Para onde viajar em outubro?


Os meses entre a alta e baixa temporada são os meus preferidos pelo clima agradável, cidades mais autênticas e custos razoáveis. Portanto, tenho várias dicas de onde viajar em outubro baseado nas minhas experiências pessoais e pesquisas de planejamento. Apenas lamento informar quem não pode tirar férias nesse período que o feriado nacional cairá em um sábado esse ano, mesmo assim, as informações são úteis planejar com antecedência uma viagem em 2020.

SAIBA PARA ONDE VIAJAR EM JANEIRO, MAIOSETEMBRONOVEMBRO E DEZEMBRO

Aproveite para se cadastrar no Territórios e dizer qual o destino a sua próxima viagem clicando nos botões. Talvez eu possa ajudar com dicas específicas para as suas próximas férias. E não deixe de clicar nas palavras em vermelho para ler os artigos relacionados.

Para onde viajar em outubro?

Seja outono ou primavera, outubro é marcado pelos dias e noites com o mesmo tempo de duração e paisagens mais coloridas. As temperaturas amenas em quase todos os cantos do mundo fazem a alegria de quem detesta climas extremos e determina a época ideal para visitar desertos. Quem anda com saudades do calor, deve pesquisar as regiões próximas à linha do Equador. Para quem adora animais, um roteiro em busca das baleias com filhotes em Santa Catarina ou as colônias se formando novamente na Patagônia, sul da Austrália e costa da África do Sul. Já para amantes da gastronomia, o momento é excelente para se deliciar na Itália ou em várias cidades da Europa por ser época da colheita.

Outra vantagem de viajar em outubro são as tarifas com desconto. O mês é bom tanto para viajar quanto para comprar passagens aéreas e eu já peguei várias promoções esta época do ano. 

Acesso rápido: Brasil | América do Norte | América do Sul | África | Ásia | EuropaOceania | Oriente Médio | Para onde não viajar

América do Sul

Os dias começam a ficar mais ensolarados e secos na Argentina, Uruguai e Chile. O gelo derrete das montanhas revelando a beleza escondida e formando lagos em paisagens de tirar o fôlego. Mas algumas estações de esqui podem continuar abertas com promoções de final de temporada. As trilhas são reabertas na Patagônia e surgem milhares de atividades na natureza por todo o continente. No entanto, será o último mês antes das chuvas chegarem ao Peru, aproveite para fazer as trilhas na primeira quinzena.

Cenário da travessia Cruce Andino entre Chile e Argentina. Temperaturas ainda geladas para viajar em outubro
Travessia de barco pelos lagos andinos

Pra onde viajar em outubro no Brasil

Outubro é o mês mais ensolarado em Fernando de Noronha e os preços ainda não estarão tão salgados. O arquipélago famoso por abrigar algumas das praias mais bonitas do mundo apresenta visibilidade perfeita para observar a vida marinha. Outros roteiros interessantes para vida selvagem são o Pantanal e a Rota da Baleia Franca. O primeiro estará no auge para safari entre os Estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O segundo fica no sul de Santa Catarina onde o desagradável será apenas o mar gelado para banho.

Quem não tem medo de frio e precisa economizar, deve visitar a Serra Gaúcha em outubro. O clima fresco mantém o charme em várias cidades e Gramado não estará tão cara. Na segunda quinzena começa o “Natal Luz” e dias antes ocorre o “Festival Nacional da Música”. São Paulo também apresenta eventos interessantes como a “Mostra de Cinema” e “Leonardo da Vinci 500 anos” na capital, além do “Ilhabela in Jazz” no litoral. Se cultura é a sua praia, visite o site do Ministério do Turismo para acessar a agenda dos eventos mês a mês em todo o país.

Lavanderia em Gramado
Lavanderia em Gramado

América do Norte

Com o início do outono no hemisfério norte, os turistas tendem a desaparecer das ruas. Já curtiram bastante no verão ou estão esperando para aproveitar as festas de final de ano. Justamente por isso é um período ótimo para desfrutar das cidades sem agito e com os tons avermelhados da estação. Inclusive, dizem ser a época mais linda de visitar Nova York. No último dia do mês é “Halloween” e os americanos saem pelas ruas em busca de “gostosuras ou travessuras” principalmente nas cidades New Orleans e Salem. Embora faça um frio considerável em algumas cidades do Canadá e norte dos Estados Unidos, ainda será possível viajar sem a necessidade de levar casacos volumosos. 

