Islamorada

Islamorada, a ilha púrpura das Florida Keys


Florida Keys são as cerca de 1700 ilhas na região mais ao sul dos Estados Unidos e Islamorada é uma delas. O nome veio dos exploradores espanhóis e significa ilha roxa. Provavelmente pela vegetação como a cor das flores bouganvilles e orquídeas, dizem os locais.

Siga @blogterritorios no Instagram

Siga no Instagram       Leia todos os artigos sobre o país

Quer ficar conectado como eu fiquei? Leve o chip de dados desde o Brasil

Precisa de seguro? Saiba como comprar online.

Islamorada foi a primeira parada na viagem de carro pela Flórida. Chegamos ao aeroporto de Miami, pegamos nosso carro alugado na Hertz e fomos direto para lá. É uma excelente alternativa para descansar do voo antes de seguir para Key West ou explorar as outras ilhas. O ritmo é devagar, os moradores são simpáticos e o mar é do Caribe!

Viagem de carro pela Flórida
Viagem de carro pela Flórida

Verdade que o mar ainda está um pouco mexido e não apresenta a cor incrível de costume por causa do furacão Irma de 2017. Mas boa parte das propriedades danificadas foram restauradas e estão com pintura nova como o local onde me hospedei. Pines and Palms Resort parece um condomínio de casinhas de boneca na beira da praia. Cabanas de madeira, com desenhos pintados nas portas e janelas, tem em seu interior muito conforto e bom gosto.

Uma das cabanas do Pines and Palms Resort
Uma das cabanas do Pines and Palms Resort

Além de descansar no hotel, comer frutos do mar, curtir o pôr e o nascer do sol no oceano, beber cerveja artesanal, pescar peixe grande e mergulhar na barreira de corais são apenas algumas das atividades. Conto a seguir o que eu fiz em pouco mais de 24 horas em Islamorada.

 

O que fazer em Islamorada

Primeiro, abri a temporada de refeições a base de frutos do mar que durou toda a viagem pela Flórida, com raras exceções. Afinal, quando ingredientes locais são servidos em restaurantes descolados para comer na beira da praia, esta é a melhor pedida. Depois intercalei bons restaurantes com atividades etílicas e aquáticas.

Comer e beber em Islamorada

Ambiente surf do Morada Bay Beach Cafe
Ambiente surf do Morada Bay Beach Cafe

Morada Bay Beach Cafe

No espírito das praias de surfista da Califórnia e Hawaii, o bistrô serve culinária caribenha e americana com vista para o mar ou pé na areia. A praia é privada para clientes e tem seus espaços divididos entre mesas e cadeiras de madeira, flores e palmeiras. É para passar o dia ouvindo boa música e talvez esticar até o pôr do sol.

Cashew Crusted Salmon Salad
Cashew Crusted Salmon Salad foi o melhor prato

Nossos pedidos para almoço foram fartos e deliciosos. Provei todos e começo pelo melhor: Cashew Crusted Salmon Salad (folhas de espinafre, queijo feta, morangos e vinagrete de chipotle key lime); Tuna Poke (cubos de atum, avocado, abacaxi, pimenta vermelha, cebola roxa e batata doce chips); e Morada Bay Curry (camarões com arroz de coco, avocado e chutney de manga e abacaxi).

Onde: 81600 Overseas Highway

Marker 88 na beira da praia
Marker 88 na beira da praia

Marker 88

Drink Key Sunset
Drink Key Sunset

Operado pelo chef Bobby Stocky, o restaurante é tradicional desde 1967 por oferecer frutos do mar frescos e finais de tarde com música ao vivo para aguardar o pôr do sol no mar. Localizado em frente ao píer, fica ao lado de uma prainha tranquila é agradável tanto no almoço quanto no jantar. Fui beliscar petiscos no happy hour literalmente embalada pelo ritmo da música porque a mesa é um balanço. As opções no cardápio são variadas, neste dia optei por lulas e sashimi de atum e para beber um Key Sunset.

