Mayra em Maiorca

Mallorca e um outro carnaval


Quando decidimos visitar alguém que mora em algum destino ainda desconhecido, creio que a tendência é relaxar um pouco mais quanto aos planos de viagem. Afinal, quem nos recebe ainda diz: “Deixa comigo que já tomei conta de tudo!” Assim começou nossa viagem por Mallorca.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre a Espanha

AGILIZE SUA VIAGEM
Seguro viagem é obrigatório na Europa: saiba como comprar online

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Fiesta de Moros y Cristianos em Mallorca

Deixei nas mãos dela a programação e uma grande surpresa apareceu, junto com minha ignorância. Não conhecia a FIESTA DE MOROS Y CRISTIANOS de Sóller, no noroeste da ilha. Uma das celebrações mais genuínas dentre as riquíssimas comemorações festivas de tradição em toda a Espanha. Esta festa é celebrada em alguns lugares do país, utilizando um poder de espetáculo para reviver a história.

Festa na paria de Mallorca
Festa na Praia

Um pouco de história

Na Idade Média, durante a expansão islâmica, as populações que habitavam o noroeste da África juntaram-se aos árabes pela conquista da península Ibérica, desenvolvendo a civilização moura.

Mais tarde, durante o processo de Reconquista no século XIII, os mouros perderam grande parte do seu território.

Em 1942, quando os Reis Católicos conquistaram o Reino de Granada, os expulsaram da península. A maioria dos refugiados permaneceu no resto da África.

Numa tentativa de reconstituição de seus territórios, em 11 de maio de 1561, piratas turcos e argelinos invadiram o porto de Sóller, chegando com seus navios e ateando fogo.

Como como a festa de rua

Conhecida como ES FIRÓ, esta celebração representa o acontecido no 11 de maio e minha primeira impressão foi estar vivendo um carnaval em Mallorca, considerando os carnavais de rua do Brasil.

Festa nas ruas de Mallorca
Festa nas ruas

Como toda boa festa tradicional espanhola, esta também tem base religiosa, mas o que a deixa única é o estilo teatral que representa a história, aumentando o caráter lúdico da celebração. Os participantes da festa (uma outra maneira de chamar foliões), na maioria jovens do pueblo, dividem-se em dois grupos: os Mouros e os Cristãos.

Fogo na prefeitura
Fogo na prefeitura

As batalhas são revividas com muitas particularidades, reconstituindo as várias lutas que aconteceram durante este dia, dando um sabor ainda mais exclusivo à festividade. Fogos de artifício para simular bombardeios, disparos com espingardas de pólvora que simulam os tiros, fantasias que diferem os inimigos e são correspondestes à época medieval, espadas, armaduras e tudo o que pode compor um grande espetáculo visual.

Os mouros chegam de barco, atuando como se houvesse um grande bombardeio vindo dos barcos chegando pelas águas azul-piscina de Mallorca. Parece um ataque pirata de verdade!

Durante todo o dia, muito vigor é visto nas ruas, desde o porto até a praça da prefeitura, onde tudo termina com a vitória dos cristãos quando a prefeitura pega fogo.

A invasão na cidade, no centro de Mallorca
A invasão na cidade

Veja um roteiro para viagem em outra época

Es Firó é o carnaval de Mallorca

Os novos mouros
Os novos mouros

Mas… Onde está o carnaval da história?

Em toda a voracidade de rua. Bares lotados, “foliões” andando pelas ruas, dança, música, diversão, fogos de artifício e, um detalhe a mais: os mouros estão pintados com uma tinta preta e, como representação de sua invasão, sujam as pessoas que estão limpas ao redor. E sujam suas caras, braços, pernas e onde mais não estiver coberto com roupa. O resultado é que querendo ou não, vais sair um pouco mouro da batalha dentro da celebração.

Entrei no clima de Mallorca
Entrei no clima

ENCONTRE HOSPEDAGEM NA ILHA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Mayra Jinkings

Mayra Jinkings

Mayra Jinkings, em algum lugar entre a turista e a turismóloga, uniu o amor ao desbravamento de cidades ao amor pela escrita. Sente paixão pelo desconhecido e viaja sempre que pode, ainda que seja para a cidade mais próxima. Autora do O seu guia amigo de Barcelona.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.