vida selvagem

Lewa e a preservação da vida selvagem


Lewa, no centro do Quênia, é um lugar especial e propício à fortes emoções. Se eu enchia os olhos de lágrimas vendo um filhote de rinoceronte, uma família de elefantes brincando ou só de ver o sol se pôr nas montanhas, imagina a Kate que foi pedida em casamento pelo príncipe William neste visual!

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram       Leia todos os artigos sobre o país
Precisa de seguro? Pegue o cupom de desconto aqui
Elefantes adolescentes brincando
Elefantes adolescentes brincando

Foi onde fiz o meu primeiro safari e me deparei com as paisagens mais interessantes do país, pelo menos entre os lugares por onde passei. Em Laikipia, a região do parque, a savana se mistura com as montanhas, tons de verde disputam espaço entre as tonalidades de amarelo e algumas espécies de animais, como a zebra e a girafa, são ainda mais bonitas. Aliás, zebra é o que mais se vê em Lewa, depois são guepardos, antílopes e elefantes, daqueles grandões que o nosso guia mostrou de longe porque podem ser agressivos.

Quênia verde e amarelo em Lewa
Quênia verde e amarelo em Lewa

Lewa e a preservação da vida selvagem

Rinoceronte negro ameaçado de extinção
Rinoceronte negro ameaçado de extinção

LEWA WILDLIFE CONSERVANCY é menos famoso e parece ter menos variedade de animais que Amboseli ou Masai Mara, mas vem sendo reconhecido como um santuário de proteção e observação de animais em risco de extinção. O trabalho feito por lá vem de longa data (antes de virar centro de conservação) e tem mostrado bons resultados, principalmente, em relação ao rinoceronte negro e a zebra grevy. O parque possui a maior concentração no mundo desses animais e não encontrei rinoceronte em outro lugar no Quênia.

Girafa e zebra grevy
Girafa e zebra grevy

Leia o artigo Os selvagens animais africanos e a foto da semana O contador de rinocerontes

Safari a cavalo
Safari a cavalo

Já deu para notar que safari é a principal atração em Lewa, mas não única e pode ser feito de diversas formas: a pé, montado em um cavalo, durante um brunch na savana ou do jeito tradicional, dentro de um jeep.

Brunch na savana
Brunch na savana
O jeito tradicional de fazer safari
O jeito tradicional de fazer safari
Cheeta em Lewa
Cheeta em Lewa
Leão guiou o safari noturno
Leão guiou o safari noturno
Estradas pela savana
Estradas pela savana
Zebra solitária na estrada
Zebra solitária na estrada

Por fim, prefiro considerar como a experiência mais rica em Lewa todo o contato com a vida selvagem, desde o acampamento até se sentir uma poeira no meio daquela natureza tão diferente e grandiosa. E assistir ao sol nascer e se pôr são momentos obrigatórios todos os dias.

Vista ao entardecer
Vista ao entardecer
Ponto onde passa a linha do Equador
Ponto onde passa a linha do Equador

 

Doces deliciosos Tusks Bar
Doces deliciosos Tusks Bar

 

Veja todos os posts sobre os 10 dias no Quênia:

Luxo e vista no Hemingway’s Nairóbi

Meu encontro com os Masais

Sea Safari e os dias em Diani Beach (vídeo)

Acampamento luxuoso e selvagem no Olare Mara Kempinski

Dois dias na capital do Quênia

Um dia no Kisite Marine Reserve

O paraíso no Quênia (vídeo)

Babies africanos

Orfanato de elefantes (vídeo)

Voo de balão

17 coisas pra fazer antes de morrer

10 dias em 1 minuto (vídeo)

Fotos da Semana: CamaleãoLeopardoBaobáDia Mundial do LeãoEstrela do mar e Girafa.

Tome Nota 1

Onde ficar: é importante avaliar as atrações, transporte e estrutura da hospedagem porque ficamos isolados. Eu adorei o LEWA SAFARI CAMP e conto os detalhes neste artigo. O safari camp disponibiliza um livreto com os animais que podem ser encontrados durante os safaris. Ao lado de cada nome tem um quadradinho para marcar e risquei vinte e um mamíferos e cinco aves visto em dois dias de safari. Só faltou ver o leopardo para completar os big five já no primeiro dia.

Como chegar: de carro ou avião, Lewa está 260 km distante de Nairóbi pela rodovia A2 e tem uma pista de pouso com voos para os os principais pontos do país. Dalí voei para Maasai Mara.

Quando ir: entre julho e fevereiro para evitar as precipitações.

Pista de pouso em Lewa

Tome Nota 2

Ali perto fica o Mount Kenya (5.199), o segundo ponto mais alto do continente africano, visível desde Lewa quando o céu está limpo. Antes de chegar ao parque, viemos de carro de Nairóbi, paramos para almoçar e ter uma melhor visão da montanha. As nuvens esconderam o topo do monte, mas não atrapalharam o delicioso almoço indiano com vista no Tusks Bar do FAIRMONT MOUNT KENYA SAFARI CLUB, hotel ponto de partida para os aventureiros que vão subir a montanha ou fazer safari nos arredores. O destaque também é pela Linha do Equador que passa por ali. 

Mount Kenya visto do avião
Mount Kenya visto do avião

Esta viagem foi patrocinada pelo Kenya Tourism Board.

Fotos de Roberta Martins e Alvaro Prange.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.