Roteiro: Oriente Médio, África e Europa na mesma viagem

Estou fazendo uma viagem incrível pelo Oriente Médio, África e Europa neste momento e vim aqui compartilhar o resumo do meu roteiro. Então prepare-se porque é intenso e repleto de aventuras.

O motivo inicial era participar de uma feira internacional de turismo na Jordânia, mas como sou expert em não deixar escapar oportunidades, vim celebrar os 12 anos Territórios extendendo a viagem para quase 30 dias em mais dois países. E você pode me acompanhar em tempo real porque o nosso novo parceiro Easy Sim 4You enviou um chip internacional de dados para eu esbanjar fotos, dicas e vídeos no Instagram. Se quiser acompanhar, acesse e comece a nos seguir por lá @tesaoporviajar e @blogterritorios. Aproveite para mandar perguntas, estou respondendo durante a viagem.

Em uma das 7 Maravilhas do Mundo, no Egito
Em uma das 7 Maravilhas do Mundo, no Egito

28 dias pelo Oriente Médio, África e Europa

Os primeiros dias foram intensos participando da Adventure Next Near East, a feira de aventura do Oriente Médio. A viagem começou com uma roteiro especial para descobrir as maravilhas da Jordânia e assim pude ver e praticar atividades de aventura ao ar livre. Teve trilha por uma das Sete Maravilhas do Mundo – Petra e até o topo da montanha mais alta do país – Umaldami (1884 metros de altura); snorkel e mergulho com cilindro no Mar Vermelho; acampamento beduíno no deserto Wadi Rum; e muita diversão no Mar Morto.

A margem do Mar Morto foi o local escolhido para sediar os três dias do Adventure Next Near East 2018. Momento de descobrir e trocar experiências com empresas de turismo e viajantes do mundo todo e, além disso, perceber a quantidade de bons serviços e opções que o Oriente Médio oferece.

Mar Morto na margem da Jordânia com vista para Palestina
Mar Morto na margem da Jordânia com vista para Palestina

Depois fui para a costa do Egito. O país fica no continente africano, mas a parte nordeste pertence à Ásia e também é considerado Oriente Médio. Na programação teve mergulho no Mar Vermelho (agora na margem oposta, em Dahab), descanso em resort pé na areia na turística Sharm El Sheik e trilha até o topo do espiritual Monte Sinai. Então uma parada para ver as pirâmides em Gizé e o caos no Cairo, a maior cidade do continente africano; e finalmente Grécia para navegar e se aprofundar na história da civilização grega em Atenas. E antes de voltar ao Brasil terá mais um pouco de Jordânia com experiência em ecolodge 100% auto-sustentável e mais trilhas incríveis.

Mar Vermelho em Dahab, no Egito
Mar Vermelho em Dahab, no Egito

Quando este artigo for publicado estarei velejando pelas ilhas do Mar Egeu e ainda não sei como será o sinal do celular. Quando retornar, vou passar meses publicando novos artigos cheios de dicas e informação para você se inspirar e montar o seu roteiro.

Te espero no Instagram! Abraço

Este roteiro tem o apoio de Easy Sim 4U, Next Seguro Viagem, Hórus Viagens e Adventure Travel Trade Association – ATTA.

Quais países e onde fica o Oriente Médio

O Oriente Médio ocupa uma área de 7.200.000 km2 no continente asiático. Justamente onde surgiram as primeiras cidades que se tem registro como Memphis, no Egito. Mas Egito é na África! Sim, no entanto, uma parte do nordeste do país pertence à Ásia. Assim como Turquia divide seu territórios entre Europa e Ásia. Isto gera confusão mesmo, igual acontece com o Caribe que já foi tema de artigo por aqui.

O Oriente Médio é composto por 18 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Síria e Turquia. E esta localizado e delimitado pelos Mares Negro e Cáspio ao norte; Arábico ao sul; e Vermelho e Mediterrâneo a oeste.

A região é o berço de três importantes religiões: cristianismo, judaísmo e islamismo. Sendo islã a religião predominante na maioria dos países do Oriente Médio. O que pode gerar um choque cultural para nos brasileiros, ou não. Afinal temos uma influência enorme de árabes e judeus vivendo no Brasil.

Monte Sinai é Terra Santa. Fica no Egito e no Oriente Médio
Monte Sinai é Terra Santa. Fica no Egito e no Oriente Médio

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.