Onde: 81800 Overseas Highway

Café da manhã no Bob's Bunz
Café da manhã no Bob’s Bunz

Bob’s Bunz

Conhecido pelos elegantes bolos de casamento, serve café da manhã e lanches em ambiente bem típico americano. A garçonete traz o café com canela várias vezes pra encher a sua caneca. Além disso, a decoração é vermelha, azul e branco com estrelinhas. O balcão exibe apenas uma amostra das delícias de padaria feitas diariamente. No cardápio são cerca de 100 ítens como muffins, tortas, cookies e o famoso Bunz, uma massa de panqueca com canela. 

Acabei fazendo um brunch reforçado no meio da manhã e equilibrei o gordo Bunz com iogurte com frutas e cerais. Minha amiga optou por um sanduíche de croissant com suco de cranberry. E ainda aproveitamos para levar uma caixa cheia de gordicices para comer na estrada. 

Onde: 81620 Overseas Highway

Cervejaria artesanal Florida Keys Brewing Co
Cervejaria artesanal Florida Keys Brewing Co

Cervejaria Florida Keys Brewing Co

Florida Keys Brewing Co é a marca por traz da cerveja artesanal feita em Islamorada, a primeira cervejaria da região. O cervejeiro faz várias experiências ao misturar o malte com sabores locais como Key Lime (o limão típico das Keys), frutas cítricas e mel. Atualmente são 17 rótulos e eu não tive condições de provar todas. Uma boa para quem só tem um dia por lá é pedir o menu degustação com 5 cervejas. Run Aground Oatmeal Brown Ale e Iguana Bait Honey Hibiscus Kolsch (hibisco com mel) foram as minhas preferidas. Já a amiga que entende mais da bebida gostou de outras, portanto, vale provar várias até encontrar a favorita.

Irreverência no servir chope
Irreverência no servir chope

O local é ultra descontraído onde as pessoas interagem entre as mesas ou curtindo os ambientes ao ar livre. Uma banda ao vivo toca aos domingos a tarde no jardim chamado Beer Garden. Ainda tem a lojinha com garravas de cerveja e outros souvenires e o tour pela fábrica localizada na mesma rua. 

Onde: 200 Morada Way. Consulte agenda e cardápio de cervejas no site da Cervejaria.

Tour na Cervejaria Florida Keys Brewing Co

Para o tour, basta agendar antes e, se tiver sorte, pode pegar uma das baladas na fábrica. Entre barris, cheiro de malte e a produção de cerveja em si, tem belos grafites e até um globo de espelhos para dar um toque anos 70 às festas. Visite o site para ver a agenda e conhecer as cervejas artesanais. O proprietário estava lá e deixou a visita ainda mais interessante pela simpatia e o bom papo.

Visitar a Morada Way’s Arts and Cultural District

Morada Way’s Arts and Cultural District
Morada Way’s Arts and Cultural District
Beer Garden
Beer Garden

Ainda na mesma rua Morada Way, fica o distrito de arte e cultura de Islamorada. Vários artistas, lojas descoladas, restaurantes, galerias de arte e cervejaria dividem o espaço e se organizam para manter uma agenda cheia de eventos o ano ano todo (consulte o mesmo link da cervejaria). Não peguei nenhum evento, mas os locais garantem ser a rua mais movimentada da ilha.

Domingo na Robbie’s Marina 

Robbie's Marina
Robbie’s Marina

A marina é um ambiente de lazer misto com feira de rua aos domingos, lojas, bares e atividades aquáticas para passar o dia. Entre elas, pode alimentar Tarpon (peixe bem grande), alugar jet ski e outros equipamentos, ver o pôr do sol embarcado, fazer compras, pescar ou apenas pedir algo nas mesas ao ar livre do The Hungry Tarpon Restaurant. Inclusive, eles preparam o resultado da sua pesca. O que não era o caso, meu objetivo principal era praticar snorkel nos recifes de Islamorada.

