fbpx
Palermos

Los Palermos de Buenos Aires


A cada dia que passa, um nome vai ganhando mais força na Argentina: Palermo. Mas o que é Palermo ou Palermos? Primeiro precisa-se definir o que é Buenos Aires, ou seja, não é tão simples assim.

Buenos Aires é o nome de um estado, o qual tinha uma capital que levava o mesmo nome, a qual sempre foi também a capital política do país, mas com o tempo ficou apenas como a Capital Federal e a capital estadual virou La Plata. Depois, no entanto, acabaram inventando um novo nome, que é o atual: Ciudad Autonoma de Buenos Aires, ou melhor, C.A.B.A.

Sendo uma das maiores conurbações mundiais, esta cidade agrega hoje quase 13 milhões de habitantes oriundos das mais diversas regiões do mundo, mas predominantemente povos de origem europeia, o que, curiosamente, faz dela o maior conglomerado de brancos do mundo, com aproximadamente 11 milhões de descendentes de europeus, mais do que em qualquer região urbana da própria Europa.

ENCONTRE HOTEL EM BUENOS AIRES CONSULTE VALORES

Plaza Guadalupe em Palermo Sensitive
Plaza Guadalupe em Palermo Sensitive

Como qualquer outra metrópole gigantesca, existem diversos bairros e todos eles tem as suas respectivas características e certa personalidade. Recoleta tem ares parisienses, Boca é onde se estabeleceram os imigrantes que sobreviviam trabalhando com ferros-velho, Once é o bairro dos judeus e do tango e assim por diante. Mas, afinal de contas, o que é Palermo?

Está buscando roteiro: Leia 5 noites em Palermo

Silos convertidos em lofts em Hollywood
Silos convertidos em lofts em Hollywood

Los Palermos de Buenos Aires

Estação em Palermo Bronx
Estação em Palermo Bronx

Palermo começou como um bairro de classe média, como tantos outros. Sempre foi considerado um bom lugar de se viver, próximo ao centro, mas sem aquela agitação, e no caminho para quem se dirige à região norte, onde está o delta do Tigre e diversos bairros nobres, próximo às saídas da cidade e aos principais parques. O nome foi ficando famoso, além ter uma sonoridade bonita e de fácil pronúncia em espanhol.

Espaço cultural Dain na rua Thames
Espaço cultural Dain na rua Thames

Aconteceu que os bairros ao redor de Palermo também começaram a se auto-incluir na região e o bairro foi crescendo em extensão. Por isso, as regiões próximas que não tinham nome muito definido, viraram Palermo também e assim por diante. No entanto, hoje essa área é tão grande que acabou virando outra cidade dentro de Buenos Aires, praticamente metade da antiga Bs.As. e atual C.A.B.A. chama-se Palermo!

Plaza Serrano, point mais agitado do Soho com feirinha 24hs aos sábados
Plaza Serrano, point mais agitado do Soho com feirinha 24hs aos sábados

Trilhos que separam Palermo Hollywood de Palermo Soho
Trilhos que separam Palermo Hollywood de Palermo Soho

Ainda por cima, uniu-se o que o próprio povo foi criando com o que os marqueteiros das imobiliárias foram inventando e, hoje em dia, há Palermos de tudo quanto é jeito. Desde os tradicionais Palermo Chico e Palermo Viejo, até o recém lançado Palermo Queens, onde antes era Villa Crespo. A região de Plaza Itália, devido à deterioração, o povo já apelidou de Palermo Bronx, o lugar onde estão os estúdios de TV e diversos bares e discotecas da moda chamam-se agora Palermo Hollywood e algumas outras regiões de Palermo possuem inclusive mais de um nome, como Alto Palermo ou Palermo Freud ou Palermo Sensitive, que fica nas proximidades do Shopping Alto Palermo e da Praça Guadalupe.

Mapa com os principais Palermos. Mais informações em Palermonline.com.ar
Mapa com os principais Palermos. Mais informações em Palermonline.com.ar

Plaza Armenia também no Soho
Plaza Armenia também no Soho

Dentro desse monte de Palermos, já há rumores de que Buenos Aires inteira vai se chamar Palermo futuramente. O bairro Congresso vai virar Palermo DC (em homenagem à Washigton DC nos EUA), a região do centro vai se tornar Palermo Dowtown, San Telmo será Palermo Vintage (devido aos antiquários), La Boca será Palermo Village, Puerto Madero será Palermo Docklands (em homenagem ao bairro de Londres), Recoleta vai ser Palermo Recoleta e por aí vai. Criatividade é que não falta e realmente Palermo merece ganhar destaque, pois é um nome simpático e tem alto astral o que faz bem ao portenho. Nome oriundo do sul da Itália e todo mundo gosta. Viva Palermo!

Antigo Puerto Madero, futuro Palermo Docklands?
Antigo Puerto Madero, futuro Palermo Docklands?

Leia dicas de Buenos Aires nos posts:

Onde comer em Buenos Aires
Aguçe os sentidos no Rosedal
Carnaval com tango

Tome Nota Palermos de Buenos Aires

Palermo Soho: epicentro da maioria dos hotéis boutique e dos melhores restaurantes, este Palermo vem ganhando destaque como um dos principais pontos turísticos da capital argentina. É o mesmo conceito dos Sohos de Nova Yorque, Hong Kong ou Londres: bares descolados, restaurantes modernos, livrarias incríveis e lojas de todos os tipos. Deve ser percorrido a pé.

Tudo indica que a origem do nome é pela capital da Sicília. Por sua vez, deriva da palavra grega Panormus que literalmente significa “todos os portos”.

Com Nina no Casa Cruz
Com Nina no Casa Cruz

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Augustin Tomas o'Brien Caceres

Augustin Tomas o'Brien Caceres

Criado em uma família onde se falava espanhol, português, portunhol, italiolo e algo de inglês. Sempre se interessou por outros idiomas e hoje mora nos Estados Unidos e trabalha com comércio internacional na LE Group Industries.

5 comentários

  1. E Palermo continua crescendo. Acabam de surgir outros tres novos: Palermo Green, Palermo Dead e Palermo Iindustrial.

    Palermo Green
    Una zona probable delimitada entre las avenidas Córdoba y Corrientes, y Medrano y Jean Jaures. Hasta hace poco la denominación era Abasto por su cercanía con el ex mercado y actual shopping.

    Palermo Dead
    En los alrededores del cementerio de la Chacarita, donde está ubicado el Barrio Los Andes. También hubo una primera insinuación de llamarlo Chapalermo, pero ahora se habla de Dead.

    Palermo Industrial
    La ubicación probable podría ser sobre los bordes del actual barrio La Paternal.

  2. gostei

  3. MUY BUENO EL ARTICULO.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.