Alimentando os micos no café

Saiba para onde viajar em Maio


Maio começa e termina com feriadão este ano, primeiro o Dia do Trabalho e depois Corpus Christi. Mas pra quem só pensa em viajar, serão úteis somente se puder emendar a terça ou a sexta-feira. Por outro lado, o momento é ótimo para quem pensa em sair de férias e precisa conter os gastos. É baixa temporada no mundo todo e isso significa destinos famosos não lotados de turistas a preços honestos. E ainda tem o clima ameno quando nos afastamos dos trópicos. Ou seja, viajar em maio é uma ótima pedida.

Aqui no Territórios é o mês com mais viagens da nossa história. Além de achar bom os lugares com pouca gente ou ninguém atrapalhando as minhas fotos, maio é o aniversário do site. Tudo começou como uma brincadeira em maio de 2006, durante o mochilão Peru.

SAIBA PARA ONDE VIAJAR EM JANEIROSETEMBRO, OUTUBRONOVEMBRO E DEZEMBRO

Saiba para onde viajar em Maio

Já celebrei o aniversário do site em viagens por Goiás, Brasília e São Paulo, lugares onde maio é uma boa época para quem prefere clima seco. Se praia é a preferência, o litoral do sudeste é onde chove menos e faz calor. Rio Grande do Sul também é uma boa pelo clima agradável e festas regionais como a Festa Nacional do Doce – FENADOCE.

Entre os destinos internacionais, as viagens comemorativas foram para JordâniaIndonésia, Austrália, Uruguai e Arizona. Exceto a possível umidade do país vizinho, os demais tem dias ensolarados e secos. O sul dos Estados Unidos só não é indicado para alérgicos porque é visível a quantidade de pólen no ar por conta da primavera.

Enfim, o difícil é escolher porque boas opções não faltam para viajar em maio. Deixo uma lista dos 10 destinos para onde eu já fui nesta época e recomendo. Clique nos links dos artigos para saber mais. E no final conto qual será o território a ser desbravado na próxima viagem. Já aviso que é país inédito aqui no site.

10 destinos para viajar em maio (ordem aleatória)

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
 
Vale da Lua na paisagem do Morro da Baleia
Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros

1. Chapada dos Veadeiros

A mais mística das Chapadas brasileiras está no mesmo paralelo de Macchu Picchu e suas várias cachoeiras estão sobre uma imensa placa de cristal de quartzo. Em maio peguei dias de sol e chuva que não atrapalharam em nada os passeios.

5 cachoeiras

As trilhas

Vale da Lua

Verde Valley
Verde Valley, Arizona

2. Arizona

O Estado americano, onde o destaque é maior cânion do mundo, tem paisagens de tirar o fôlego que nos inspiram desde o tempo do velho oeste até as grandes produções cinematográficas atuais. A influência da gastronomia mexicana é deliciosa, em maio me acostei fácil a primavera de clima seco e colorido.

Arizona em 7 dias, o vídeo da viagem

Do resort ao histórico: 8 hotéis no Arizona

Jardim botânico do deserto

Martinelli
Edifício Martinelli, em São Paulo

3. São Paulo

Tudo acontece na capital paulista e eu recomendo a qualquer época do ano, mesmo nas chuvas de verão. Informe-se sobre os eventos que estarão acontecendo durante a sua estada e organize o seu roteiro.

O que há de novo na metrópole

Qual o melhor aeroporto para ir a São Paulo?

6 hostels

Walking tour no centro

Paisagens e ar secos com plantas rasteiras e pedras vermelhas
Comemorei os 5 e os 10 anos do Territórios na Austrália

4. Austrália

Pesquisando as passagens previamente, de abril a junho é quando encontro as datas mais baratas para voar (internos e intercontinentais) na Austrália. E vale contratar os passeios ou comprar ingressos até final de abril porque todos os serviços do país sempre sofrem reajuste nas tarifas no mês de maio. O clima é igual ao Brasil conforme posição das latitudes. Perth, por exemplo, é como Porto Alegre.

Índice de artigos Austrália

Sempre bom comemorar o aniversário com os doces de Pelotas
Sempre bom comemorar o aniversário com os doces de Pelotas

5. Pelotas

A minha cidade natal está entre as mais estruturadas para receber o turista no extremo sul do Brasil. Pode ser uma parada a caminho do Uruguai, um dos destaques durante a Rota Farroupilha ou para comer muito doce. Afinal, a Festa Nacional do Doce começa fim de maio. O município quente demais no verão e frio de doer os ossos no inverno, tem temperaturas bem mais agradáveis neste mês.

Índice de artigos da cidade

Colônia
Colônia de Sacramento, no Uruguai

6. Uruguai

O país começa a entrar no clima do inverno e toda a movimentação volta para a capital Montevideo e Colônia de Sacramento. Bom para explorar a parte histórica ou pegar a estrada em busca das melhores vinícolas. E sempre vale a pena aproveitar gastronomia.

Como sao as comidas típicas no Uruguai?: o que beber, comer e preparar no país

Road trip pelo Uruguai

Conheça os bairros de Montevideo a pé

No Rio de Janeiro

7. Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa dispensa comentários tanto pelo lado bom quanto pelo ruim. Mas a verdade é que eu nunca vi ou vivi qualquer tipo de violência nas várias vezes que passei por lá. Maio foi uma das poucas sem chuva para poder curtir as praias e não sofrer com calor de 40 graus.

Hotel com a melhor vista na praia mais famosa

Rio: o lado bom das segundas chances

As praias de Ilha Grande

8. Ilha Grande

As praias de Angra dos Reis estão em alta entre os cenários mais bonitos do litoral brasileiro. A água do mar começa a ficar gelada demais em maio, mas o ambiente tranquilo e bons preços da baixa temporada fazem o passeio valer a pena. Também está entre o lugares com pouca precipitação mas médias climáticas do mês.

Alugue uma lancha para descobrir ilha grande

Dicas para economizar em ilha grande

Ponte Juscelino Kubitschek
Ponte Juscelino Kubitschek sobre o Lago Paranoá, em Brasília

9. Brasília

As duas idas a Brasília foram neste mesmo mês e tinham atrações de Goiás como destino principal. Mas claro que deixei algumas horas para explorar a cidade e fiquei com vontade de voltar. Além de Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros recomendadas neste texto, Brasília também combina com Jalapão e tem cachoeiras lindas nos arredores.

Uma cidade sem esquinas

Gili Trawangan é dica para viajar em maio
Gili Trawangan em maio

10. Indonésia

O arquipélago é um país tropical e vale a visita em qualquer época do ano. Maio fica especial para os surfistas. A temporada das melhores ondas começa agora junto com a estação sem chuvas. Garantia de sol e boas ondas, mas a umidade do ar engana é nos deixa de corpo mole.

Aprenda a surfar na Indonésia! Como foram as aulas em Bali e Lombok

Arte e cultura: 9 experiências para deixar a sua viagem mais rica

O aniversário de 12 anos do Territórios será na….

Jordânia para participar do Adventure Next Near East, uma feira de turismo de aventura do Oriente Médio que deve ser incrível. Principalmente porque os 5 dias antes da feira será um roteiro chamado Wonders of Jordan. Alguém dúvida que será maravilhoso?

Acompanha nas redes sociais do Territórios e nos próximos dias vou contando mais porque o roteiro completo será 3 destinos de sonho em 3 continentes diferentes.

Facebook e Instagram: @blogterritorios e @tesaoporviajar

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.