Curtindo as cores do pôr do sol da piscina da Pousada do Lajes

Onde ficar na Chapada das Mesas

O sul do Maranhão é destino obrigatório para quem gosta de ecoturismo e as opções de onde ficar na Chapada das Mesas tem aumentado para atender a crescente demanda de turistas. Posso afirmar, porque voltei depois de três anos e notei algumas melhorias de estrutura. Felizmente, sem comprometer as belezas naturais, nem tirar o ar de rusticidade que combina tão bem com o cenário ao redor. 

Embora localizado no meio de três municípios, a melhor estrutura para visitar a Chapada das Mesas ainda está em Carolina. Também pela cultura e facilidade de acesso aos atrativos, não à toa a cidade é chamada de porta de entrada da Chapada. Voltei mês passado e acabei ficando na mesma pousada de 2015. Conto como esta agora e quais os planos para a nova Pousada do Lajes.

Suítes acomodam até três pessoas na Pousada do Lajes
Suítes acomodam até três pessoas na Pousada do Lajes

ENCONTRE OUTROS HOTEIS EM CAROLINA

Melhor ponto de partida: Pousada do Lajes

Se Carolina é a porta de entrada, Pousada do Lajes é o ponto de partida para os passeios na Chapada das Mesas por sua localização com saída direta para a BR – 230. Trecho da rodovia Transamazônica é a via de acesso para os principais passeios na região. Sendo Portal da Chapada e os Pilares da Chapada bem próximos. Além disso, quem cuida dos transfers e pacotes para os hóspedes é a Cia do Cerrado, o receptivo pioneiro em ecoturismo na Chapada das Mesas.

A pousada fica apenas um quilômetro distante do centro, mas o trecho inicial do caminho não é amigável para pedestres. Problema solucionado para quem contrata Cia do Cerrado. Quando o guia deixava o grupo na pousada, depois dos passeios, sugeria um local para o jantar e nos acompanhava ou marcava uma hora para buscar. Chegando ao centro, ainda pode dar uma caminhada e aguardar o veículo no local combinado. Quem não quer sair, pode pedir comida por telefone, um lanche no bar ou atravessar a rua. Do outro lado da rodovia, tem um restaurante caseiro com refeições fartas e atendimento amigo no almoço e no jantar – Rio Lajes. 

Área de lazer
Área de lazer

Como está a Pousada do Lajes

A pousada é como um condomínio horizontal, rodeado por muito verde, onde as pessoas interagem nas áreas comuns de lazer. Tem churrasqueiras, piscina com cascata, pracinha para os pequenos, salão de festas e de jogos, além do bar vendendo lanches e bebidas no mesmo local onde é servido o café da manhã.

Inclusive, sugiro acordar cedo e aproveitar o café da manhã com calma. Guloseimas típicas e básicas de um café continental somado aos sucos naturais e frutas da estação fazem o dia começar muito mais feliz. Embora estar rodeado pela natureza implique em insetos indesejados, a Pousada do Lajes continua com uma solução que eu já tinha gostado da outra vez. Os pratos ficam dentro de um expositor de vidro com quatro portas para cada um se servir à vontade. Só não vale sair e deixar aberto!

Buffet de café da manhã fica protegido dentro do expositor
Buffet de café da manhã fica protegido dentro do expositor
Frutas, pães e sucos no café da manhã
Frutas, pães e sucos no café da manhã
Adorei o bolo de roda
Bolo de roda

A propriedade oferece 32 suítes em duas opções de tamanho onde a maior diferença é o armário e mais espaço. Todas incluem uma cama de casal e duas de solteiro, ar-condicionado, frigobar, TV e WiFi gratuito.

Atualmente, parte da pousada esta passando por reformas e promete novidades para 2019. Estacionamento coberto, redário, entrada totalmente arborizada e energia gerada por painéis solares são algumas das ideias saindo do papel. Ser ainda mais sustentável é prioridade na Pousada do Lajes. Por isso tudo e pelo atendimento sempre amigável e prestativo que eu continuo recomendando.

Onde ficar na Chapada das Mesas: Pousada do LajesSuíte maior tem espaço para pendurar roupas Onde ficar na Chapada das Mesas: Pousada do Lajes

Minha suíte na Pousada do Lajes

Churrasqueiras

Quantos dias ficar na Chapada das Mesas

Três dias inteiros é o mínimo para valer a ida até lá, mas o guia Wellington garante que arruma atrativos diferentes para até 15 dias na região. Recomendo de 5 a 7 dias para quem gosta de fazer trilhas e não quer perder o básico. Fiquei 4 dias nas duas vezes e conto o meu roteiro na Chapada das Mesas aqui.

Tome Nota: onde ficar na Chapada das Mesas

Pousada em Carolina: reserve no site da Pousada do Lajes.

VEJA MAIS COMENTARIOS NO BOOKING

Pacotes para Chapada das Mesas: veja com a Cia do Cerrado.

E quem prefere uma viagem mais independente, pode alugar um carro em Imperatriz e deixar no estacionamento incluso na diária da pousada. Veja opções na Rental Car. Mas já aviso, agora  todas as atrações sãos pagas e as melhores exigem veículos 4×4 para chegar.

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. A hospedagem foi cortesia.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.