Ocean View

Ocean View, pousada típica em Providência


Quando fui procurar hospedagem no Caribe Colombiano, percebi muitas opções na casa de moradores. Mesmo as que se denominam pousadas, são suítes com entrada externa na mesma construção onde o proprietário mora. Passei quatro dias na Ocean View, uma pousada típica de Providência com vista para o mar.

Típica porque a ilha de Providência não tem hotel e a arquitetura das construções, em geral, é semelhante. Casas coloridas com jardim e cerca de madeira abusando das formas geométricas: quadrado e triângulo. São charmosas, rústicas e simples com atendimento mais pessoal, além do privilégio de serem rodeadas pela natureza.

Entrada do nosso quarto com vista para o mar
Entrada do nosso quarto com vista para o mar

Pousada Ocean View

A Ocean View tem esse nome pela localização na beira do mar, não é praia, mas tem um gramado, um banco embaixo de uma árvore e o oceano batendo de leve nas pedras. É uma casa de madeira com três opções de suítes conectadas com a área principal, onde é servido o café e os proprietários vivem, por isso, devemos entrar somente nas horas agendadas ou pedindo licença. São habitações para casal ou até três pessoas todas com chave e entrada independente.

A vista
A vista lateral

A suíte tripla é ampla, tanto o banheiro quanto o quarto. Tem frigobar, televisão, três confortáveis camas de solteiro, armário e ar condicionado (essencial para o calor e mosquitos). Diz ter wifi liberado, contudo, o sinal é bem ruim como em toda ilha. E a dica é manter a porta e janela bem fechadas por causa dos mosquitos, principalmente a janelinha do banheiro. Falando neste cômodo, outro detalhe típico é não ter água quente para o banho, acostume-se. E se falar alto, todos os outros visitantes e o donos vão te ouvir.

Interior do quarto da Posada Ocean View
Interior do quarto

Serviços, café da manhã e localização

Dentre os serviços disponibilizam o aluguel de moto, limpam diariamente o quarto e servem o café da manhã. O café é servido na sala da casa principal e tem hora marcada para acomodar bem todos os hóspedes. Cada grupo no seu tempo. O menu é diferente a cada dia, sempre com suco natural, café, leite e um prato podendo ser panquecas, torradas ou conforme a estação. Senti falta de frutas, mas entendi não ser hábito local. A comida é preparada pelo casal dono da casa com a presença da filha pequena, uma simpatia.

Panquecas e suco natural no café da manhã da Posada Ocean View
Panquecas e suco natural no café da manhã

A localização é boa na zona Lazy Hill, entre o centro e as praias mais movimentadas. No entanto, ficamos dependentes de transporte para a maioria dos lugares. Eu e Gardênia fomos a pé para o centro e praias, porém, Renata não teve este pique e gastou mais com táxi e moto-táxi. Um casal de alemães, hóspedes na outra suíte, alugou uma moto e ficou satisfeito com o local, afinal, lugar para estacionar é o que não falta.

A praia mais perto é Almond Bay e esta até Renata se animou a caminhar
A praia mais perto é Almond Bay e esta até Renata se animou a caminhar

O proprietário Marcos Robson foi bastante prestativo, nos forneceu dicas de turismo e os valores reais praticados na ilha, assim tínhamos noção para barganhar quando cobravam valores abusivos, prática comum na ilha. A Ocean View neste formato funciona há pouca mais de um ano, antes foi capacitada para receber professores para um projeto do governo, com o final do programa, abriu para turistas e eu recomendo.

Frente da Pousada Ocean View
Frente da Pousada Ocean View

Uma curiosidade: todo mundo na ilha se conhece, sendo quase todos com o mesmo sobrenome Robson e parentes do Marcos. Conversamos com algumas pessoas e chamou atenção todos os locais sempre nos falarem o nome completo, assim percebemos a familiaridade.

Inspire-se com o vídeo 10 dias no Arquipélago de San Andrés, Providência e Santa Catalina

Tome Nota Ocean View

POSADA OCEAN VIEW em San Felipe, fone +57 3134199818. Veja no site.

Atendimento em inglês e espanhol.

#JustFunCaribe é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor em parceria com Viajar é Tudo de Bom. Contamos com o apoio dos governos da Colômbia e San Andrés, bem como o trade local.

Fotos de Roberta Martins e Gardênia Rogatto.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.