onde fica o caribe

Onde fica o Caribe?

A pergunta onde fica o Caribe? pode soar estranha para os amantes de mapas ou viciados em viajar, contudo, é mais comum do que se imagina. Alguns até sabem o que é o Caribe, mas não fazem ideia do quão próximo estamos de lá. Por isso, a resposta e a inspiração para uma viagem ao Caribe serão o tema deste artigo.

Onde fica o Caribe?

O Caribe ocupa 2.754.000 km2 do hemisfério norte. Esta no meio do continente Americano, posicionado entre a América do Sul e América do Norte e ao lado da América Central. Algumas ilhas como Barbados e Los Roques estão, respectivamente, a apenas 5h40 de voo direto de São Paulo (SP) ou 12 horas de carro e barco de Boa Vista (RR).

 

Daniela em Tulum, no México. Um dos lugares onde fica o caribe
Daniela em Tulum, no México

Saiba onde fica o Caribe que você pode pagar neste artigo

Cayo Largo del Sur, em Cuba
Cayo Largo del Sur, em Cuba

É formado por ilhas no chamado mar do Caribe, entretanto, algumas praias banhadas por esse mar são das outras Américas como as praias mexicanas ou litoral da Flórida ou a ilha sul americana Los Roques. Algumas ilhas são países ou estados, outras territórios ou divididas em dois países. Mas tudo fica no pacote praias caribenhas. Provavelmente motivo da confusão geradora da pergunta – Onde fica o Caribe?

Caribe é sinônimo de paraíso para quem busca calor o ano todo, águas mornas transparentes, areia branquíssima e a sombra dos coqueiros. Também tem a rica vida marinha, ruínas de civilizações antigas, histórias de piratas, a influência dos colonizadores europeus e mais… Cada ilha é fascinante e tem cultura própria, seja na dança, nas bebidas ou na crença.

Punta Cana, na República Dominicana. Um dos lugares onde fica o caribe
Punta Cana, na República Dominicana
E falando em Caribe, tem matéria minha sobre Barbados na Viagem e Turismo de janeiro
E falando em Caribe, tem matéria minha sobre Barbados na Viagem e Turismo de janeiro

Toda a região sempre esteve em meus sonhos influenciados por filmes românticos ou de aventura e páginas de revistas. E quando tive a oportunidade de colocar meus pezinhos naquela areia, descobri que a experiência é muito além do mostrado. Desde então, conhecer a fundo cada uma daquelas ilhas se tornou um dos meus objetivos. Por enquanto foram cinco: Cuba, Barbados, Providência, San Andrés e Santa Catalina. Mas os colaboradores tem ajudado a encher o Territórios com fotos e informações sobre México, Los Roques, Punta Cana, Curaçao e Key West.

Ainda seguem na lista de desejos: Aruba, Anguilla, Ilhas Virgens Americanas, San Martin, Bahamas, Bonaire, Ilhas Virgens Britânicas, Bermuda, Jamaica, Porto Rico, Trinidad, Turks e Caicos, St Martin e devem ter outras entre as mais de 1000 ilhas caribenhas.

Crane Beach, em Barbados. Um dos lugares onde fica o caribe
Crane Beach, em Barbados

O QUE FAZER NO CARIBE

Atividades não faltam para todos os estilos, exceto pra quem prefere o frio, e agora vou listar algumas linkando com os textos publicados por aqui:

1. Primeiro, o simplesmente não fazer nada em praias paradisíacas ou ilhota.

2. Na mesma linha, um passeio de barco para relaxar em alto mar ou alugar uma lancha para ter privacidade

3. Para colocar um pouco de emoção, interaja com tartarugas e golfinhos em mergulhos com snorkel

4. Pratique esportes como stand up paddle ou paraglider ou canoagem ou mergulhe com cilindro para dar aquela adrenalina

5. Procure os lugares mais inóspitos nas ilhas como penhascos ou explore uma caverna.

6. Visite as ruínas Maias em Tulum e Chichen Itzá.

7. Alugue um carro para ter mais liberdade em Barbados e Curaçao ou faça uma road trip até Key West.

8. Balance o esqueleto e entre no clima curtindo as famosas baladas ou passe o carnaval no Caribe.

9. Converse com locais o máximo possível.

10. Fique hospedado em um barco ou no resort onde a família real inglesa frequentava nas férias ou na casa de locais.

11. Pegue dicas e compre o nosso Guia 8 noites em Barbados.

12. E também tem compras, beber rum, conhecer a história, provar a culinária, passear de submarino… mais 10 atrações.

Um barquinho pelo caribe venezoelano. Um dos lugares onde fica o caribe
Um barquinho pelo Caribe da Venezuela
Key West, Estados Unidos. Um dos lugares onde fica o caribe
Key West, Estados Unidos

Planeje a viagem ao Caribe

Comece com as nossas dicas de planejamento e faça o checklist.

Reserve os hotéis no Booking, consiga as melhores taxas de câmbio barganhando com a Cotação e faça o seguro assistência em viagem utilizando o Mondial para os leitores do Territórios.

Receba dicas exclusivas por e-mail e ainda leve o guia 10 Grandes Experiências em Viagens se inscrevendo em nossa lista de assinantes . É grátis!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Quem faz câmbio, reserva de hotel, aluguel de carro e seguro viagem pelos links fornecidos, ganha descontos e ainda colabora com as despesas do Territórios.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

8 comentários

  1. Uma média de gastos para dois adultos e uma bebê entre passagens, hospedagens e alimentação, fora presentes?

    1. O destino mais econômico hoje é San Andrés na Colômbia e tenho várias dicas neste link https://www.territorios.com.br/category/colombia/san-andres/

      Em média seriam 250 dólares por dia sem contar extravagâncias, gastos extras e compras. A passagem consegue a partir de 1000 reais em promoção por pessoa, até dois anos não paga. Mas o melhor é consultar com um agente de viagens para ter preços atualizados.

  2. Fiquei curioso de ver as praias caribenhas!!!!!

  3. Qual é melhor época para ir ao Caribe?

    1. Depende da ilha e se está na rota dos furacões que vai de agosto a outubro. Por exemplo em outubro peguei 10 dias de chuva em Cuba, mas em outro ano peguei 9 dias de sol em Barbados no mesmo mês. Já novembro peguei bastante chuva em San Andrés. Primeiro deve escolher a ilha e depois verificar a melhor época específica para este destino.

  4. Olá , fiquei curiosa também para saber onde o Pablo fez o intercâmbio rs

  5. O caribe é paradisíaco. Conheci a parte caribenha do México e foi sensacional. Fiz um intercâmbio em Playa del Carmen uma cidade pertinho de Cancún e tenho muitas saudades de lá. Aprendi espanhol no México além de fazer várias amizades e curtir minhas férias ao máximo. Valeu a pena a minha viagem ao México. Adorei o seu post, muito legal.

    1. Kd a dica do curso com hospedagem?

Deixe uma resposta