Santo Antonio

O Santo, a Basílica de Santo Antonio em Pádua


Logo que cheguei a Padova, uma enorme igreja foi a primeira coisa a chamar minha atenção. Fixei o olhar nela de tal forma, enquanto caminhava com minhas mochilas buscando a hospedagem, que acabei passando do local e quase me perdendo. Então perguntei na recepção do hotel o que era aquela construção ali na frente e a resposta foi em tom óbvio por ser a igreja mais famosa da cidade: a Basílica de Santo Antônio.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os textos sobre a Itália

AGILIZE SUA VIAGEM
Seguro viagem é obrigatório na Europa: saiba como comprar online

Saia do Brasil conectado com o chip de celular da EasySim4U

Itália é incrível para viajar de carro. Saiba o que precisa para alugar um no exterior

Agende tours, transfers e ingressos agora ou saiba como funciona

Compra bilhete de trem na Itália
Uma das 8 cúpulas
Uma das 8 cúpulas

ENCONTRE HOTEL EM PADUA

Geralmente as igrejas mais visitadas na Itália são dos Duomos (catedrais). Em Padova, o Santo, como é conhecida por ali, domina disparado recebendo cinco milhões de visitantes por ano.

Fachada atualmente em obras
Fachada atualmente em obras

Basílica de Santo Antonio em Pádua

A porta de entrada
A porta de entrada

A construção da Basílica iniciou em 1232 com apenas uma nave para guardar a tumba do franciscano Antônio, morto no ano anterior. Passou por uma grande reforma até 1310, com a participação do pintor Giotto, e, desde então, artistas de diferentes épocas querem honrar o Santo com suas obras. Por isso, hoje é grandiosa composta por estilos diferentes como: cúpulas bizantinas, fachada românica, estrutura gótica e decoração barroca no interior.

Detalhe da porta de madeira
Detalhe da porta de madeira

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu, que não sou grande fã de visitar igrejas (fruto de uma viagem traumática com beatas para Fátima, mas que já foi superada), fiquei encantada com essa. Inclusive, acho que é a mais bonita que já visitei. Nos primeiros passos já dá pra sentir a energia boa e o olhar brilha com tanta beleza por todos os lados. Os afrescos, as esculturas, os altares, as relíquias e os devotos emocionados tocando a tumba de Santo Antônio.

Santinhos e souvenires são vendidos em barracas em frente à igreja
Santinhos e souvenires são vendidos em barracas em frente à igreja

A maior curiosidade fica na Capela das Relíquias, ali estão expostas a língua, cordas vocais e a mandíbula de Santo Antônio. No ano de 1263 abriram a tumba do Santo para acomodar as relíquias na igreja e, para surpresa de todos, apenas a língua e as cordas vocais estavam intactas enquanto o resto era apenas osso. Alguns dizem que foi um sinal de Deus confirmando os dons de pregação e ensino de Santo Antônio.

O Claustro no interior
O Claustro no interior

A língua e cordas vocais são de cor preta e nem dá pra ver direito. Mas a mandíbula exibe todos os dentes bem conservados, raro para uma época em que ninguém cuidava dos dentes.

Como não é permitido tirar fotos no interior, o leitor só vai entender o sentimento que descrevo aqui visitando a Basílica. É um passeio imperdível em Padova, principalmente para as mulheres loucas pra casar, o que definitivamente não é o meu caso. Agora, se eu já fiquei emocionada, imagina as devotas de Santo Antônio!

Curtindo o visual na sacada do hotel
Curtindo o visual na sacada do hotel

 

Vista lateral
Vista lateral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tome Nota

Vista do quarto no Belludi 37. Não me hospedei neste quarto, mas registrei para mostrar aos leitores
Vista do quarto no Belludi 37. Não me hospedei neste quarto, mas registrei para mostrar aos leitores

A Basílica fica aberta ao público das 6h20 às 19h e está localizada na Piazza do Santo. O museu Antoniano abre diariamente das 9h às 13h e das 14h às 18h na Piazza do Santo, 8. Para os devotos de Santo Antônio e casais apaixonados, a dica é se hospedar nos quartos com sacada e vista para a Basílica do BELLUDI 37. É um hotel boutique pequeno, elegante, confortável e com atendimento especial. Um dos proprietários é a brasileira Andrea, além de preparar algumas delícias do café da manhã, ela dá excelentes dicas, em português, sobre o que fazer na cidade. Leia o review do hotel.

Fotos de Roberta Martins, Leandro Gabrieli e Mauro Voltolina.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Conheça outras atrações com energia boa:

Templo Budista de Singapura
Detalhes da Mata Atlântica

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.