fbpx

Para onde viajar em janeiro


Neste primeiro dia, do último ano da década 2010, trago as dicas para aproveitar um dos meses mais concorridos para os brasileiros. Começa com um feriadão global, muitos fazem recesso no trabalho, tem férias escolares e é altíssima temporada para as praias do hemisfério sul. Ou seja, é preciso planejamento para não extrapolar os gastos quando viajar em janeiro for a melhor ou a única opção.

Siga @blogterritorios no Instagram

Já segue @blogterritorios no Instagram?

Primeiro, é crucial definir se gosta de verão ou inverno, muvuca ou tranquilidade, praia ou mato e seguir neste linha de contrastes. Se a prioridade for economizar, inverno, tranquilidade e mato ganham pontos porque serão os menos procurados da estação. Inclusive, acho a melhor época para ir pela primeira vez para a Europa, principalmente quem nunca viu neve e adora o charme natalino. Ou seguir o contra-fluxo, enquanto as multidões vão para o litoral, prefiro me refrescar na montanha e tomar banho de cachoeira. Vale ressaltar que eu adoro mar e verão, mas dispenso a muvuca. E você, como prefere?

SAIBA PARA ONDE VIAJAR EM MAIOSETEMBRO, OUTUBRONOVEMBRO E DEZEMBRO

 

Para onde viajar em janeiro

Acesso rápido: América do Sul | África e Oceania | Sudeste Asiático | Europa | América do Norte

 

O Brasil está de férias

Praia do Leão
Praia do Leão, em Fernando de Noronha (crédito: Vanessa Brentano)

É alta temporada em todo litoral, mesmo com as chuvas que costumam castigar os Estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Acontecem pela concentração de umidade, esta não consegue ir embora por causa dos morros e falta de vento. Porém, não é regra e os dias de sol podem predominar. Como nunca se sabe, é bom estar preparado ou ter o plano B na manga. Entre os meus lugares preferidos para banho de cachoeira e temperaturas amenas, estão as Serras Gaúcha e Catarinense. Região dos cânions mais profundos, essência dos imigrantes no Vale do Taquari e ainda dá tempo de aproveitar o Natal Luz de Gramado na primeira quinzena. 

Para os amantes da natureza, Chapada Diamantina é um dos poucos locais de ecoturismo sem chuva em janeiro. As praias do Nordeste sempre caem bem, é temporada de surf em Fernando de Noronha e de kite em Barra Grande e Jericoacoara. Já em Morro de São Paulo, apenas o mar e as praias mais afastadas são calmos. 

Meu maior desejo, assim como a maioria dos brasileiros, é conhecer o Arquipélago de Fernando de Noronha. Antes, eu pensava em ir em época de mar calmo para curtir as atrações marinhas. Então conheci um dos responsáveis pelo projeto Aves de Noronha e fiquei com muita vontade de visitar na primavera-verão para passarinhar. Noronha é conhecida pela sua importante biodiversidade e maior riqueza de aves marinhas do Brasil.

Descubra onde se hospedar no Nordeste

 

Onde ir na América do Sul em janeiro

Pinguins na Patagônia Argentina
Pinguins na Patagônia Argentina

O sul do nosso continente é um dos lugares mais lindos do mundo. A neve derrete, forma lagos da cor do desgelo e exibe natureza exuberante na Patagônia, tanto a Chilena, quanto a Argentina. Perfeito para trilhas e friozinho gostoso. Já o Uruguai continua na moda por todo o seu litoral, bom pela cultura, comida e festas badaladas. Dois eventos agitam a praia mais famosa do país: Este Punta Arte 2019 e Festival Internacional de Jazz de Punta Del Este.

O norte é banhado pelo mar do Caribe e o tempo será excelente em todas as ilhas paradisíacas da região. No Caribe Colombiano acontece o Cartagena International Music Festival, um banho de cultural clássica em um dos centros históricos mais famosos da América Latina.

 

Alta temporada na África e Oceania

Zebras na África do Sul
Zebras em reserva na África do Sul

Continuando pelo verão no hemisfério sul, Austrália e Nova Zelândia estão no auge da alta temporada por toda costa dos Oceanos Índico e Pacífico. África do Sul também, mas a época ainda é ideal para fazer safari no Parque Nacional do Kruger. Em qualquer lugar o calor será quase insuportável e as moscas são o mais desagradável na Austrália, evite o deserto no verão!

