Búzios

Litoral Fluminense

Dizem que as praias mais bonitas do Brasil ficam no estado do Rio de Janeiro. Ainda quero viajar mais para afirmar isso, mas já posso dizer que água cor de esmeralda recortada por pedras de diferentes formatos e rodeada pela mata atlântica tem oferecido combinações encantadoras como vi em Búzios.

Praia do Canto
Praia do Canto

Armação dos Búzios

Estátua da Brigit Bardot, atriz trouxe a fama nos anos 60
Estátua da Brigit Bardot, atriz trouxe a fama nos anos 60

Depois da capital, Armação dos Búzios é a mais badalada e famosa delas. Além das belezas naturais espalhadas em mais de 20 praias, apresenta excelente infraestrutura, opções para praticar esportes e vida noturna agitada. O centro é repleto de lojas, agências de viagem, cafés, bares e restaurantes de todos os preços, principalmente aglomerados na Rua das Pedras e na Orla Bardot.

O nome da Praia da Tartaruga vem dessa montanha
O nome da Praia da Tartaruga vem dessa montanha

Caminhando pela rua das Pedras, uma agência ofereceu um passeio interessante para quem está sem carro e quer visualizar algumas praias antes de escolher as melhores. E assim fui conhecer parte de Búzios, à bordo de um jeep, com um guia explicando curiosidades e opções de cada praia. Partimos do centro, em direção à ponta da enseada, parando nos mirantes e em alguns pontos para sentir a água tocando na areia até alcançarmos a Praia da Ferradura. Ali o motorista pode marcar uma hora para buscar ou fornece o telefone da agência, ficando disponível até o final da tarde.

Areia vermelha no canto escondido da Praia do Forno
Areia vermelha no canto escondido da Praia do Forno
Praia do Forno vista do mirante
Praia do Forno vista do mirante

Entre sol e chuvisco, a bela Praia da Ferradura estava lotada e pedia uma caminhada. Já tinha pesquisado sobre trilhas na Internet e fui atrás do caminho que levava para a Ferradurinha. O guia aconselhou perguntar nos bares, estes não sabiam informar e continuamos pelo mapa que indicava caminhos de terra. Para nossa triste surpresa, no lugar dos caminhos havia muitas casas em construção e nenhum trabalhador sabia informar, apenas indicavam a avenida que chegaria perto. O lugar desejado parecia estar bem próximo, mas acabamos dando um longa volta pelo asfalto até a Praia de Geribá. Onde nos informaram que Ferradurinha era só passar atrás daquele condomínio luxuoso nas pedras, apontavam as pessoas.

Caiaque na Praia da Ferradurinha
Caiaque na Praia da Ferradurinha
Mar agitado na Ferradurinha
Mar agitado na Ferradurinha

Finalmente chegamos na praia que considerei a mais bonita, formações rochosas lapidadas pela água e vento formam piscinas tranquilas e, logo atrás das primeiras pedras, o mar mostra sua força batendo nas rochas com violência. Mas essa beleza era apenas olhando em direção ao mar, o outro lado foi mais uma decepção. Apenas uma pequena faixa de areia pública e todo o resto cercado com placa de propriedade privada do tal condomínio luxuoso. A visão era uma grande área verde vazia contrastando com a pequena faixa lotada de cadeiras e guarda-sóis para alugar. Pode isso? Quem autorizou o condomínio a se apropriar de toda essa área?

Passarela entre os restaurantes levam para a beira da Praia de Manguinhos
Passarela entre os restaurantes levam para a beira da Praia de Manguinhos

Foram 3 dias nublados para conhecer a região, dois em Búzios e um entre Arraial do Cabo e Cabo Frio. Apenas no último dia o sol veio timidamente acompanhado de um vento fresco. E neste descobri a Praia de Manguinhos, mais tranquila por ser afastada do centro e com uma boa estrutura de restaurantes sofisticados à beira mar. Foi o ambiente mais agradável, contudo o sol deve ter influenciado essa opinião e estou decidida a voltar com garantia de tempo bom.

Praia de Manguinhos
Praia de Manguinhos

Dicas Búzios

Não vá no feriado de finados. Segundo os moradores chove sempre e nos comprovamos isso.

Preste atenção nas estátuas de bronze espalhadas pela cidade, vão de crianças, pescadores até celebridades.

Não deixe de ler o post sobre Bebentuário

Vista da pousada de noite
Vista da pousada de noite

Tome Nota

Hospedagem: POUSADA PORTA DO CÉU foi extremamente aconchegante e com um visual 360 graus da enseada. Localizada no morro mais alto e sem nenhuma barreira impedindo de ver o mar seja da piscina, do mirante ou da janela do quarto. É afastada, mas foi muito tranquilo andar a pé alguns minutos. Quando choveu forte o táxi dali até o centro custou uns R$15. Peguei uma promoção no Booking, pois não é uma opção econômica.

Passeios: para o passeio de Jeep e um dia em Arraial do Cabo e Cabo Frio contratamos a agência STYLUS.

Transporte público: tem micro-ônibus e vans terceirizadas que percorrem a Estrada José Bento Ribeiro Dantas, a rua principal da cidade. Custa menos de R$ 3 conforme o trajeto. Usei para voltar de Geribá e Manguinhos sem precisar esperar muito na parada.

Como ir: Partindo de São Paulo, pegamos ônibus interestadual na rodoviária do Tietê e viajamos de madrugada na ida e na volta. Foram cerca de 9 horas de sono, apenas interrompidas pelo frio do ar condicionado. Leve um casaco mais grosso e use calça.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Leandro Gabrieli e Roberta Martins.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

5 comentários

  1. É Fábio e Thais, preciso voltar num dia ensolarado e pesquisar mais sobre essas trilhas. Tem que ter um jeito né?

  2. Amo a Ferradurinha, melhor de todas. Realmente é muito triste vermos nossas belezas sendo vendidas dessa forma.

  3. As praias do Rio são sensacionais, gosto muito de Búzios para hospedagem e noite, mas prefiro as praias de Arraial. Que absurdo esse caso do condomínio, né? Péssimo. Quando estivemos lá fomos até um mirante na praia de Geribá, mas tivemos que passar dentro de um condomínio também. Meio chato andar a pé nesses condomínios de luxo, mas rolou, a vista lá de cima da praia de Geribá e de Tucuns valeu a pena. Abs.

  4. Como tu falou no post Roberta, pra mim a praia da Ferradurinha é a mais linda. Fui bem cedinho pela manhã, não tinha ninguém e o lindo sol deixou ela ainda mais deslumbrante… Podes crer que essas praias sem sol não ficam a mesma coisa!!!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.