Edam por Raul Botelho

Na terra dos queijos Edam

Foi nos arredores de Amsterdam que encontrei duas cidades pitorescas, Edam e Volendam, ambas historicamente ligadas à pesca e, com o passar dos anos, encontraram outra vocação.

Edam
Edam

Na terra dos queijos Edam

Edam está localizada a, aproximadamente, 20 Km de Amsterdam e, antigamente, tinha como atividade principal a pesca, porém com o passar do tempo acabou iniciando um grande investimento em pecuária e encontrando sua verdadeira vocação. Hoje tem as mais verdes pastagens para que suas vacas possam produzir o leite que se transforma no famoso queijo Edam, com seu gosto levemente adocicado e sua característica capa de cera vermelha que é mundialmente conhecido.

Apesar de ser emancipada desde 1357, a cidade mantêm sua característica de vilarejo onde todos se conhecem e se cumprimentam ao se encontrar
Apesar de ser emancipada desde 1357, a cidade mantêm sua característica de vilarejo onde todos se conhecem e se cumprimentam ao se encontrar

Fora da temporada dos queijos (alto Verão), Edam recebe poucos turistas e, como estive lá no Inverno, acredito que era o único não morador a andar pelas ruas, o que foi muito bacana, pois pude ver a cidade com sua vida normal e pacata. Foi só uma pena não ver o mercado de queijos funcionando.

Edam por Raul Botelho
Rotina da cidade

Destaca-se na paisagem da cidade as belas e encantadoras pontes levadiças de madeira. Datadas do século XVIII e XIX, serviam para atravessar os canais que cortam a cidade tal qual em Amsterdam, porém em menor número.

Ponte levadiça
Ponte levadiça

Voledam

Voledam fica a 3,2 Km de distância de Edam e é um antigo porto pesqueiro que tem hoje como atividade principal o turismo. Com aproximadamente 20 mil habitantes, faz questão de manter as tradições e ainda encontramos pessoas vestidas no típico traje holandês da região e seus tamancos de madeira.

Tamanco é o souvenir mais famoso
Tamanco é o souvenir mais famoso

A rua principal é onde funcionava o antigo porto e foi transformada em uma boulevard animada, cheia de lojas de souvenires, bares, restaurantes e barraquinhas dos melhores waffles do mundo. É um passeio agradabilíssimo caminhar por esta rua numa tarde de sol.

Boulevard
Boulevard

A cidade fica às margens do rio Ljselmeer e é muito procurada por velejadores e pescadores que podem alugar as embarcações, de todos os tamanhos, ali mesmo e sair para pescar ou velejar.

O lazer é velejar
O lazer é velejar

Pelo sua proximidade de Amsterdam e por sua tranquilidade típica, a cidade no passado atraía grandes artistas e intelectuais, tais como Pablo Picasso e Vincent Van Gogh, entre outros. Existe inclusive um hotel chamado Spaander, que é famoso por sua coleção de obras de arte que foram dadas como forma de pagamento de estadias por muitos dos artistas que lá estiveram no passado, antes da fama é claro.

Vizinha de Edam
Vizinha de Edam

Tome Nota Edam e Voledam

Como chegar: Para ir de Amsterdam, tome o ônibus 110 ou 118 na Amsterdam Centraal, sai a cada 30 min. O ônibus passa por Volendam primeiro e a próxima é Edam, aconselho ir a Edam primeiro e na volta passar por Volendam para ver o pôr do sol no antigo cais. É um passeio de um dia, mas que com certeza será recordado por anos, vale a pena.

COMPRE PASSEIOS NA TICKET BAR

Voledam por Raul Botelho
Pôr-do-sol em Volendam

edamedamedam

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Raul Botelho

Raul Botelho

Apesar de ser nascido em uma cidade pequena, no interior do estado de São Paulo, tive a oportunidade de conhecer várias cidades ainda muito novo, pois meu pai era motorista de caminhão e eu sempre aproveitava pra viajar junto, quando possível. Hoje percebo que foi nessa época, ainda criança que descobri a paixão por viagens, por novos lugares, novas pessoas e diferentes costumes.

1 comentário

  1. Minha dúvida era se valeria a pena uma visita no inverno. A resposta parece que é sim, né?
    Adorei a dica. Incluirei no meu roteiro! Haha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.