Tempo bom no Sudeste Asiático

Halong Bay - Vietnam
Halong Bay, no Vietnam

Próximo à linha do Equador, este é um dos melhores meses para visitar boa parte do Sudeste Asiático. Ideal para quem gosta de destinos exóticos e praias divinas como as da Tailândia. Esta na minha lista de desejos para viajar em janeiro, quero passar todo o mês circulando por alguns desses países de cultura sem igual. Conheço somente os que não devem ser visitados por ser época de chuva: Singapura e Indonésia.

 

Neve e Aurora Boreal na Europa

Ruas nevadas em Amsterdam são lindas para viajar em janeiro
Ruas nevadas em Amsterdam

Como falei no início, recomendo Europa esta época do ano para quem não tem medo do frio. O sul até pode apresentar temperaturas amenas, mas o centro e norte serão congelantes. Em tempos de turismo exagerado (overtourism) e não bem-visto pelos locais, janeiro é uma época boa para conhecer como é o lugar de verdade, visitar museus sem filas, evitar atritos com os moradores e gastar bem menos que na alta temporada.

É tempo de Aurora Boreal no norte do hemisfério norte. A dança das luzes coloridas, geradas pela interação dos ventos solares com a alta atmosfera da Terra, faz seu espetáculo surpresa nas longas noites de outono-inverno. Embora seja visível em alguns países, não há garantias nem para os motivados caçadores de aurora. Os lugares mais interessantes são Noruega e Islândia, também na minha lista de viagens tops e caras. 

 SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA EUROPA

 

Estados Unidos para o consumista a fim de frio e cultura

Central Park
Central Park coberto de neve em Nova York (crédito Daniela Rocha Lima)

Pra finalizar a volta ao mundo deste artigo, viajar em janeiro para Nova York é certeza de ver neve e liquidações incríveis. Apenas, segure a vontade de fazer compras até o dia 6, quando as ofertas irresistíveis começam. Também é temporada da Broadway Week, quando é possível comprar dois ingressos pelo preço de uma para os musicais famosos.

Nós fomos! Para onde viajar em janeiro 

Eu, e os colaboradores aqui no site, viajamos exatamente essa época e deixamos nossos relatos sobre os seguintes destinos:

Zaragoza e Madri, na Espanha

Londres, na Inglaterra

Amsterdam, Edam e Voledam, na Holanda

Paris, na França

Nova York, nos Estados Unidos

Cartagena, na Colombia

Punta del Diablo, no Uruguai

Monte Roraima, no Brasil e Venezuela

Esperance, na Austrália

Nova Zelândia

Guia Chile de Carro em PDF pode ser lido em múltiplas plataformas como TV, computador, tablet e celular
Saia do Brasil, atravesse a Argentina e a Cordilheira dos Andes e percorra até a Patagônia chilena de carro


Tome Nota: viajar em janeiro

Paulistas terão mais um feriado na sexta 25 de janeiro para uma viagem curta. Serão três dias para celebrar o Aniversário de São Paulo (somente na capital).

Para consumistas, janeiro é época das liquidações pós-natal no mundo todo, inclusive em São Paulo. Fiz compras excelentes nas viagens por Madri, Londres e Amsterdam, na Europa e Perth, na Austrália.

Determine o roteiro da viagem

É bom ter em mente os passeios que pretende fazer e as atrações que deseja conferir para não perder tempo procurando na hora. Aqui no Territórios tem um monte de informações divididas por cidades pra te ajudar. Navegue no menu e encontre somente lugares já visitados por mim ou algum viajante colaborador.

Como janeiro é alta temporada em muitos lugares, é bom garantir ingressos, transfer e tours comprando agora na Internet. Recomendo Get Your Guide para viagens internacionais, WePlann para os Estados Unidos e TourOn para viagens nacionais.

Reserve hospedagem

De última hora os preços não serão os mais convidativos, ainda mais nos lugares mais visitados esta época do ano. Recomendo comparar preços de hospedagem no Detecta Hotel e escolher o site de reservas da sua preferência.

Acesso rápido: Brasil | América do Sul | África e Oceania | Sudeste Asiático | Europa | América do Norte

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.