Casa do João

Casa do João para se sentir em casa em Bonito


Uma casa de família abriu as portas ao público e se tornou a Casa do João, o restaurante mais charmoso de Bonito. Um ambiente rústico repleto de detalhes, comida boa e a acolhida do João fizeram toda a diferença. O proprietário vai de mesa em mesa se apresentando e conversando com todos os clientes.

Veja opções de  ingressos
e transfer na região

A entrada da Casa do João
A entrada
Detalhes
Detalhes

Saindo da rua principal, uma logomarca de madeira iluminada indica a entrada no meio de um muro laranja. Entrei e, nesse momento, comecei a sentir a diferença para os outros restaurantes, era minha sétima noite jantando na cidade. Parecia mais que estávamos visitando amigos apegados aos detalhes do que mais um lugar para comer. Visualizamos um jardim, uma casa tomada por objetos de decoração na varanda e uma grande área aberta com mesas e cadeiras de madeira protegidas por um teto alto, parecendo um galpão.

O ambiente do restaurante na Casa do João
O ambiente

Casa do João para se sentir em casa

A sensação de rusticidade logo some ao vermos a beleza dos pratos servidos, o sorriso dos atendentes e a variedade do cardápio. A comida é regional com um toque especial, fruto do compartilhamento de experiências entre amigos, família, chefs e consultores que levam receitas, trocam informações e criam novos pratos de tempos em tempos. E todos são homenageados no cardápio. É um estabelecimento que começou simples servindo traíra e cerveja, e hoje agrada paladares de carnívoros à vegetarianos e de tradicionais à exóticos sem perder a essência na simplicidade ao atender.

O armazém na entrada da Casa do João
O armazém

Tudo isso descobri lendo o cardápio e conversando com o chef e o próprio João que veio algumas vezes perguntar se eu estava sendo bem atendida, assim como fazia nas outras mesas e todos pareciam sempre confortáveis com ele.

Eu e o João, proprietário da Casa do João
Eu e o João

 

Iscas de Jacaré, prato exótico e muito típico do Pantanal
Iscas de Jacaré, prato exótico e muito típico do Pantanal

A viagem para Bonito foi organizada em cima da hora consultando amigos semanas antes de partir. Cheguei a perguntar na fanpage do Territórios quais eram os melhores restaurantes de Bonito, a Casa do João foi unanimidade entre os leitores e gerou uma grande expectativa que teve um final feliz. Acabei sendo convidada a degustar o melhor da casa, foi um jantar que me envolveu entre aromas, temperos e sensações.

Como foi o jantar degustação

Iscas de Tilápia, o mais saboroso
Iscas de Tilápia, o mais saboroso

Começou com Iscas de Jacaré e de Tilápia, duas entradas deliciosas. O limão deu um toque à saborosa carne de jacaré proveniente da cauda, a parte mais nobre. Já a tilápia considerei o melhor prato salgado, frita em farinha temperada combinou perfeitamente com molho de maionese e picles.

Traíra Solteira. Traíra é o peixe mais genuíno do Brasil presente em todas as bacias
Traíra Solteira. Traíra é o peixe mais genuíno do Brasil presente em todas as bacias

 

Pintado ao molho de Urucum. Semente de cor vermelha dá tonalidade ao prato
Pintado ao molho de Urucum. Semente de cor vermelha dá tonalidade ao prato

Os pratos principais foram Pintado ao molho de Urucum, um dos peixe de água doce que eu mais gosto, e Traíra Solteira, o carro chefe e prato mais popular do restaurante. A forma como servem a traíra é exclusiva da casa, a espinha sai inteira e pequenos espinhos acabam quebrando e não são sentidos. Tem gosto forte e recomendaram acompanhar com vinho, mas preferi um suco de uva integral, que por acaso era lá do meu estado. Os dois pratos estavam excelentes e adorei esse jeito fácil de comer uma boa traíra.

Sobremesa espetacular
Sobremesa espetacular

Para finalizar o que deu água na boca enquanto eu lia o cardápio, o Petit Gateau de Nuttela da Chef Bárbara com sorvete de creme. O bolinho desmancha na boca e escorre a calda de chocolate contrastando com o gelado do sorvete, delicioso e produzido na região.

Não preciso falar que o lugar é imperdível. Pena ter conferido na véspera de ir embora ou teria voltado para almoçar. Se o lugar é um charme de noite, imagina com as cores do dia.

Tome Nota Casa do João

A CASA DO JOÃO fica logo após a praça das Piraputangas, na Rua Coronel Nelson Felicio dos Santos 664-A. Visite o  site.

Chegue cedo, principalmente na alta temporada, apesar do espaço grande é bastante concorrido.

O Armazém do João era a moradia da família e hoje vende produtos regionais dos mais variados. Representa artistas e comunidades locais, também exibe história e cultura por todos os lados. Vale ficar um tempo prestando muita atenção e fazendo boas descobertas.

Acesse o texto guia que ajuda a planejar a viagem para Bonito e veja mais opções de restaurantes.

Produtos regionais são vendidos no armazém da Casa do João
Produtos regionais são vendidos no armazém

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.