Onde ficar no Nordeste


Quando pergunto qual o destino da próxima viagem aos leitores, muitos respondem Nordeste. Acontece desta resposta ser muita vaga porque a região ocupa 1.554 mil km² entre praias paradisíacas de água doce e salgada, cidades históricas e sertão em diversos destinos que valem a viagem. Eu mesma tenho uma listinha de desejos e aos poucos vou riscando os lugares e contando por aqui. Na verdade, a escolha do melhor para as próximas férias depende de fatores pessoais como interesses, estilo e orçamento. Tendo isso claro, um bom ponto de partida é a hospedagem. Logo, posso ajudar dizendo onde ficar no Nordeste com base nos hotéis, pousadas e resorts visitados.

Um pouco de geografia e clima no Nordeste para começar

A região Nordeste é formada por nove estados banhados pelo Oceano Atlântico (lista abaixo). Dois deles ainda possuem santuários marinhos em seus territórios: o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e a Reserva Biológica do Atol das Rocas (RN). O norte oferece o roteiro turístico Rota das Emoções o qual já percorri duas vezes e conto o melhor roteiro no link.

Acesso rápido: Maranhão | Piauí | Ceará |Rio Grande do Norte|Paraíba| Pernambuco|Alagoas| Sergipe | Bahia | Mapa | Destino mais bonito

Apenas os Estados em vermelho tem boas recomendações e adoraria ter a sua ajuda para completar esta página. Deixe nos comentários onde já se hospedou e recomende você onde ficar nos Nordeste?

Calor e águas mornas são garantia o ano todo, porém, outros fatores podem interferir na melhor época para visitar o Nordeste como chuva e vento. A temporada de chuvas vai de janeiro a julho, ficando mais molhado em abril por toda a região. Praia com chuva pode ser decepcionante, mas não para quem busca as lagoas cheias entre o Ceará e o Maranhão nos meses de junho a setembro. Igualmente para quem busca as festas populares em fevereiro, junho e julho. Na Bahia a chuva se atrasa, por isso é um dos preferidos para férias com crianças.

O tempo firme de agosto a dezembro é bom para fazer trilhas, curtir as praias e praticar kite surf. Este último vem com ventos fortes onde o Brasil faz a curva: Ceará e Piauí.

Acesso rápido: Maranhão | Piauí | Ceará |Sergipe | Bahia | Mapa | Destino mais bonito

Onde ficar no Nordeste

As recomendações a seguir são para quem faz questão de conforto e privacidade, nada de hostel ou camping. Embora a preferência do brasileira seja hotéis pé na areia no Nordeste, há outros pontos a considerar. Por exemplo, alguns são mais charmosos, enquanto outros oferecem estrutura específica ou personalizada. Já outros são destaque em sustentabilidade por se preocuparem com a comunidade onde estão inseridos e as boas práticas em relação ao meio ambiente.

Clique nos nomes das propriedades para ler mais comentários, comparar preços, ver disponibilidade e fazer reservas Booking.com e Detecta Hotel. Saiba mais sobre essas empresas e como usar nos links.

Sergipe (SE)

O menor Estado do Brasil abriga o quinto maior cânion navegável do mundo com as águas do Rio São Francisco que desaguam no mar perto dali. 

Pessoalmente, gostei mais dos cenários do sertão, mas vale descobrir a estrutura da capital Aracaju, conforme sugere minha mãe. Passei apenas uma manhã e ela ficou quase uma semana hospedada no Ibis Aracaju.

Canindé de São Francisco é uma boa base para visitar o Cânion do Xingó e se aprofundar nas histórias do sertão nordestino com conforto. A cidade ocupa a sexta posição entre mais hospitaleiras do Brasil segundo o Airbnb. Me hospedei em ambiente agradável com vista para o Rio São Francisco e a Hidrelétrica no Xingó Parque Hotel.

Piscina de hotel ao ar livre. Onde ficar no Nordeste
Piscina do hotel Xingó tem vista para o Rio São Francisco

Piauí (PI)

O menor litoral do Brasil apresenta uma sequência de praias tranquilas. Todas com água verde, areia branca, muitos coqueiros e ventos perfeitos para os praticantes de kite surf. Seguindo para interior pelo Delta do Parnaíba, dunas, mangues e guarás são os destaques.  

As pousadas mais interessantes ficam em Barra Grande como a sustentável BGK Kite Camp e a elegante Pousada Manati, onde pode ver o sol nascer da varanda do quarto durante o mês de junho. Mas há outras pé na areia como Aimberê Eco Resort, em Coqueiros e Vila Itaqui Pousada, em Luis Correia.

Suíte da Pousada Manati é um dos lugares mais elegantes de onde ficar no Nordeste
Suíte da Pousada Manati

O Delta do Parnaíba é uma das três principais paradas da Rota das Emoções, tendo Parnaíba como ponto de partida para os passeios. Conheci algumas hospedagens, mas só recomendo a Pousada de Charme Casa de Santo Antônio. Para uma experiência mais sustentável, autêntica e econômica vale conhecer a Casa de Cabloco na Ilha das Canárias.

