Passeio zen

Passeio zen no Templo Zu Lai


Em um domingo preguiçoso recebi o convite para conhecer um templo budista e aproveitar um almoço vegetariano. Depois de algumas horas perdidos em São Paulo, chegamos em Cotia, no TEMPLO ZU LAI. Os trinta quilômetros deveriam ser rápidos se sair dessa metrópole de carro fosse tarefa fácil.

Read in English

Esculturas de Buda
Esculturas de Buda
Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
Precisa alugar um carro?
Reserve na Rental Cars

Passeio zen no Templo Zu Lai

Logo na entrada avistei um lindo jardim com as esculturas que mostram as fases do Buda. Elas são ótimas, feitas em pedra sabão e ricas em detalhes.

Budas crianças
Budas crianças
Buda idoso
Buda idoso
Buda simpático
Buda simpático

Não importa a sua crença, vale aproveitar esse lugar para relaxar e renovar as energias. Oferecem palestras e vários cursos como meditação, idioma, culinária, tai chi chuan, kung fu e até cultivo de shitake.

Entrada do templo
Entrada do templo

Em meio a arquitetura oriental e seus detalhes, o templo têm salas de meditação, estudos, biblioteca, museu e algumas áreas de entrada proibida. Mesmo assim, dava para ver pelas janelas lindos altares e estátuas, principalmente no local onde guardam as cinzas dos antepassados.

Incensos purificam a alma
Incensos purificam a alma

Na frente do templo principal recebi uma rápida introdução sobre como agradecer com incensos, eles servem para purificar a alma. Agradeci ao Buda e fui pegar a mensagem que era destinada pra mim naquele momento. “Alcançar sucesso ou fracasso, cabe a nós decidirmos quanto esforço estamos dispostos a colocar em nossos empreendimentos” Venerável Mestre Hsing Yün. Não pude entrar no templo, pois estava acontecendo um evento. Pelo menos, as portas estavam abertas, deu para espiar e ver como é bonito.

Pensamentos positivos
Pensamentos positivos

Quanto ao almoço confesso, esperava mais. É tudo muito simples, porém, a comida é boa e o chá oriental também. Foi um passeio bate e volta agradável para fugir da rotina de São Paulo.

Estátuas ricas em detalhes
Estátuas ricas em detalhes
O lado zen da Fafá
O lado zen da Fafá

Outros templos budistas pelo mundo:

Borobodur, o maior templo budista do mundo

Buddha Tooth Relic Temple and Museum

Tome Nota Templo Budista

Quem deseja meditar de verdade, deve ir durante a semana, pois domingo a tarde é cheio de gente e nada silencioso. Talvez dentro das salas de meditação seja melhor. Muitas crianças e pessoas vão só conhecer e almoçar.

Entrada e estacionamento gratuitos, porém, aceitam doações espontâneas. Eles pedem para usar roupas condizentes com um ambiente religioso, não levar nenhum tipo de comida e cultivar o silêncio.

Horários: de terça à sexta das 12h às 17h. Finais de semana e feriados abre mais cedo 9h30.

Como chegar: de carro vá pela Estrada Fernando Nobre, fica no número 1461 em Cotia. É fácil de achar.

Refeitório: buffet livre por R$ 15,00 aos domingos

Visite o site.

Meditando em frente ao templo
Meditando em frente ao templo

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.