Peso uruguaio

Peso uruguaio x dólar x real x cartão? Saiba qual moeda levar para o Uruguai


A frequente dúvida dos leitores é uma pergunta que eu faço para mim mesma a cada nova viagem. Embora peso uruguaio ou argentino, real ou dólar americano sejam sempre aceitos e fáceis de trocar, a melhor escolha pode mudar conforme o mercado e a situação econômica. Tanto aqui no Brasil quanto no Uruguai. Para chegar na solução ideal eu uso duas estratégias: informação e definição da forma de entrada no país.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Ainda falta reservar hotel? Veja os visitados no Uruguai

Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide ou saiba como funciona

Pegue as dicas para viajar de carro

Primeiro eu determino se vou de carro, ônibus ou avião e ainda se a partida será do Brasil ou da Argentina. Sim, transporte e procedência influenciam diretamente na decisão. Então me informo sobre a situação atual do mercado econômico e procuro as melhores taxas de câmbio, quando a escolha for dólar ou peso uruguaio.

Peso uruguaio x peso argentino x dólar x real x cartão?

Quem vai de avião

Deve levar dólar americano e trocar por peso uruguaio ao chegar. Troque um pouco no aeroporto para as primeiras despesas (transporte, refeição…) e vá trocando nas casas de câmbio do centro de Montevidéu ou outras cidades. Lembrando que a melhor taxa sempre será onde tem mais circulação de dólar, ou seja, nas cidades mais turísticas. Indumex é uma rede de casas de câmbio confiável.

Quem vem de balsa da Argentina

Deve usar os pesos argentinos que sobraram e aproveitar para trocar tudo em Colonia del Sacramento. Se ainda tiver dólares, a dica é a mesma de quem vai de avião. Vá trocando por peso uruguaio conforme a necessidade.

Quem atravessa as fronteiras terrestres

Deve levar reais e apenas cuidar para chegar em horário comercial nas cidades Chuy, Rio Branco, Aceguá ou Rivera. Trocar dinheiro nas casas de câmbio da fronteira sempre terá uma cotação melhor por não ter IOF e ter maior circulação de reais e pesos uruguaios. Vantagem de quem viaja de carro.

Casas de câmbio nas fronteiras

Chuy
Câmbio 3 – General Artigas, 120
Nixus – Avenida Brasil, 553

Rivera
Indumex – Sarandí, 496
Cambio Principal – 33 Orientales, 1146

Rio Branco
Openn – General Artigas, 436.
Cambio Centro – General Artigas, 240

Habilite o cartão de crédito para usar no exterior antes de partir
Habilite o cartão de crédito para usar no exterior antes de partir

Quem leva cartão de crédito ou débito

Obviamente vai pagar em peso uruguaio e o seu banco vai cobrar em dólar e incluir IOF nas suas despesas. Além de correr o risco do valor mudar conforme o câmbio na data de vencimento da fatura. Mesmo assim, é recomendável pagar em cartão para aproveitar o pacote de benefícios oferecido pelo governo do Uruguai. O país oferece desconto no pagamento do imposto IVA nas despesas de serviços gastronômicos, aluguel de imóveis e reserva de carros para turistas estrangeiros que pagam com cartão de crédito ou débito. Afinal, a porcentagem devolvida do IVA (9%) é maior que o IOF (6,38%).

Apenas não confunda com cartão pré-pago. Este não tem o benefício e paga IOF na hora de abastecer com moeda estrangeira. Vale se tiver um cartão ainda cheio que sobrou de viagens anteriores.

O cartão de débito também serve para fazer saques direto da sua conta corrente no Brasil em qualquer caixa eletrônico do Uruguai. A cotação é boa, mas cobra IOF e taxa por saque. Lembre de habilitar o uso do seu cartão no exterior antes de partir.

Conclusão peso uruguaio x peso argentino x dólar x real x cartão

Em geral, comércio e serviços aceitam reais, peso argentino ou dólar americano, mas o troco será sempre em peso uruguaio com uma conversão não favorável. Portanto, o mais econômico é pagar com pesos uruguaios. E vale a pena pagar com cartão para ter devolução do IVA.

Peso Uruguaio
Peso Uruguaio

Quanto custa viajar para o Uruguai

A realidade de viajar pelo Uruguai mudou bastante nos últimos anos. Ficou mais cara e concorrida, embora ainda agrade todos os tipos de bolsos e gostos. A demanda fez serviços ganharem em qualidade, as opções triplicarem e se espalharem para além de Punta del Este e Montevidéu. Os estrangeiros movimentaram os mercados de hospedagem e estabelecimentos descolados, enquanto a elite descobriu novos cantinhos pra continuar se diferenciando da massa de turistas.

Atualmente, os custos são comparados aos valores praticados no Brasil. Nos locais turísticos e na alta temporada tudo será mais caro. Em média, reserve de 30 a 80 dólares por pessoa e por dia para uma viagem sem luxos. A escolha da hospedagem e gastos com refeição são os responsáveis por aumentar ou diminuir a previsão de quanto dinheiro levar para o Uruguai.

Quanto vale o peso uruguaio?

1 real vale cerca de 9 pesos uruguaios hoje, nos últimos anos tem variado entre 8 e 10 pesos. Consulte o valor atual das moedas estrangeiras neste site.

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

12 comentários

  1. estamos querendo viajar p o uruguai no final do ano entre dia 23 de dezembro e voltar dia 03 de janeiro quais os hoteis mais acessiveis e lugares p ficarmos e passar legal somos de santa catarina

  2. Roberta por favor…
    Estamos indo um casal com duas filhas adolecentes para MVD passar reveillon . O que pode sugerir sendo legal e gastando não muito ?
    Vi que em Carrasco e Pocitos tem mais coisas para fazer.
    grato desde já,

    andre
    sp

    1. Nunca passeio réveillon em Montevideo pra te dizer, sempre fico entre Punta del Diablo e Punta del Este.
      Com certeza Pocitos é mais acessível e deve ser mais animado

  3. Vou viajar com a minha mulher no dia 9 de outubro e ficarei uma semana. Gostria de saber se com o Hotel pagaoe o carro alugado pago,120 dolares por dia seria suficiente para passar a semana.

    1. Oi Mario, é suficiente para uma viagem confortável. Mas não para muitos luxos.

  4. Voce acredita que com a alta do dolar o real possa ser desvalorizado no uruguai? Vamos no final de novembro e estamos com um cambio de dolar a 4 reais agora. Sera que vale a pena comprar? Obrigada.

    1. É possível, mas acho que tudo depende das eleições e tudo pode acontecer. Eu compraria metade do que pretendo gastar para não levar um susto maior depois. Fiz uma viagem longa entre maio e junho para outros continentes e fiz isso. Levei metade em dólares e o resto usei no cartão de crédito pagando IOF, mas o dólar cobrado na fatura acabou sendo menor do que o dia em que fiz a compra. Arrisquei, mas teria sido pior se eu tivesse comprado dólar na semana pré viagem.

  5. Porque é tão dificil encontrar bons sites como este aqui. Conteudo de muito valor. Parabens pelo site. Abraço e sucesso

    1. Obrigada Neves, abraço

  6. Oi Roberta vou para o Uruguai de carro e vou atravessar a fronteira em Aceguá. Você sabe alguma casa de câmbio confiável lá?

    1. Nunca troquei dinheiro em Aceguá pra te confirmar, mas deve ter banco local que vale como Casa de Câmbio. OU procure pelos mesmos nomes que recomendo nas outras cidades, se for da mesma rede é confiável.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.