Isla Barú

Isla Baru: muita natureza e mar azul no caribe colombiano


Nunca havia ouvido falar de Isla Baru, até decidir ir para Cartagena com minha família. Queríamos conhecer uma nova cidade, passear, visitar museus, mas também descansar e curtir uma praia. Como as praias urbanas de Cartagena não são bonitas, e não estávamos dispostos e pegar outro avião para irmos até San Andrés, nos pareceu uma ótima opção passar alguns dias em Isla Baru, em um resort all-inclusive.

Precisa de seguro viagem?
Pegue o cupom de desconto

Leia todos os artigos sobre a Colômbia

Drinques gostosos na Isla Baru
Drinques gostosos

 

 

Isla Baru

Baru está situada no mar do Caribe, em uma península a pouco mais de uma hora de carro de Cartagena.      Desembarcamos no Aeroporto Internacional Rafael Núñez, onde fomos pegos pela van do hotel onde ficaríamos hospedados, o Royal Decameron Baru.

O Decameron fica em uma praia particular muito bonita, com espreguiçadeiras, guarda-sóis e barracas para os hóspedes. A água do mar é cristalina, com uma temperatura agradável, sem ondas e cheio de peixinhos coloridos, perfeita para crianças. Ao longo do dia é possível fazer aula ginástica dentro da água, ou de dança na areia, com professores bem divertidos. Caiaques também ficam à disposição dos turistas que quiserem passear pelo manguezal que fica junto à praia.

Não resisti e fiz trança na beira da praia
Não resisti e fiz trança na beira da praia

O resort também tem uma segunda praia exclusiva, a Playa Puntilla, com acesso gratuito de barco. O percurso leva menos de cinco minutos. Lá os hóspedes também contam com barracas. Espreguiçadeiras e serviço de bar. A única coisa que incomoda, nas duas praias, são os ambulantes, que tem autorização para vender artesanato, fazer massagens e tranças, e oferecer passeios de barco e jet-ski. Acreditem, eles são muitos insistentes. Eu acabei não resistindo e fiz umas trancinhas lindas, mas não antes de barganhar o preço pelo serviço.

Playa Puntilla
Playa Puntilla

Ao lado da Playa Puntilla, fica Playa Blanca, uma praia pública considerada uma das mais bonitas de Cartagena. O hotel oferece passeios pagos até lá, mas, como li relatos de que ela é muito lotada, e visualmente não muito diferente de onde estávamos, optamos por não ir. No hotel também são vendidos passeios até Isla Rosário, com visita ao Oceanário, que inclui apresentação de golfinhos e a oportunidade de alimentar tubarões. Para quem nunca passou pela experiência, acredito que valha a pena.

Mas não é apenas o mar que encanta em Isla Baru. O hotel fica em meio a muito verde. Árvores e plantas estão por todos os lados, bem como diversas espécies de animais. Impossível caminhar pelo hotel sem cruzar por muitas iguanas. Os pássaros também dividem espaço com os hóspedes nos restaurantes, e não se intimidam na hora de surrupiar migalhas de pão caídas nas mesas. Uma graça.

Manguezal junto à praia
Manguezal junto à praia

A estrutura do Royal Decameron Baru

Além de toda beleza natural, o hotel oferece uma estrutura muito boa e serviços de qualidade. O quarto confortável, grande e muito limpo. Casa de câmbio, atividades de lazer para crianças e adultos, academia, casa noturna, recreacionista, três grandes piscinas e quatro restaurantes, sendo um com comida buffet, que serve café da manhã, almoço e janta. Os outros, de comida asiática, italiana e de frutos do mar, servem apenas janta e é preciso fazer reserva, bem cedinho (eu acordava às 7h). Bares na beira das piscinas e na praia também servem bebidas e lanche.

Uma das piscinas do resort
Uma das piscinas do resort

O que posso dizer sobre os cinco dias que ficamos em Baru? Foram maravilhosos. Perfeitos para relaxar, e também para curtir em família. Muita música, comida boa, bebidas à vontade e atendentes simpáticos que esbanjam energia. O único aspecto negativo é que a internet é paga, cobrada por minuto, lenta e cara. Mas, por outro lado, até que foi bom, para desconectarmos do resto do mundo e usufruirmos daquele paraíso.

Pôr do sol em Barú
Pôr do sol em Barú

Tome Nota

A rede de hotéis Decameron é a maior do Caribe Colombiano. Roberta visitou dois empreendimentos em San Andrés e conta a experiência nesta resenha.

RESERVE DECAMERON BARU NO BOOKING.COM

Praia particular do hotel em Baru
Praia particular do hotel em Baru
As iguanas circulam livremente entre os hóspedes
As iguanas circulam livremente entre os hóspedes

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Daniela Rocha Lima

Daniela Rocha Lima

Jornalista, especialista em artes visuais e mãe do Gabriel. Sempre em busca de novos destinos, encontrou no filho um ótimo companheiro de viagem.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.