fbpx
Museum week

Meus museus favoritos – Museum Week


Em clima de Museum Week, começo a semana contando quais os museus mais legais que já visitei no mundo. Também aproveito para explicar o que é e como participar da ação global que acontece entre os dias 13 e 19 de maio de 2019

Visitar museus está sempre presente no meu roteiro em qualquer viagem ou faz parte da rotina de lazer na cidade onde moro. Atração preferencialmente encaixada nos dias de inverno ou de chuva, mas nunca sem verificar as possibilidades de cada lugar. Afinal, em alguns o melhor pode ser aproveitar na rua com a luz do sol, em outros depende da exposição do momento e tem aqueles onde só a arquitetura e história do lugar já valem a visita.

Meus museus favoritos

Interior do Museu Dalí
Interior do Museu Dalí

Quando me perguntam qual é o melhor do todos, falo sem pensar no Museu Dalí de Figuéres. Mas em seguida já vem a lembrança das trilhas no nosso Inhotim, em Brumadinho; das obras de Da Vinci em tamanho real no Chateau Clos de Lucé, em Amboise; da pequena cidade Tolé que mais parece uma galeria a céu aberto e a lista vai longe… Tanto eu quanto os viajantes que contam suas histórias por aqui adoramos o tema e a prova está em 120 posts citandos museus pelo mundo.

O MUSEU DALÍ ser o meu favorito é algo muito pessoal por eu ter estudado o artista durante anos e até hoje as obras dele serem inspiração para o meu trabalho e devaneios. Além disso, o museu é considerado a última grande arte de Salvador Dalí inaugurado em 1974. Tudo ali foi concebido por ele em esboços desde os anos sessenta e nos faz imergir na sua jornada do início ao fim do século XX.

Reserve o passeio de um dia à Figueres e Girona, com ingressos para o Museu Dalí

Na visita é nítido que não sou a única influenciada por Dalí, a todo momento surge algo que já vi parecido em algum lugar, mas certamente aquela é a obra original. Algumas existe uma identificação, em outras surge uma repulsa, mas em quase todas há uma reação e, pra mim, quando o artista alcança este nível está entre os melhores. Tem desde joias, roupas, móveis, quadros, esculturas, filmes, textos e o que mais se atreva a imaginar, ou sonhar como sugere o Surrealismo.

O museu fica na Catalunia, Espanha, e a boa notícia para quem ainda não conhece é a visita virtual, mas nada substitui a presencial. Então coloque Figuéres na lista de viagens e aproveite que a Fundação Gala-Salvador Dalí está participando da Museum Week para descobrir curiosidades e novidades deste e outros museus com obras do artista.

Ambientes em visita virtual
Ambientes em visita virtual

 

O que é Museum Week?

logo-Museum-Week-2015-kl-300x206
Logo e hashtag

É uma campanha global promovida por gestores comunitários de museus e instituições culturais francesas em colaboração com o Twitter. Em sua segunda edição, a ação utiliza a internet para celebrar os museus e ampliar seus públicos de forma divertida e participativa.

Este ano são mais de 2200 instituições do mundo todo inscritas no desafio de estimular internautas a postarem e a compartilharem suas impressões sobre os museus, aproveitando para disseminar informações pouco conhecidas do público. Mais informações no site Museum Week 2019.

 

Como participar da Museum Week?

Acompanhe a tag mundial #MuseumWeek no Twitter durante esta semana e interaja usando a tag temática para cada dia:

Segunda 13 de maio

Terça 14 de maio #souveniersMW

Mostre as suas lembranças compradas em museus.

Quarta 15 de maio #architectureMW

Dia de descobrir histórias e provar que conhece os prédios, jardins e localização de algumas instituições.

Quinta dia 16 de maio #inspirationMW

Fotografe tudo o que seja relacionado às suas instituições favoritas e que seja inspirador.

Sexta 17 de maio #familyMW

Publique suas experiências em família nos museus pelo mundo.

Sábado 18 de maio #favMW

Conte o que mais gosta por meio de vídeos e fotos.

Domingo dia 19 de maio

Foto destaque de By Елена Гумерова (Own work) [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

6 comentários

  1. Eita, eu adorei! Um dia consigo visitar vários assim.
    Eu amo os daqui da minha cidade, tem alguns legais…
    Pretendo conhecer alguns desses 🙂

  2. Já fui a Bcn várias vezes, mas esse museu eu ainda não conheço. Aliás, preciso conhecer museus daí porque sempre que vou acabo fazendo de tudo, menos esse lado mais cultural. Normalmente vou pros festivais, que são imperdíveis tb! Vou pesquisar se é fácil chegar em Figueres de transporte público para ir em maio!

    1. Oi Larissa, é fácil sim. Fui e voltei de trem em passeio de um dia.

  3. OI Roberta,

    Obrigada por sua visita lá no @Mosaicosdosul, é minha primeira participação em uma blogagem coletiva da RBBV e estou adorando a oportunidade de conhecer os blogs. O seu é lindo, fotos maravilhosas e dicas ótimas. O Museu Dalí na Espanha está na minha lista de desejos, já que eu também adoro o artista. Se tiver oportunidade, visite o de Saint Petersburg também.

    Abraço,

    Claudia

  4. Adorei o post e o museu. Abcs de Berlim, Claudia – Brasileiros Mundo Afora

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.