fbpx
Roteiro Curitiba

O que fazer em Curitiba: meu roteiro de 3 dias


Fui conhecer Curitiba do jeito que eu mais gosto: com os locais. Mas não qualquer morador, meus anfitriões eram blogueiros de viagem organizadores do Curitiblogando, evento com objetivo de mostrar a cidade para influenciadores digitais de todo o Brasil. Portanto, as melhores dicas do que fazer em Curitiba estão neste roteiro de sexta a domingo.

Dia 1 – Sexta – Chocolate e dois cartões postais de Curitiba

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
Museu Oscar Niemeyer
Museu Oscar Niemeyer

Cheguei na noite anterior e comecei o roteiro sozinha no Museu Oscar  Niemeyer (clique nas palavras em vermelho para ler os relatos ou links externos). Onde o prédio desenhado pelo arquiteto que dá nome à atração já vale a visita. No início da tarde fui ao encontro dos viajantes que já estavam na cidade recepcionados por Ledinara (Férias Now), a curitibana especialista em doces nos levou para tomar uma sopa de brigadeiro. Isto mesmo, meu almoço foi chocolate quente de entrada, sopa de brigadeiro quente com croutons de pistache como principal e brigadeiros variados de sobremesa. O restaurante remédio para qualquer tristeza se chama O Famoso Brigadeiro.

Cremosa sopa quente de Brigadeiro com Pistache
Cremosa sopa quente de Brigadeiro com Pistache

O que fazer em Curitiba: comer Brigadeiro O que fazer em Curitiba: comer Brigadeiro

Depois de tantas calorias, fomos caminhar no Jardim Botânico e visitar a famosa estufa. Inspirada no Kew Gardens e Crystal Palace, de Londres, a estrutura é um dos cenários mais fotografados em Curitiba. E a noite foi o lançamento oficial do Curitiblogando na Cervejaria Bier Hoff do Shopping Estação. Bar divertido para provar receitas alemãs e cervejas artesanais. Pedi joelho de porco com salsichas e a cerveja artesanal de coco com cacau.

Jardim Botânico
Jardim Botânico
  • Endereços
O que fazer em Curitiba: jantar joelho de porco
O que fazer em Curitiba: jantar joelho de porco

 

MUSEU OSCAR NIEMEYER na rua Marechal Hermes, 999. Bairro Centro Cívico.

O FAMOSO BRIGADEIRO na rua Fernandes de Barros, 1554. Bairro Hugo Lange.

JARDIM BOTÂNICO na Rua Eng°. Ostoja Roguski. Bairro Jardim Botânico.

BIER HOFF do Shopping Estação fica na Av. Sete de Setembro, 2775. Bairro Rebouças.

 

Dia 2 – Sábado – Cerveja, história e balada

A manhã começou com o Tour Cervejeiro na Micro Cervejaria Bier Hoff, a primeira cervejaria artesanal do Brasil. O próprio cervejeiro nos contou a história da cervejaria desde 2012 enquanto demonstrava todos os processos e os tipos de cervejas produzidas ali. Ao final teve degustação direto do tanque de armazenamento e visita à lojinha com embalagens promocionais. A minha cerveja artesanal preferida foi a porter Cocada Preta.

Tour Cervejeiro
Tour Cervejeiro

 

Antes de continuar, era preciso forrar o estômago e o restaurante recomendado foi o Oriente Árabe com entradas e comidas árabes deliciosas. Inclusive o chá de menta foi servido do jeito tradicional virando o bulê no alto.

Prato no Oriente Árabe
Prato no Oriente Árabe

O que fazer em Curitiba: almoço árabe O que fazer em Curitiba: almoço árabe

Então chegou a hora do Free Walking Tour no Centro Histórico com a amiga blogueira Carol (Mochilão Trips). Caminhamos quase três horas ouvindo histórias sobre as construções, grafites e pontos de interesse como:

Catedral Basílica Menor de Curitiba (1893)
Catedral Basílica Menor de Curitiba (1893)
Antiga Prefeitura de Curitiba e hoje centro cultural no Paço da Liberdade
Antiga Prefeitura de Curitiba e hoje centro cultural no Paço da Liberdade
Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba
Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba
Paço da Liberdade
Paço da Liberdade

E ainda teve Memorial de Curitiba, Mural Poty Lazzarotto, Rua São Francisco, Praça do Ciclista e Rua das Flores. Este último local do bondinho da Rua XV de Novembro e o Palácio Avenida das apresentações de Natal.

