tartarugas

Mergulho com tartarugas no Caribe


Entre as melhores recordações de Barbados visualizo tartarugas grandonas, com manchas marrom e casco alaranjado, nadando naquela imensidão azul. Elas circulam ao redor da ilha o ano todo e colocam os ovos nas praias entre os meses de maio e outubro. Em novembro nossos encontros foram somente no mar. Nos nove dias na ilha, foram quatro momentos e diferentes interações. Primeiro nos passeios de barco pela costa oeste, depois elas passavam embaixo da minha prancha durante a aula de stand up paddle e, no último dia, percebi uma surfando nas ondas de Crane Beach enquanto eu caminhava pela praia.

Siga @blogterritorios no InstagramLeia todos os artigos sobre o país            Siga no Instagram

Ainda falta reservar hotel? Veja os visitados em Barbados

Precisa de seguro? Saiba como comprar online

Veleiros na costa oeste de Barbados
Veleiros na costa oeste de Barbados

Tartarugas no Caribe

Tartaruga no fundo (foto de Trilhas e Aventuras)
Tartaruga no fundo (foto de Trilhas e Aventuras)

Destes, os únicos com garantia do encontro com as tartarugas são os passeios de catamarã. Apesar de clichê e super turístico, é atração indispensável para ver as praias por outro ângulo, praticar snorkel e nadar com os bichinhos. Em dias seguidos, fiz dois passeios de empresas concorrentes com roteiros iguais.

Voltando às tartarugas, já na primeira parada um tripulante se joga ao mar com iscas e não demora para elas aparecerem. Entretanto, o início foi frustrante por causa dos turistas eufóricos batendo pés ao mesmo tempo e querendo chegar perto dos animais. Me afastei e senti algo cutucar meu ombro, achei que eram meus amigos, mas era uma tartaruga linda me encarando! Ela seguiu em busca dos peixes usados como isca e me deixou faceira batendo pés, só me toquei quando chutei sem querer outra tartaruga e morri de pena. Tive o maior cuidado a partir deste momento. Elas vão e vem rapidamente nadando entre os banhistas e comendo os peixes. Mas só o tripulante ganha atenção delas por causa das iscas.

Cris curtindo o visual do barco
Cris curtindo o visual do barco
Cor do mar vira azul turquesa no fundo
Cor do mar vira azul turquesa no fundo

O mergulho relatado foi parecido em ambos passeios onde o roteiro são três paradas pela costa oeste para nadar com as tartarugas, explorar um navio naufragado e livre perto de uma praia. Sempre entre peixes coloridos e corais no local do navio. Entre uma parada e outra navegamos tranquilamente naquele mar azul turquesa observando as praias, resorts e mansões. Com olhar atento ao mar é possível ver as tartarugas acompanhando o barco e até o ligeiro peixe voador, mas este ficou na imaginação, pois quando me avisaram já havia sumido.

Passeio com Jammin’

Os dois passeios valeram a pena e recomendo, servem a mesma comida, tocam a mesma música e usam o mesmo tipo de barco, mas a empresa Jammin’ me ganhou pelo atendimento informal e animado. Os tripulantes tem personalidade e simpatia de sobra. Conversam com todos e, depois da segunda parada, colocam quem estava quieto para dançar. Tanto que ninguém queria ir embora quando atracamos no porto. As músicas foram ótimas, claro que tem as modinhas pirando algumas gringas, mas também teve clássicos do reggae e rock.

Atracando no porto de Bridgetown e nada da festa terminar
Atracando no porto de Bridgetown e nada da festa terminar

Outros diferenciais do Jammin’ foram o escorregador e colchões infláveis que renderam até ensaio fotográfico ao estilo “mulheres ricas” e muitas gargalhadas.

Me sentindo poderosa em alto mar depois de alguns rum punch
Me sentindo poderosa em alto mar depois de alguns rum punch

Passeio com Tiami

Quem prefere um atendimento mais formal e não se agrada do povo dançando animado, deve optar pelo Tiami. Contudo, talvez tenha sido o momento de eu estar viajando entre amigos e buscando o agito. Já houveram ocasiões em que eu optaria pelo Tiami para ter tranquilidade. O bom deste segundo dia de passeio foi beber menos e perceber melhor a paisagem.

Janela do barco Tiami
Janela do barco Tiami

Tome Nota

Barco Jammin' e os turistas
Barco Jammin’ e os turistas

Quem leva:

TIAMI CATAMARAN CRUISES

JAMMIN’ CATAMARAN CRUISES

Nas duas empresas, o passeio parte do porto e dura cerca de oito horas com serviço open bar (regado a rum e rum punch), almoço e equipamento para snorkel. No Tiami, o transfers está incluso e o uso do colete salva vidas é obrigatório dentro d’água. Não gostei desta parte porque prefiro deixar meu corpo leve para mergulhar.

Como alternativa para curtir as tartarugas sem os turistas eufóricos, existem lanchas particulares, barcos menores e com fundo de vidro, mas o custo é mais elevado. 

Barcos menores podem ser contratados por dia
Barcos menores podem ser contratados por dia

Veja outras dicas de passeio no roteiro completo de 8 noites em Barbados. Leia os textos sobre as praias de Barbadoso que fazer além das praias, aula de stand up paddle e roteiros de carro.

Essa viagem foi parcialmente patrocinada pelo Visite Barbados e alguns serviços no destino.

Fotos por Roberta Martins e Maurício Oliveira.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. Nossa que legal! Gostei muito das dicas de Barbados que você escreveu, estão me ajudando muito! Vou viajar agora no final do mês, espero que tenha muitas tartarugas para ver. Pretendo passar quase um mês com a minha família, você acha que vai ter coisas para fazer durante tanto tempo? Obrigada!

    1. Que máximo ficar um mês em Barbados! Certo que vai aproveitar todas as atividades e aquele tempo ocioso nas praias, inclusive voltar nas que mais gostou. Fiquei 8 noites e achei pouco tempo. Aqui tem o roteiro que fiz e sugestões do que faltou fazer https://territorios.com.br/8-noites-em-barbados/

      Procure conversar com os locais e vai descobrir ainda mais atrações, eles são muito simpáticos e atenciosos.

      Também escrevi o guia compilando todo o conteúdo publicado no Territórios com mapa e algumas dicas extras, pode ler no voo e consultar durante a viagem quando estiver offline. Está disponível na App Store e Hotmart https://territorios.com.br/guias-e-revistas/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.