Sobrado José Francisco Lippi

Sobrado José Francisco Lippi: um museu especial em Teresópolis


Visitar um museu memória, de cidade do interior que não tem nada a ver com a sua vida, pode ser mais especial do que se imagina. No Sobrado José Francisco Lippi é assim, uma apresentação cativante vai nos envolvendo de forma crescente a ponto de transformar uma passagem rápida em passeio de um dia em Teresópolis.

Sr. Lippe e professora Regina
Sr. Lippe e professora Regina

Só não passamos o dia porque havia uma agenda a cumprir no Encontro de Viajantes Intrip em Teresópolis. Porém, atrasamos tudo porque a vontade era ficar horas de papo com o casal Lippe ou explorando cada cantinho da propriedade. O Sobrado José Francisco Lippi também é um centro cultural com muito espaço para adultos e crianças.

A professora Regina e o Sr. Lippi nos esperavam na porta com largos sorrisos e trajes de época. Nos chamaram para o jardim pra ouvirmos a história da casa e como foram parar ali. São herdeiros e, quando decidiram se mudar para Vila Nova, encontraram um vasto acervo de relíquias guardados no porão. Local que permaneceu fechado por vinte anos e estava em péssimas condições.

A descoberta só ganhou valor depois de uma bela limpeza e boa vontade dos moradores locais. Ver o movimento na casa fez os vizinhos trazerem a tona histórias cotidianas e fatos históricos desde o século 19. Documentos, cartas e objetos antigos não apenas guardavam a memória da família Lippe, como também de Vila Nova e até da história do Brasil.

Segundo piso exibe decoração do século 19 com objetos originais
Segundo piso exibe decoração do século 19 com objetos originais

Leia Roteiro de fim de semana em Teresópolis

Visita guiada no Sobrado José Francisco Lippi

Após a introdução temática, Regina nos convida para uma visita guiada pelo museu. O acervo no segundo andar foi montado com as relíquias encontradas e doações de amigos e moradores de Vila Nova. Paredes repletas de fotografias, um telefone a manivela que ainda funciona e os ambientes decorados nos levam aos séculos passados. O casal se divide para atender o nosso grupo e vai contando as curiosidades dos objetos mais interessantes. Alguns precursores de tantos usados nosso dia a dia ou completamente inúteis nos dias de hoje.

O primeiro andar é mais íntimo e de uso do casal, embora também seja área de exposição aberta ao público. Ali exibem suas diversificadas coleções e hobbies como cinema e culinária. E chegando a cozinha vem o encantamento fatal, doce de abóbora e cascas doces de bergamota como cortesia. Ela pega as frutas da estação no seu pomar e faz doces para vender aos turistas, mas sempre tem uma provinha bem servida na saída da casa.

Doces feitos com alegria pela Regina
Doces feitos com alegria pela Regina

Quando o passeio parecia chegar ao fim, descobrimos uma área verde enorme com caminhos pedindo para serem percorridos. No pátio encontramos o lado criativo e sustentável do casal Lippe. Uma capela, mesas, floreiras e dezenas de objetos, feitos por eles reaproveitando materiais, dividem o espaço com árvores, flores e obras de arte.

Assunto de sobra com Regina

E eles continuaram caminhando conosco, contando histórias, respondendo perguntas e tirando fotos na maior energia. Mostraram o galpão onde realizam eventos e recebem alunos das escolas e insistiram para voltarmos com mais tempo. Afinal, ainda tinha a horta nos fundos e assunto de sobra.

Pátio com obras de arte Criações sustentáveis A casa vista do pátio

Capela Ecológica
Capela Ecológica
Nosso grupo animado no final do passeio
Nosso grupo animado no final do passeio (foto: Carol Moreno)

Segundo piso exibe decoração do século 19 Mala de antigamente é praticamente um guarda roupa Coleções Pátio visto da janela Caminhos no pátio Detalhes charmosos

Tome Nota

SOBRADO HISTÓRICO JOSE FRANCISCO LIPPI localiza-se no km 15 da estrada Teresópolis – Nova Friburgo, no distrito de Venda Nova. Cobra ingresso simbólico e abre aos finais de semana e feriados entre 13h e 17h30. Outros dias, horários ou eventos podem ser agendados pelo e-mail sobradohistorico@yahoo.com.br ou telefone (21) 2644.7076. Mais informações no site.

Hotel em Teresópolis: nesta viagem ficamos muito bem instalados na POUSADA TERÊ PARK. Em breve, trarei o relato sobre a experiência de dormir no meio da natureza com barulho da araras.

Organização: Fábio Lima (INTRIP)

Convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Cris Stilben (Cris Pelo Mundo), Rafael Miranda (Para Viagem), Zelinda Aêreas (Em Cantos Fotográficos), Denise Tonin (Viajante Solo), Gabi Pizzato (Devaneios de Biela), Roberta Martins (Territórios), Gardenia Rogatto (Não Pira, Desopila), Carol Moreno (Mochilão Trips), Mauricio Oliveira (Trilhas e Aventuras), Fabio Pastorello (Viagens Cine), Lily e Julio (Apaixonados por Viagens), Naira e Eduardo (Embarque na Viagem), Dhebora e Rafael (Carioca Sem Fronteiras), Thais Costa (Viagem em cena) e Gilson Fumaça (Favela Scene).

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.