Maranhão (MA)

Este é o único Estado que posso dizer ter conhecido de ponta a ponta viajando por terra e para onde viajei mais vezes no Nordeste. Ele abriga os famosos Lençóis Maranhenses e um dos meus preferidos para ecoturismo – Chapada das Mesas.

Na capital São Luis, pode se hospedar em uma das casas coloniais centenárias do centro histórico. O Hotel Pousada Colonial é charmoso e simples ao mesmo tempo. No entanto, a melhor localização por segurança e proximidade dos atrativos é na praia, perto da Lagoa da Jansen. Por duas vezes fiquei no executivo Stop Way e uma no Veleiros Mar Hotel, ambos confortáveis e com bom custo-benefício.

Recepção no Stop Way é a dica de Onde ficar no Nordeste urbano
Recepção no Stop Way

Carolina é a melhor base para explorar a Chapada das Mesas com bate e volta diários. Nas duas idas fiquei na Pousada do Lajes e recomendo pela simpatia dos donos (viraram amigos) e o café da manhã. Localizada na entrada da cidade, facilita a saída para os passeios e oferece transporte para o centro durante a noite.

Tutóia é base para conhecer duas belas atrações: o Delta do Parnaíba e os Pequenos Lençóis Maranhenses. A Pousada Baluarte é simples e charmosa ao mesmo tempo, com detalhes bem regionais na decoração.

Mas o maior destaque da Rota das Emoções, pelo menos na época das lagoas cheias, é Lençóis Maranhenses e a base com melhor estrutura é Barreirinhas. Pode escolher ficar no centro com a comodidade de ter tudo próximo se hospedando na Hotel Pousada Buriti ou mais afastado com direito a praia particular. A Pousada Murici tem uma ampla área nas margens do rio Preguiças com acomodações simples em ambiente rústico e familiar.

Ceará (CE)

O Estado abriga um dos destinos de férias mais desejados pelos brasileiros, segundo pesquisa do Booking.com, e com reconhecimento internacional. Jericoacoara também já foi eleita entre as dez mais bonitas praias do planeta pelo jornal The Washington Post (1994); e a quarta melhor praia do mundo pelo portal The Huffington Post (2014). Ou seja, não sai de moda faz tempo e tive oportunidade de visitar duas vezes.

A Vila de Jericoacoara tem opções para todos os bolsos. Quem busca boa localização e estrutura, sugiro a Pousada Maxitalia onde fiquei na primeira vez. Se prefere algo mais refinado, deixo a dica da última viagem. My Blue Hotel tem um jardim bonito, piscinas e café da manhã pé na areia com vista. 

Quem deseja aprender kite surf, a região está entre as melhores do Brasil para começar. Algumas pousadas são escolas e tem todo o equipamento necessário. Visitei uma delas na Praia do Preá (na cidade de Cruz, onde fica o aeroporto mais perto de Jericoacoara) chamada Rancho do Peixe.

Praia do Preá vista do Rancho do Peixe é a dica de Onde ficar no Nordeste para quem gosta de kite surf
Praia do Preá vista do Rancho do Peixe

Se a ideia é fazer a Rota das Emoções com calma, uma parada em Camocin vale pelos hotéis de charme e praias desconhecidas. Visitei três opções e passei a noite no mais simples, por acaso o mais pé na areia dos três. No centro histórico fica o Hotel de Charme Casa São José com suítes e chalés bem decorados. Na Praia de Caraúbas há o sofisticado Hotel de Charme São José das Caraúbas, os dois hotéis de charme da mesma rede. Pousada Vila Mares, na Praia de Maceió, foi minha hospedagem por uma noite. Tem atendimento simpático e jardim no caminho para os quartos que leva até a piscina com vista para o mar.

Bahia (BA)

Ando desatualizada sobre Bahia, mas as colaboradoras Lilian Ackermann e Vanessa Brentano gostam bastante de levar seus filhos pequenos para os resorts no Estado. Para viagens em família, elas recomendam:

  • Ecoresort em Arraial D’Ajuda, praia próxima de Porto Seguro 
  • Iberostar Praia do Forte, praia próxima de Salvador

Acesso rápido: Maranhão | Piauí | Ceará |Sergipe | Bahia | Mapa | Destino mais bonito

Onde ficar no Nordeste no mapa

Booking.com

Para finalizar as dicas de onde ficar no Nordeste, respondo uma pergunta frequente: 

Qual o lugar mais bonito do Nordeste? 

Pessoalmente, acho os Lençóis Maranhenses na época das lagoas cheias o cenário mais bonito do Nordeste. Mas posso mudar a resposta quando visitar outros destinos e agora adapto a pergunta. Para você, o que é melhor no Nordeste? Clique para deixar sua resposta.

roberta martins caminha nos Lençóis Maranhenses
Nos Lençóis Maranhenses
Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.