O final da tarde foi no Parque Tanguá para ver o pôr do sol que só apareceu nos minutos finais. Aqui deu vontade de chegar mais cedo para caminhar pelo parque e ver a cachoeira lá de baixo. Com tanta gente animada, claro que teve festa até altas horas da madrugada. A balada com dois ambientes tocando shows ao vivo foi no bar Soul Rock e a qualidade da música mais os amigos fizeram a noite ser perfeita.

Pôr do Sol no Parque Tanguá
Pôr do Sol no Parque Tanguá
  • Endereços
Cocada Preta, cerveja artesanal da Bier Hoff
Cocada Preta, cerveja artesanal da Bier Hoff

As cervejas da BIER HOFF estão presentes em vários endereços na cidade e o tour acontece aos sábados.

ORIENTE ÁRABE na rua Kellers, 95. Bairro São Francisco.

O transporte pra se locomover pela cidade foi uma cortesia da SERRA VERDE EXPRESS, a mesma do trem para Morretes, oferece passeios e translados em Curitiba.

Informações sobre o FREE WALKING TOUR no site.

BAR SOUL ROCK fica na rua Trajano Reis, 433. Bairro São Francisco.

PARQUE TANGUÁ na rua Oswaldo Maciel, s/n. Bairro Pilarzinho.

 

Dia 3 – Domingo – Feira de rua e muitos doces

No domingo foi preciso dividir o pessoal em dois grupos. Alguns foram fazer um tour de bike, pra conhecer a arte urbana da capital, seguido por um piquenique vegano no Jardim Botânico. Eu cai no grupo dos que precisavam se recuperar da noite anterior e começar devagar. Fomos caminhar na Feira do Largo da Ordem entre objetos de decoração, lembranças de Curitiba, roupas e livros. E opções para almoçar não faltam. Eu tomei um café da manhã tarde e cortei o almoço afim de me preparar para a próxima atração: o Curitidoce. Ledinara continuou nos levando para o caminho das guloseimas, agora em um tour profissional já relatado no último link.

Mesas na rua no Largo da Ordem
Mesas na rua no Largo da Ordem
  • Endereços
FEIRA DO LARGO DA ORDEM acontece desde 1973 todos os domingos das 09h às 14h, próxima ao marco zero na Praça Tiradentes.

CURITIDOCE sai aos sábados com encontros na Praça da Espanha, domingo foi excepcional para o nosso grupo. Agende pelo site FÉRIAS NOW.

Parte do grupo no Jardim Botânico
Parte do grupo no Jardim Botânico

ENCONTRE HOTÉIS NA CAPITAL

[/tab_item][/tab]

Booking.com

 

curitiblogando Territórios

Blogueiros da Rede Curitiba: Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Robson Franzói (Um Viajante), Leidinara Batista (Férias Now), Juliana Cristine (Juju no Mundo), Carol Moreno (Mochilão Trips)

Blogueiros convidados: Angela Sant’Anna (Apure Guria), Amanda Fernandes (Marola Com Carambola), Anna Barbara (Nós no Mundo), Daniele Polis (Trippolis), Denise Tonin (Viajante Solo), Dudu Monteiro (Dudu Afora), Eloah Cristina (Viaja, Bi!), Fernanda Scafi (Tá Indo Pra Onde), Isabela Bastos (The Life Of Isa), Juliana Rosa (Trip Feeling), Mariana Yusim (Viajadora),

Monique Renne (Melhores Destinos), Pamela Piazentin (Contos da Mochila), Patricia Furlan (Viagem de Fuga), Rafael Kosoniscs (Seu Mochilão), Rafael Leick (The Way Travel), Rafaella Machado (Viajando Sem Medo), Roberta Martins (Territórios), Sthefania Memelli (Sthe On The Road).

Tome Nota o que fazer em Curitiba

Para quem pode ficar mais dias em Curitiba, sugiro descer a serra de trem (vou contar em breve como foi o meu passeio frustrado para chegar a Ilha do Mel) e visitar os lugares que faltaram no nosso roteiro: Ópera de Arame e Parque Barigui.

O roteiro do Curitiblogando aconteceu no feriadão de 7 de setembro e a temperatura em Curitiba era de inverno gelado.

Hotel em Curitiba: dormi três noites no SAN JUAN ROYAL e uma noite no CURITIBA HOSTEL. Os dois são muito bem localizados e o primeiro tem um relato detalhado aqui.

Fotos de Roberta Martins e participantes do Curitiblogando.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.