de bode com macaxeira, queijo e salada. Vale ir de dia e a noite também pela vista. Sentado nas mesas, no terraço ou no Mirante Secular ao lado, terá a melhor vista do Rio São Francisco e da cidade de Piranhas. Ao lado do Mirante Secular.

Fiz quase todas as refeições em Piranhas por ter as melhores opções.

Veja mais fotos de Piranhas:
Vista noturna do Mirante Secular Casa de passarinho feita com cactos Piranhas Porto de Piranhas Música na rua A caatinga na Rota do Cangaço Igreja vista do helicóptero Piranhas vista do barco Show de dança no centro histórico Paisagem do Rio São Francisco Mirante da Igreja Música ao vivo Noite animada Dançarinos vestidos de Lampião Rio São Francisco

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.