Onde: 77522 Overseas Highway. Veja opções de atrativos no site Robbie’s.

Passeio de catamaran e mergulho com Robbie’s

Barreira de corais no mar do Caribe
Barreira de corais no mar do Caribe

O barco cheio de crianças, turistas e música boa (rock’n’roll) parte do píer do Robbie’s e leva meia hora para chegar ao recife de coral. Ali fiquei por uma hora e meia de molho, na água quente, encantada com fauna e flora marinhas. E havia tantos espaços para explorar que a quantidade de gente à bordo nem chegou a ser um incomodo. De acordo com outros turistas e tendo feito snorkel em Key West, posso confirmar como os arredores de Islamorada oferecem os melhores pontos de mergulho das Florida Keys pelos fatores visibilidade, quantidade e variedade de espécies (veja mais fotos no final do texto).

 

O barco Blue parte diariamente em dois horários na Robbie’s Marina, pela manhã e a tarde, e dura 2,5 horas no mínimo. Usar colete salva vidas é obrigatório na água e o oferecido por eles é ótimo para quem não gosta de usar. Pode inflar e desinflar facilmente quando quiser, é um colete fino com apito. Máscara, snorkel e pé de pato devem ser solicitados na reserva e levados para o barco antes do embarque.

Pines and Palms Resort em Islamorada

Caminhos para o mar entre os jardins
Caminhos para o mar entre os jardins

Cada quarto ou cabana do Pines and Palms Resort é único, com estacionamento e bom sinal de WiFi inclusos na diária. O conjunto é cercado por caminhos de terra entre jardins floridos que levam a praia. Tem uma estufa de plantas, dois píers, rede, espreguiçadeiras e piscina com bar e vista para o mar.

As cabanas são compostas por três ambientes com cozinha completa em utensílios na sala, cama king size confortável no quarto e banheiro com amenities cheirosas e biodegradáveis. A decoração interna é clean com detalhes delicados. Não tem café da manhã, mas tem cozinha e já deixei a sugestão de onde comer pela manhã. Também não cobra taxa de resort e tem localização central fácil para aproveitar todo o mencionado acima.

RESERVE AQUI | COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA Suíte no Pines and Palms Resort



 

 

Veja mais fotos de Islamorada:

Praia privativa do resort
Praia privativa do resort

Snorkel em Islamorada Snorkel em Islamorada Snorkel em Islamorada Snorkel em Islamorada Snorkel em Islamorada Snorkel em Islamorada
Snorkel em Islamorada

Catamaran Blue

hotel em Islamorada hotel em Islamorada hotel em Islamorada feira de rua em Islamorada feira de rua em Islamorada Hotel em Islamorada Pôr do sol em Islamorada Pelicano e tarpoonSnorkel em Islamorada

Tome Nota Islamorada

Leve repelente! Os mosquitos são invisíveis de tão pequenos, mas fazem o estrago.

Gorjeta: é recomendado deixar entre 18-22% conforme o nível de satisfação. Lembrando que a taxa de imposto também será inclusa na nota e estes valores não são mencionados nos cardápios.

Como chegar: não há transporte público direto, mas usando trem e ônibus é possível chegar a Islamorada. De carro é o jeito mais prático e rápido pela US-1 S. São cerca de 127 km e na ilha a maioria dos estacionamentos é gratuito.

Fim de semana pode ter trafego intenso porque as Florida Keys são muito procuradas por quem mora em Miami. Os 190 km da estrada alternativa levaram 4 horas em uma sexta-feira porque a estrada principal estava fechada.

O tour na cervejaria, o passeio de barco e a hospedagem foram um oferecimento dos estabelecimentos para o #JustFunFlorida. Projeto dos sites Territórios e Não Pira, Desopila em parceria com Visit Florida e The Florida Keys.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.