CHILE

Paisagens espetaculares em Torres del Paine

O Parque Nacional Torres del Paine, na província Última Esperanza, é um dos lugares mais lindos da América do Sul. E unanimidade entre os viajantes como um dos mais bonitos do mundo. São 181 mil hectares declarados Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco. O paraíso dos caminhantes tem 200 km de trilhas entre montanhas com formas impressionantes esculpidas na era glacial, quando só os picos de granito apareciam no meio do gelo. Além dos 8 lagos com diferentes tons de azul e verde que parecem pinturas e fauna típica. Lugar onde todos parecem colaborar na preservação, não vi sujeira e os vestígios humanos eram somente as pegadas.

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Chile

Veja onde nos hospedamos

Agende tours, transfers e ingressos online

O Parque Nacional Torres del Paine

A região das icônicas Torres, que dão nome ao parque, oferece boa estrutura e fácil acesso. Tem de campings a spas luxuosos, trilhas pequenas, lojas e passeios a cavalo ou de ônibus. A partir dali é possível percorrer alguns atrativos de carro, mas os melhores cenário e sensações serão a pé. A área do Glacial Grey também tem boas opções de hospedagem e passeios de barco.

Base das Torres del Paine

Prepare-se para um visual único e volte deslumbrado com o Lago Pehoé, o Glaciar Grey, as montanhas Los Cuernos, as Torres e Paine Grande com seus 3050 metros de altura. Inspire-se com na publicação “Melhores fotos da Patagônia” e momentos especiais relatados a seguir.

Los Cuernos

Amanhecer em Torres del Paine

Read in English

Recordando um dos momentos mágicos de Torres del Paine… Acordei com as primeiras luzes do dia invadindo o quarto do refúgio, meio sonolenta e com muita preguiça de levantar, olhei pela janela e percebi que o céu estava limpo para ver o amanhecer nas Torres. O sol ainda não havia nascido, mas aquelas cores rosas e avermelhadas era o sinal que vinha foto boa por aí. Peguei minha câmera, a jaqueta e sai correndo para rua, sem nem lavar o rosto. Quase congelei, mas o espetáculo valeu a pena.

Laguna Azul

Nem todas as áreas do parque são abertas ao público, mas há maneiras de visitar guiado por pessoas autorizadas. Na última viagem conheci Victor Moraga, da Patagonia Bagual, através do Chile Nativo. Ele levou o nosso grupo em uma caça ecológica aos cavalos selvagens, essa região é a única no mundo onde eles ainda habitam. Não encontramos a manada monitorada por Victor por meio de câmeras trap, mas observamos diversas aves e seguimos por uma trilha criada na hora até o mirante para ver a Laguna Azul e o maciço Paine.

Mulher veste roupa cinza e protetores de tornozelo. Cabelos castanhos e óculos escuro.  Ao fundo lagoa azul, vegetação rasteira e as montanhas nevadas do Parque Nacional Torres del Paine
Mirante para Laguna Azul e maciço Paine

A vista 360 graus engloba a Sierra Baguales, de onde viemos pedalando no dia anterior e também nos brinda com vistas espetaculares, inclusive vi alguns poucos cavalos selvagens durante a pedalada.

Caminho para o alto da Sierra Baguales com cavalos selvagens

Espetacular desde a estrada

O cenário grandioso começa antes de chegar ao parque, partimos de Calafate, passamos pelo território das ovelhas no pampa de cor bege na fronteira com a Argentina. Ali fomos presenteados por um espetáculo no meio da estrada, o ônibus parou e um rebanho de ovelhas sendo juntadas cruzou o nosso caminho, deviam ser uns três mil animais direcionados por homens a cavalo e cachorros ovelheiros. No caminho também vimos nhandus, guanacos, condores e outras aves.

Rebanho de ovelhas na estrada

Tours para Torres del Paine

Torres del Paine no mapa

Cabana e refúgios no Parque Nacional Torres del Paine

A maioria dos refúgios e campings funcionam de setembro a abril. Para reservar clique nos links dos locais onde que me hospedei: Paine GrandeTorre Central. A opção pensão completa vale a pena. Voltei em 2023 e me hospedei no local mais isolado chamado Cabana Laguna Azul.

Como chegar ao parque

Pode ir por via aérea até El Calafate, na Argentina, Punta Arenas ou Puerto Natales, no Chile, então seguir por via terrestre alugando um carro, de ônibus ou contratando passeios na Get Your Guide e Civitatis. Na primeira vez vim da Argentina de ônibus de excursão, atravessei o Lago Pehoé de barco e vi Los Cuernos (uma das famosas montanhas). Na segunda vez fui pedalando desde Puerto Natales entrei pelas portarias menos movimentadas do setor Laguna Azul e também Laguna Amarga.

Quando ir a Patagônia chilena

Para trilhas ou pedal, deve ir entre outubro e abril, sendo verão altíssima temporada e ventos ainda mais fortes. Fiz o Circuito W fiz em fevereiro e o roteiro de bicicleta no início de outubro.

Tome Nota Torres del Paine

Embalagem do chocolate

Na ida e na volta, perto da fronteira, passamos pelo paradouro El Ovejero, além de ser o local mais barato para comprar souvenirs, tem chocolates chilenos ótimos da Ambrosoli Golden Nuss. No parque tudo é mais caro.

Pegue mais dicas no artigo com perguntas e respostas sobre o Circuito W.

Fotos de Leandro Gabrieli e Roberta Martins.

Por onde começar a planejar a viagem

1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » CHILE » TORRES DEL PAINE » Paisagens espetaculares em Torres del Paine

Roberta Martins

11 Comments

1. Que fotos e lugar lindos!

Acabei de conhecer este blog, vou vasculhar os tópicos por aqui. 🙂

Abs.,

2. Caramba já tem TROLLS fazendo comentários invejosos no Territórios!
    Isso é bom, sinal que ele ta ganhando notoriedade!

• Eu estive lá e vi esse efeito do sol nas torres com meus próprios olhos. É lindo.
      Se procurar por imagens de Torres del Paine no Google verá milhares de fotos como essas.
      Torres del Paine é espetacular!

3. Vanessa Brentano Reply

Vais voltar em forma heim!!! caminhando deste jeito! Aproveita! Depois quero ver as fotos!

• Roberta Martins Reply

Fué lindo e assustador al mismo tiempo. Loco Betu!