Viracopos: o hub das Américas


Pensando no conforto dos passageiros em trânsito, o Aeroporto Internacional de Viracopos está fazendo uma série de melhorias no prédio atual, construindo o novo terminal de passageiros e prevendo ampliações para os próximos 30 anos. O aeroporto com a melhor condição climática do Brasil tem grandes planos para os próximos anos.

SAIBA COMO CHEGAR AO AEROPORTO DESDE SP

Área de embarque do aeroporto de Viracopos
Antigo corredor, virou sala de embarque com vista para os aviões

 

Viracopos

Em recente visita técnica percebi detalhes que já mostram algumas vantagens de voar por Campinas. Souberam aproveitar bem os espaços obsoletos transformando-os em novas salas de embarque oferecendo mais espaço e menor distância até a aeronave. No piso acima da área de embarque adaptaram uma grande sala para quem tem tempo de espera e quer fugir do tumulto. O Duty Free já está pronto na área internacional, apenas aguardando detalhes burocráticos para abrir as portas, e a área Vip está sendo construída. O estacionamento, para 2 mil carros, possui placas sinalizando as vagas em cada setor.

Ambientes com iluminação natural e vista para os aviões
Ambientes com iluminação natural e vista para os aviões

A primeira etapa das obras é prevista para maio de 2014, quando terá capacidade de receber 14 milhões de passageiros por ano, 6 mil veículos no estacionamento e 65 vagas para aeronaves. A pista será ampliada e o projeto prevê até a construção da quarta pista, além de outros terminais, quando alcançar 65 milhões de passageiros por ano.

 

O projeto do novo terminal foi criado pelos mesmos arquitetos do Schipol, o melhor aeroporto da Europa. Exibe arquitetura clean e sustentável, pensando na iluminação natural, aproveitamento da água da chuva e se preocupando em construir ambientes agradáveis e bonitos. Também terá terraço com bares para quem gosta de observar pouso e decolagem.

 
Maquete do estacionamento para 4 mil carros
Maquete do estacionamento para 4 mil carros

Aerotrópole

O aeroporto pretende se tornar o principal centro distribuidor de voos da América Latina durante a concessão da Aeroportos Brasil Viracopos. Ao mesmo tempo, planeja a construção de hotéis, centro de convenções, shopping centers, centros de distribuição, áreas comerciais e centro empresarial. Sem esquecer de um complexo multimodal com integração entre os transportes aéreo, rodoviário e ferroviário.

Novo terminal terá vista para as colinas e ampla área verde
Novo terminal terá vista para as colinas e ampla área verde

Todas essas informações foram passadas por Aluízio Margarido e equipe de marketing, engenharia e assessoria do aeroporto durante visita técnica.

Duty free está pronto
Duty free está pronto

Tome Nota Viracopos

Como ir e vir de São Paulo

Viracopos é uma boa opção para quem mora nas zonas oeste e sul de São Paulo, é mais longe dos outros aeroportos, 80 km, mas o transito flui melhor podendo levar, no mínimo, 1 hora. O transporte pode ser feito por táxi, aluguel de carro ou ônibus.

ÔNIBUS INTERMUNICIPAL sai de Viracopos e vai até a rodoviária do Tietê, e vice e versa, pela VB Transportes. O guichê de venda de passagens fica logo na saída do desembarque e a passagem custa R$ 18.

A Azul oferece ÔNIBUS GRATUITO, somente para seus passageiros, para alguns pontos em São Paulo. Ainda na área de desembarque pegue o ticket no guichê da Azul. Veja os pontos de partida e horários.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. É muito bom ver as melhorias que tão acontecendo nos aeroportos. Em cada viagem vejo os vídeos dos projetos e o que se tá planejando de melhorias para cada um. Guarulhos mesmo tem mudanças gigantes.

    Falando agora do aeroporto de Viracopos, a distância do centro de SP ainda faz diferença. Acabei optando por uma viagem da Gol ao invés da Azul justamente pelo tempo de deslocamento.

  2. Também acho bom Thiago. O aeroporto de Congonhas é a melhor opção, em relação a tempo, quando não tem trânsito complicado em São Paulo. Se precisar sair ou chegar lá em horário de pico, com certeza não é a melhor escolha.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.