jardim botânico do deserto

Jardim botânico do deserto


Era primavera quando cheguei ao Arizona com uma tarde e noite livre em Phoenix e algumas opções para passar o tempo. Perguntei na recepção do hotel qual seria a mais indicada para conseguir ver o pôr do sol em algum lugar legal da cidade e o Desert Botanical Garden foi a resposta.

DESERT BOTANICAL GARDEN (fundado em 1939) é um jardim botânico especializado em cactos que concentra todos os tipos de vegetação do Arizona, além de outros desertos, em 56 hectares. São mais de 27 mil plantas de 4 mil espécies para serem observadas, preservadas e estudadas. Também tem exposições de arte temporárias, diversas experiências sazonais, café, restaurante, lojinha e cinco trilhas bem sinalizadas divididas por temas como flores silvestres, Deserto de Sonora, plantas e pessoas do deserto, entre outras.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram     Leia todos os artigos sobre o país
As trilhas são curtas, todas com cerca de 500 metros
As trilhas são curtas, todas com cerca de 500 metros

A visita ao jardim botânico do deserto

Cobra não venenosa no meio do jardim
Cobra não venenosa no meio do jardim

Comprei o ingresso na entrada do parque, me deram o mapa e tratei de perguntar o horário e onde era o melhor ponto para ver o sol se pôr. Recomendaram na parte alta do Sonora Desert Nature Loop Trail por volta das 7 horas. Como ainda restava bastante tempo, aproveitei para caminhar com calma, fotografar sem pressa e deixar o pensamento vagar conforme o que via.

Cactos cabeludos, flor de cactos, esquilos, cactos vermelho, cactos gota, pássaros, cactos gigantes… uma cobra!!!

Não é venenosa e tem sorte de encontrá-la, gritou uma funcionária do jardim. Jardim botânico do deserto

Bebedouros com água filtrada e gelada
Bebedouros com água filtrada e gelada

Com o aviso, eu e outros curiosos chegamos bem pertinho e ela veio sem vergonha em nossa direção, pena que ficava sempre na sombra. Também… estava quente demais, o cenário acentuava a sensação de calor e o clima super seco piorava tudo. Ainda bem que haviam bebedouros por toda parte com água gelada e eu perdi a conta de quantas vezes abasteci minha garrafa.

Proporção entre pessoas e cactos gigantes
Proporção entre pessoas e cactos gigantes
Saguaro é o símbolo do deserto americano
Saguaro é o símbolo do deserto americano
Esses cactos gigantes (saguaros), em formato de candelabro, tem mais de 100 anos porque os braços só começam a surgir depois que a planta completa 75 anos de idade. A planta vive até 200 anos, alcança 15 metros de altura e chega a pesar 10 toneladas.

Caminhei por todos os espaços no meu tempo, parei horas para observar detalhes ou divagar em pensamentos e, por fim, fui esperar o pôr do sol no ponto mais alto. Logo outros chegaram com o mesmo objetivo e trocamos ideias em uma das áreas de descanso espalhadas pelo parque. Entre colinas e silhuetas de saguaros dava para brincar com diferentes enquadramentos, mas precisei ser rápida porque o sol se escondeu em poucos minutos.

Variedade em cactos
Variedade em cactos

Enfim, a escolha do local não poderia ter sido melhor. Principalmente porque o restante da viagem foi corrido e pouco paramos para ver a flora de perto. Os cactos gigantes, por exemplo, não teve outra oportunidade de ficar ao lado e ter noção da grandiosidade e textura. Assim como foi único interagir com esquilos e a cobra.

Mirante com lunetas e sinalização
Mirante com lunetas e sinalização
O pôr do sol
O pôr do sol

Veja o vídeo resumo e índice de posts desta viagem

 

Tome Nota

DESERT BOTANICAL GARDEN fica em 1201 N. Galvin Parkway e abre diariamente das 8h da manhã às 8h da noite. Toda a segunda terça-feira do mês a entrada é grátis. Veja a agenda de eventos no site.

Tem free wifi em alguns pontos indicados no mapa.

Como chegar: tem parada de ônibus na porta. Mas aproveitei o serviço de transporte do hotel que me deixou na porta e buscou na hora combinada.

Hotel em Phoenix: me hospedei no DOUBLE TREE BY HILTON, em Tempe, cidade vizinha à Phoenix. O hotel oferece transporte gratuito aos hospedes para o aeroporto e vários pontos até um distância determinada. 

Esta viagem foi uma press trip à convite do Escritório de turismo do Arizona.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.