Pedras Rojas

Piedras Rojas, salares e lagoas para contemplar


Um dos passeios mais fotogênicos do deserto do Atacama inclui paradas em Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Laguna Tuyajto. Os três cenários abusam das cores na perfeita composição de lagos, vulcões e animais selvagens. E ainda tem o contraste com o branco, ocasionado pelo excesso de sal ao redor das águas.

É preciso madrugar para pegar a estrada e a melhor luz do dia em áreas de maior altitude como nas lagoas Miscanti e Miñiques. Onde alcançamos 4300 metros acima do nível do mar. Conforme vamos subindo, os animais vão surgindo e vale lutar contra o sono pra ficar de olho na janela. Patos selvagens são os primeiros a aparecer, logo vem as vizcachas (parentes andinas do coelho) e as vicunhas.

Salar na Laguna Tuyajto
Salar na Laguna Tuyajto

Vamos aos atrativos por ordem de visita:

Laguna Tuyajto

O primeiro salar onde pude chegar bem perto e sentir a sensação de caminhar no sal foi na Laguna Tuyajto. Enquanto o motorista preparava a mesa para o nosso café da manhã, fui explorar o terreno e me acabei tirando fotos da paisagem.

Café da Manhã Laguna Tuyajto

Era junho e o vento gelado atrapalhou um pouco, mas o frio deixou o chá quente de folha de coca ainda desejado. Esquentava mãos e corpo para saborear com mais prazer os pães e doce de leite disponíveis na mesa.

 

Lago congelado e o vulcão Caichinque
Lago congelado e o vulcão Caichinque em Piedras Rojas

Piedras Rojas

O Salar de Talar se popularizou pelo nome Piedras Rojas devido a cor das rochas no caminho até a lagoa. É um dos atrativos mais populares e belos do Atacama. A beleza é tanto que eu nem sei dizer quais fotos ficaram melhores: as pedras vermelhas com o lago ou as montanhas coloridas no horizonte. Ainda complementam o cenário Cerro Medano de um lado e Vulcão Caichinque do outro.

Piedras Rojas e o cerro colorido ao fundo Piedras Rojas

 

Este também foi o momento mais congelante da viagem ao Atacama. Embora o termômetro marcasse seis graus, o vento cortante deixava a sensação térmica muito mais baixa. Mas a vontade de explorar e sair tirando fotos foi maior, apenas precisei ser mais rápida e me manter sempre em movimento. E como fica incrível no inverno, finas camadas de gelo cobrem a água salgada e dão nova textura à paisagem.

 

Contraste de cores e vida selvagem na Lagoa Miñisques
Contraste de cores e vida selvagem na Lagoa Miñiques

Lagunas Altiplanicas

A parada mais alta do dia continua arrancando suspiros e proporcionando fotos maravilhosas, agora com a presença de vicunhas e um pedaço da Cordilheira dos Andes. Ali as lagoas tem um azul intenso e os tons pastéis predominam na vegetação e montanhas. O local faz parte da Reserva Nacional de los Flamencos.

Os astros vistos de longe são Miscanti e Miñiques, os dois vulcões e as duas lagoas tem o mesmo nome e a história da formação delas já contei no Foto da Semana Lagunas Altiplanicas.

Laguna Miñiques Laguna Miñiques Laguna Miñiques Laguna Miscanti e o vulcão

 

Esta é a única parada com banheiro do dia. Em todas as outras é preciso ir ao ar livre.

Povoado de Socaire e almoço

Antes de voltar para San Pedro de Atacama, uma última parada para ver o Povoado de Socaire da estrada. Tem resquícios de ruínas incas e casas de trabalhadores rurais situados a 3230 metros de altura. Achei a parte mais sem graça, talvez se entrássemos para conversar com os locais se tornasse mais interessante. Por outro lado, a fome estava batendo e um almoço preparado pela Carlinha, da agência Flavia Bia Expediciones, nos aguardava na cidade.

Tour finaliza com almoço oferecido na agência em San Pedro do Atacama
Tour finaliza com almoço oferecido na agência em San Pedro do Atacama

Tome Nota

O passeio Pedras Vermelhas e Lagoas Altiplanicas não exige nenhum esforço físico e caminha quem gosta de desbravar. Porém, a altitude pode ser um problema pra alguns. Sugiro dois dias de aclimatação antes de agendar este tour.

Fiz com a FLAVIABIA EXPEDICIONES. Escreva para o email contato@flaviabiaexpediciones.com lembrando de mencionar que leu aqui no Territórios para ganhar 10% de desconto em qualquer passeio da agência. O tour dura o dia todo com saídas 6h30. Inclui transporte ida e volta desde o hotel, café da manhã e almoço.

O que levar: Sapato impermeável (limpe após o passeio porque o sal corrói vários materiais) e jaqueta corta vento. Se for inverno, jaqueta grossa, manta, toca e fleece porque o frio vai aumentando com a altitude e intensidade do vento. Leia o texto sobre como se vestir no Atacama.

#JustFunChile é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor. Contamos com o apoio de hotéis e empresas locais, inclusive este passeio.

Vestida para aguentar o frio nas Lagunas Altiplanicas
Vestida para aguentar o frio nas Lagunas Altiplanicas

Conheça os outros tours no Atacama com FlaviaBia Expediciones:

Relaxamento profundo em termas de Puritama

Lagunas Escondidas

Expedição Salar Uyuni

Salar de Atacama

Laguna Cejar

Valle de la Luna

A hospedagem neste dia foi na Casa de Dom Tomás

Van na Laguna Tuyajto

Fotos de Roberta Martins e Gardênia Rogatto.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.