Roberta Martins Trip of Wonders 2016

Melhores novidades, projetos e viagens em 2016

Se é possível definir uma palavra para este esquisito 2016, aqui no Territórios seria REVISITAR. No ano em que completamos uma década, surgiram oportunidades de voltar em alguns destinos e trazer informações atualizadas para complementar o conteúdo existente.

Países como Chile, Argentina, Colômbia, Indonésia, Curação, Austrália e Brasil ganharam destaque com doze viagens feitas por mim e as amigas Miriã Melo e Criz Azevedo. Embora o conteúdo publicado no Territórios seja escrito por vários colaboradores, neste ano fiz o trabalho praticamente sozinha. Por isto, apenas quem envia artigos nos meses mais recentes terá distinção como Viajante ativo a partir de agora. Os demais continuam com seu espaço no menu Quem Somos ou Leitores.

Pra resumir, Territórios completou 10 anos em maio; ganhou o prêmio internacional mais importante até o momento; teve o design remodelado e publicou 267 artigos. Foram 34 novas cidades e 3 países acrescentados ao menu: Bolívia, El Salvador e Singapura.

 

Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Fitur 2017
Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Fitur 2017

Prêmio Internacional

Pela terceira vez, a Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) escolheu o Territórios como o Melhor Blog de Viagens Brasileiro. Desta vez nas duas categorias: melhor conteúdo e popularidade. E o super presente de Natal foi ser selecionado pelas empresas de mídia e trade espanhóis – como Ibéria, El Mundo, Minube, Condé Nast Traveler, Trivago entre outros – como blog de viagens com melhor conteúdo entre mais de 50 países participantes!

Além do reconhecimento, os dois premiados ganham a viagem para participar da feira na Espanha agora em janeiro. O blog mais popular está em votação até dia 3 de janeiro e também estamos na disputa. Como nossa viagem já está garantida, sugiro votar nos outros.

 

Novo perfil no Instagram

Agora temos dois perfis na rede social! @blogterritorios mostra as viagens feitas por mim em tempo real, ou não, com imagens publicadas diariamente. A novidade neste fim de ano é o @tesaoporviajar, o perfil do T vai mostrar por onde ele passou e repostar fotos de quem usar a hashtag #TpeloMundo. Mas é preciso mostrar ou fazer o T com o corpo. Participe!

O bolo personalizado de mousse de chocolate com frutas estava maravilhoso

 

O T em 2016

Além de ganhar mais destaque no site e um perfil só pra ele no Instagram, o mascote do Territórios chegou a Ásia. Agora pode dizer que deu a volta ao mundo pisando em 5 continentes nos últimos três anos. Em 2016 foram 9 viagens pela América do Sul, Ásia e Oceania junto comigo, sendo 3 road trips. Pegamos 31 voos e pisamos em 37 cidades de 7 países.

 

Eventos e convites

2016 foi cheio de ações para promover o turismo nacional e internacional através do site e das redes sociais:

TRIP OF WONDERS – WONDERFUL INDONÉSIA

O Ministério do Turismo da Indonésia selecionou os melhores influenciadores digitais de cada um dos seus mercados de interesse e colocou o Territórios na lista Brasil. Em setembro fui convidada a participar da Trip of Wonders para conhecer algumas maravilhas da Indonésia junto com Instagramers e Youtubers dos Estados Unidos, África do Sul e Europa.

Trip of Wonders 2016
Trip of Wonders 2016

PROJETOS

Como vem acontecendo desde 2012, resgato a minha formação e experiência como publicitária para promover destinos e marcas por meio de viagens divulgadas em tempo real nas redes sociais. Depois, tudo vira conteúdo aqui e em diversas mídias, o que leva mais turistas aos locais contemplados. Os projetos a seguir foram idealizados por mim em parceria com outros blogueiros de viagem, receptivos, hotéis, governos e Sebrae.

  • #RotaFarroupilha
    Clique pra ler todos os artigos
    Clique pra ler todos os artigos

    O projeto de maior sucesso foram quatro amigas, e convidados, em busca das origens e novas atrações no interior do Rio Grande do Sul. Como resultado imediato, o alcance chegou a 56 mil pessoas em 925 mil visualizações nas redes sociais. Posteriormente foram mais de 7 mil compartilhamentos no Facebook, 12 mil no Flipboard e 87 artigos publicados até o momento nos 5 sites participantes. A ação gerou matérias em mais de 10 veículos de comunicação.

Rota Farroupilha

  • Clique pra ler todos os artigos
    Clique pra ler todos os artigos

    #JustFunChile
    Três amigas foram comemorar juntas os aniversários de seus sites em três destinos: Atacama, Vale de Apalta e Salar Uyuni (Bolívia). Até o momento foram publicados 55 artigos nos sites participantes e 180 imagens no Instagram.

Salar Uyuni 2016

FEIRAS

O T marcou presença em importantes feiras de turismo no Brasil como World Trade Market Latin America – WTM, em São Paulo, e Festival de Turismo de Gramado – Festuris.

VIAGEM PARA MULHERES

No Dia Internacional da Mulher, o Ministério do Turismo chamou para participar da campanha sugerindo destinos para mulheres viajarem pelo Brasil.

SUSTENTABILIDADE

O último convite do ano foi para inaugurar a primeira trilha acessível do Rio Grande do Sul. O município de Arambaré, com o apoio do SEBRAE-RS, criou um caminho até a Lagoa dos Patos com placas em braile e cordas de apoio para deficientes visuais.

 

Saiu na Mídia

Territórios e eu fomos notícia na mídia nacional e internacional. A página Saiu na Mídia está cheia de novas entrevistas para sites, jornais, revistas e rádio.

 

Era isso pra 2016, só não vou desejar Feliz Ano Novo porque ainda vou voltar para mostrar por onde andou o T. Aguarde!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.