Oriente Médio

Jordânia, Emirados Árabes e a Península de Sinai, no Egito, estão entre os melhores lugares para viajar em outubro. As tempestades de areia foram embora e levaram o calor insuportável do deserto. Ainda será quente e seco ao sol, mas nenhum lugar estará lotado demais com turistas.

Filhote de dromedário no deserto Wadi Rum. Perfeito para viajar em outubro
Dromedário no deserto Wadi Rum

Ásia

As monções asiáticas não atingem todo o continente, porém, aumentam a nebulosidade e probabilidade de chuva. Mesmo assim, foi um bom período viajar por várias ilhas da Indonésia e conhecer Singapura sem me deparar com uma multidão de turistas nos atrativos. O “Festival das Luzes Deepavali” é celebrado pelos hindus na Índia e em vários países do continente no dia 15 de outubro. É um grande feriado parecido com as festas de fim de ano cristãs pela iluminação colorida decorando as ruas das cidades.

Luzes para o Festival Deepavali no bairro Little India em Singapura
Luzes para o Festival Deepavali no bairro Little India, em Singapura

África

Assim como ocorre no Oriente Médio, é uma época ótima para desfrutar de temperaturas mais agradáveis. Vale explorar o deserto do Sahara e as cidades Cairo e Marrakesh, todas no norte da África. Para safari será o último mês do ano indicado para visitar Namíbia e Kruger Park, além de pegar o resquício da grande migração de gnus que ocorre anualmente no Quênia. E as baleias francas também continuam circulando pela costa da África do Sul.

Marrocos
Kasbah de Aït Benhaddhou no Marrocos

Europa

Além de ir à contramão das multidões nas cidades mais turísticas, outono é época dos festivais gastronômicos, de caçar trufas e conhecer a rotina dos locais como na Emilia Romagna, Alba ou Vêneto. No sul da Europa ainda será possível pegar praia durante o dia e apreciar os cenários em tons pastéis do outono, principalmente nos lugares mais altos. Portugal, Grécia, Espanha, Malta e o sul da Itália são os preferidos. Para quem não se importa com muvuca e ama cerveja, é tempo de “Octoberfest” em Munique. Essa combinação não faz muito meu estilo, mas tenho curiosidade pelo lado cultural e certamente está na minha lista de desejos por ser de origem alemã.

Viajar em outubro para Europa é período de aproveitar a gastronomia
Outubro é época da colheita na Europa

Oceania

As temperaturas começam a subir no sul da Austrália e a primavera colore o país com suas flores silvestres endêmicas. Outubro é um bom período para conhecer o Outback antes das moscas e calor ficarem insuportáveis. Por fim, as baleias também circulam pela costa e um ponto interessante de observação é onde os Oceanos Índico e Pacífico se encontram, em Augusta.

O deserto do Outback é um ótimo lugar para viajar em outubro
Uluru no centro do Outback australiano

Para onde não viajar em outubro

O sul da Ásia vive a temporada de monções com possibilidade de alagamentos e tempo ruim na Tailândia, Camboja, Vietnam e Myanar. Regiões próximas como o norte da Austrália, Papua Nova Guiné e Fiji também devem ser evitadas pelo mesmo motivo. Já na América Central, México e Caribe a temporada de furacões está terminando, mas ainda ativa. Embora não tenha vivenciado nenhum ciclone, as tempestades em Cuba frustraram alguns passeios. Em Barbados foi possível aproveitar mesmo com dias de chuva. Igualmente aconteceu na Indonésia enquanto viajava por Bali e Raja Ampat (ao lado da Papua Nova Guiné) em outubro.

Acesso rápido: Brasil | América do Norte | América do Sul | África | Ásia | EuropaOceania | Oriente Médio | Para onde não viajar

Enfim, viajar em outubro promete render boas fotos e grandes experiências sensoriais pelas belezas das duas estações. Agora me conta nos comentários onde foi a sua viagem mais incrível nesse período?

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.