Trindade

Onde a montanha encontra o mar


Trindade é uma pequena vila de pescadores entre a Mata Atlântica e o oceano. São 5 praias paradisíacas, 1 piscina natural e 1 cachoeira que podem ser visitadas em um dia ou prolongar a estada para aproveitar tudo com calma. No centrinho tem lojas, pousadas e restaurantes. Pertence ao munícipio de Paraty (27 km dali) e tem uma ponta que faz divisa com o estado de São Paulo.

Read in English

Praia do Cachadaço
Praia do Cachadaço

Era uma ensolarada sexta-feira véspera de carnaval e, por sorte, ainda tinham poucos turistas. Consegui tirar boas fotos e apreciar a paisagem. Os comentários que ouvi nos dias seguintes era que estava insuportavelmente lotada.

Praia do Cachadaço
Praia do Cachadaço

Passei pelas praias do Cepilho e de Fora de ônibus, relaxei na Praia dos Ranchos e caminhei entre as praias do Meio e do Caxadaço até chegar na PISCINA NATURAL DO CACHADAÇO. Essa última deslumbrante, pena que descobri só no final de tarde. Grandes rochas formam uma represa natural com água do mar onde é possível mergulhar e ver biodiversidade da vida marinha. Dizem que o mergulho com cilindro nas redondezas é ainda melhor.

Vista para a Praia do Meio
Vista para a Praia do Meio
Cabeça de Índio
Cabeça de Índio

Na volta peguei um barco que fez um passeio pelo mar aberto para mostrar a Ponta Trindade ou a Cabeça de Índio (pedra que lembra um perfil de índio), bem na divisa do estado (veja o vídeo). Trindade é mesmo um paraíso, tanto para quem relaxa na praia ou circula de barco quanto para os aventureiros que somem na mata.

Como só cheguei no meio da tarde, não consegui conhecer tudo. Pretendo voltar para aproveitar mais essa piscina e conhecer a cachoeira da Pedra-que-Engole, 15 minutos de caminhada a partir da Praia do Meio.

Piscina Natural do Cachadaço
Piscina Natural do Cachadaço

Tome Nota Trindade

Como chegar: acesso de carro ou ônibus pela BR 101. Ônibus partem da rodoviária de Paraty de hora em hora até 23h, a partir das 19h os horários mudam. Também pode contratar um barco no porto e negociar por hora ou número de pessoas.

Para a PRAIA DO CACHADAÇO o acesso é por trilha, 400 metros saindo da Praia do Meio.

Para a PISCINA NATURAL DO CACHADAÇO, no final da praia de mesmo nome, o caminho é por uma trilha de uns 500 metros. Ou de barco a partir da Praia do Meio. No carnaval, o barco custava R$10 por pessoa. O barqueiro entregou o cartão da Pousada e camping Guaiamun para quando eu quisesse entrar em contato com ele sobre passeios. Fone 11 82717521.

Leva em torno de 45 minutos a pé entre a Praia do Meio e a piscina natural.

Encontrei um espantalho na Mata Atlântica

Tome Nota 2

Onde ficar: fui apenas passar o dia, mas a leitora Silvia Marcon indicou o camping CASA TORTA. Tudo básico e sem água quente, porém na beira da praia do Caxadaço e com fácil acesso às trilhas. É o único camping nessa praia que nem bares tem e o acesso é por trilha ou pela água, se a maré estiver baixa. Não aconselho acampar em feriados como o de carnaval, estava lotado demais. Mas fiquei imaginando como deve ser maravilhoso acampar aqui com poucos turistas.

Onde comer: na encruzilhada entre a praia do Meio e dos Ranchos tem um bar com um açaí caprichado feito com banana, mel natural e muita granola. Perfeito para antes das trilhas.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

5 comentários

  1. Que legal Trindade!! estive recentemente em Angra e Paraty, fui em Trindade e realmente vale a pena.recomendo!!!
    peguei uns dias de chuvinha q fizeram a viagem ainda mais legal! quero deixar aqui uma dica para colaborar com os turistas: http://www.paratyonline.com/ pode achar muita informaçao atualizada sobre Angra, Mangaratiba, Paraty e regiao. vamos divulgar estes belos destinos do Brasil!! um abraco ! Pablo

  2. Trindade é bom demais, e o comentário do camping, bem certo…quando eu fui só tinha 1 barraca! Paraíso…

  3. Parece mesmo um paraíso. Um local ainda bastante preservado, que tem momentos de muita calmaria e que é onde se pode sossegar da agitada rotina. Uma boa dica de passeio e uma ótima maneira de curtir uma semaninha para relaxar.

  4. Pois é Cristiane, ratiei!

    Depois lembrei da tua dica e também tinha visto nos folders sobre a piscina. Mas na hora acabei curtindo o sol e as praias devagar, sem me dar conta que a melhor parte estava no final. Bom que fica apenas 5 horas de São Paulo, quero voltar em breve.

  5. Eu te avisei que tinha essa piscina no final da praia da Trindade. Comentei No Post no facebook antes de tu ir. Eu também cheguei la atrasada, Ja estava o tempo fechado. Não deu pra curtir muito. Mas dizem que ela é cristalina.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.