western australia

Oeste australiano na Western Australia

Western Australia é um estado cheio de contrastes, do deserto de terras vermelhas às paisagens douradas do cinturão do trigo cheias de fazendas; de vinícolas a parques nacionais com árvores gigantes; de cavernas e rochas diferentes às praias de cor azul turquesa com golfinhos, baleias, pinguins e cangurus.

Wave Rock
Wave Rock

ENCONTRE HOTEL EM PERTH | LEMBRE DO SEGURO VIAGEM

Western Australia

O Estado ocupa a metade da área do país. Uma região que pretendo voltar e explorar com mais tempo e preparo. É um estado “selvagem” e pouco preparado para o turismo, pelo menos para o mochileiro. Têm muitas atrações, bons hotéis e uma capital com toda a infraestrutura. Mas saindo dos arredores de Perth não tem como transitar sem ter carro.

Pedalando ao redor da Rottnest Island
Pedalando ao redor da Rottnest Island
Encontro dos oceanos Indico e Pacífico no Cape Leeuwin, final da trilha Cape to Cape
Encontro dos oceanos Indico e Pacífico no Cape Leeuwin, final da trilha Cape to Cape

Pesquisando na internet descobri destinos maravilhosos, algumas praias consideradas as mais lindas da Austrália, mas não pude conhecer porque trem ou ônibus só passa 1 vez por semana. Muitos lugares são apenas 1 ou 2 ruas e parecem cidades fantasmas. Sábado à tarde, por exemplo, não encontramos nada para comer ou abastecer o carro. É arriscado chegar nesses vilarejos depois das 17 horas sem reservar hospedagem, não tem ninguém nem para pedir informação.

Mamooth Cave
Mamooth Cave
Quokkas, um tipo de canguro que só existe em Rottnest
Quokkas, um tipo de canguro que só existe em Rottnest

Existem algumas excursões caríssimas para os destinos mais conhecidos, mas tem tantos outros paraísos que é preciso aprender a dirigir na esquerda e rodar muitas horas. Dirigir já é uma aventura e o melhor jeito de conhecer a Austrália.

Experimentei fazer um tour de 1 dia, que parecia mais acessível, para ver as praias do sul e foi a excursão mais sem graça que já fiz na vida. Quase todos asiáticos, sem falar inglês direito, ou idosos na faixa dos 70 anos, nada contra esse público, mas ninguém interagia. O guia até tentava puxar assunto, sem sucesso continuava o roteiro. O pior foi ter ficado mais tempo nas estradas que nos lugares, que pareciam ser bem interessantes, o tempo em cada destino era entre 15 e 40 minutos. Cheguei a pensar em ficar por ali e voltar por conta, mas não encontrei transporte das praias para a cidade, teria que caminhar uns 20 km sem a certeza de ter transporte no dia.

Canguros albinos
Canguros albinos

 

 

 

 

Fiquei um pouco frustrada com essa falta de estrutura que dificulta vida dos mochileiros. E ao mesmo tempo motivada a voltar com carteira internacional e preparada para desbravar essas estradas. O que mais deu vontade de fazer foi a Trilha Cape to Cape que segue por 134 km da costa sudoeste passando por praias paradisíacas e desertas. Podendo dormir em barraca ou hostels pelo caminho. Todos que liguei diziam a mesma coisa – aqui só da para vir quem tem carro. O tempo também não colaborou, dos 8 dias apenas 3 foram ensolarados, nos outros choveu direto. Mas foi bom encontrar amigos e aproveitar um final de semana pelas estradas do Golden Outback, além de um dia pedalando na Rottnest Island. Em breve escrevo mais detalhes…

Tome Nota Western Australia

Alugue um carro e aprenda a dirigir na mão contrária. Voltar dirigindo pra Sydney pode sair até de graça, pois quase ninguém quer fazer esse trajeto. Veja valores e alugue carros na Austrália na Rental Cars.

Reserve um bom dinheiro para transporte e passeios se não tiver carro.

O TRANSPORTE para o aeroporto que foi o mais acessível, comparando com outras cidades. Tem o ônibus 37 que parte do Kings Park passando na George Terrace e Esplanade (ao lado do trem) e deixa no terminal doméstico por $8,70. Com esse bilhete peguei trem da zona 7 para Perth e o ônibus.

Vale a pena comprar o DAY RIDER (passe diário) por $9 e andar em qualquer transporte, mas só funciona a partir das 9 AM. Saindo mais cedo vai gastar pelo menos $17,40 por dia.

Não contrate o Margaret River one day tour da Pinacle Tours.

Visite o site da Cape to Cape trail. 

Nas estradas da WA
Nas estradas da WA

Veja mais fotos da Western Australia:

rottnest_island_western_australia_

Praia em Perth

Kings Park em Perth

wave rock na Western Australia

Memorial Anzac

Iate desejado

mandurah

Parada para tomar minha cerveja preferida na Austrália com vista

Pelicano no passeio de barco da Mandura Cruises

 

Praia na Penguin Island

Campo de golfe na Austrália

Golfinhos na Penguin Island

 

 

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Voltamos para Western Australia e tem textos novos:

Pelos canais de Mandurah 

Passeio animal na Penguin Island

Campo de Golfe – Cottesloe Beach

Índice – Mochilão Austrália

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

1 comentário

Deixe uma resposta