fotos da Estrada Real

Na terra de Tiradentes

Sabe aqueles lugares pra ficar dias tirando fotos sem pressa, intercalando com cultura, gastronomia e história? Em Tiradentes o olhar atento aos detalhes não vê o tempo passar enquanto absorve a história do Brasil pelas ruas de pedra; as emoções afloram ao ouvir uma orquestra filarmônica no altar da igreja matriz; o paladar delira com a sofisticação e simplicidade da culinária local e o pensamento voa longe nos trilhos centenários que levam à vizinha São João Del Rey.

Atualizado em agosto de 2019

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Veja todos os artigos sobre Minas Gerais

AGILIZE SUA VIAGEM
Ganhe tempo e independência viajando de carro. Alugue na Rent Cars

Encontre + de 3.400 hotéis em Minas Gerais

Rua Direita

Dona do centro histórico mais bem preservado do período colonial, foi fundada em 1702, por bandeirantes paulistas, e só levou o nome Tiradentes a partir da proclamação da República. Uma forma de homenagear o herói. Com o fim das reservas de ouro, ficou anos esquecida e assim manteve o patrimônio arquitetônico quase intacto. Foi uma das últimas cidades históricas da região a ser redescoberta para o turismo, portanto, parada obrigatória dos Blogueiros na Estrada Real.

Na terra de Tiradentes

Viemos de Ouro Preto, pelo Caminho Velho, e fizemos o seguinte roteiro a pé para ter as primeiras impressões:

Igreja Nossa Senhora das Mercês
A menina de cerâmica em frente a loja de artesanato era parecida com a menina que me abordou

Descemos na frente da igreja NOSSA SENHORA DAS MERCÊS rumo ao centro histórico. No caminho uma menininha perguntou se eu usava peruca e até puxou o meu cabelo para ter certeza, na verdade ela queria interagir e tirar fotos com a minha câmera como eu estava fazendo. Brincamos um pouco e este momento foi as boas vindas mostrando a simpatia dos locais.

Primeiro contato com os locais

Continuamos pelo LARGO DAS FORRAS, onde estranhei as charretes com adesivos da Hello Kit e Homem Aranha!? Passamos pela RUA DIREITA pisando no chão de pedra, dobramos na RUA DO CHAFARIZ, vi a CAPELA PASSOS DA PAIXÃO e subimos até alcançar a igreja Matriz de Santo Antônio. Localizada na parte alta, tem no horizonte as montanhas e abaixo a cidade, tudo estava ainda mais bonito com a luz do final da tarde.

Capela Passos da Paixão

Mas não me agradei de ver carros circulando e estacionados na frente das casas estragando meus cliques. Tive vontade de xingar o condutor da charrete Hello Kit cor de rosa quando parou bem na minha frente na hora da foto da igreja! A caminhada só não foi perfeita por causa das malditas charretes, então, mesmo se os filhos insistirem em andar, eu peço – não apoie este tipo de transporte que acaba com o charme da cidade. O problema não são as charretes, mas os enfeites delas.

Carros não deveriam circular no centro histórico

Orquestra na Igreja Matriz

A noite teve uma surpresa especial, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais junto com o Coral da UFMG se apresentaram na bela MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO. Em estilo barroco com fachada de Aleijadinho, é uma das igrejas brasileiras com maior quantidade de ouro utilizada na decoração. Imagina sentir toda essa beleza ao som de Bach, Purcell e o brasileiro Joaquim de Paula Sousa. Confesso mínimo conhecimento em música erudita. Apesar de apreciadora, apenas Bach era conhecido. Então achei bastante simpático o regente introduzindo instrumentos e informações aos expectadores novatos neste tipo de arte. Infelizmente, o padre não permitiu fotos.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Maria Fumaça em Tiradentes

E para encerrar nossa curta passagem por Tiradentes fomos andar de trem no domingo pela manhã. Pegamos a MARIA FUMAÇA e curtimos a viagem na locomotiva centenária, considerada a mais antiga do mundo em funcionamento ininterrupto. Ao total foram duas noites em Tiradentes, sendo um dia e meio passeando nas cidades vizinhas Carrancas e Bichinho, além dos minutos em São João Del Rey antes de pegar o trem.

Onde comer em Tiradentes

Prato principal com o melhor tropeiro da viagem

SANTÍSSIMA GULA
Gastronomia sofisticada em ambiente requintado e acolhedor. A chef Nancy Souza nos recebe com muita simpatia e oferece variadas entradas, todas deliciosas.

EMPÓRIO SANTO ANTÔNIO
Um pouco mais simples, oferece pratos típicos mineiros da entrada a sobremesa. Foi onde comi o melhor feijão tropeiro e costela da viagem.

O brinde dos blogueiros no Empório Santo Antônio
Entradas deliciosas
Entradas no Santíssima Gula

Tome Nota Tiradentes

EVENTOS CULTURAIS acontecem em determinadas épocas do ano, é bom verificar a agenda local para programar a viagem e quem sabe pegar uma apresentação clássica como tive a oportunidade de ver. Em janeiro acontece o Festival de Cinema e em agosto o Festival Gastronômico.

Na MARIA FUMAÇA sente do lado direito para um visual mais interessante, no esquerdo as fazendas predominam.

Arredores: Quem gosta de arte e artesanato deve visitar Bichinho, os amantes da aventura vão gostar de Carrancas e para continuar na onda histórica, reserve um tempo em São João del Rey.

Hospedagem em Tiradentes: PEQUENA TIRADENTES é uma graça de pousada. Os quartos são as casas coloniais, em menor proporção, formando uma cidade miniatura. Tem piscina coberta, sauna, loja de decoração e muita criatividade. Tudo exibe uma etiqueta e está a venda, do travesseiro ao aparador, por isso, nenhum quarto é igual e está sempre renovado.

RESERVE AQUI  | COMPARE VALORES NOS SITES DE RESERVA

Programação Gastronômica em Tiradentes

O chef Felipe Caputo será o responsável pela cozinha da segunda edição do  Fim de Semana Essencial da Pequena Tiradentes Pousada no fim de semana do dia 22 a 24 de novembro. Ele é responsável por uma cozinha de comida de verdade, saudável, moderna, descomplicada e fora do usual. Oportunidade de degustar um jantar super especial em um dos cantinhos charmosos de Tiradentes. Informações pelos telefones (32) 3355-1262 ou (32) 98847-0675.

Pequena Tiradentes

Veja mais fotos de Tiradentes:

tiradentes_minas_gerais_img_9589 tiradentes_minas_gerais_img_9579 tiradentes_minas_gerais_img_9572 Tiradentes Tiradentes tiradentes_minas_gerais_img_9773 tiradentes_minas_gerais_img_9767 tiradentes_minas_gerais_img_9762 tiradentes_minas_gerais_img_9597 tiradentes_minas_gerais_img_9596 tiradentes_minas_gerais_img_9594 tiradentes_minas_gerais_img_9580 tiradentes_minas_gerais_img_9569 tiradentes_minas_gerais_img_9568 tiradentes_minas_gerais_img_9557 Tiradentes

ER_inferior_banner_blogueiros_2013-01-21

O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de MochilãoPé na EstradaSegredos de ViagemTerritóriosTrilhas e AventurasViajando com Eles e Viagens Cinematográficas.

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.