Frutillar

Inspire música em Frutillar


Uma cidadezinha pacata na beira do lago Llanquihue ganhou fama internacional por sua musicalidade, certamente inspirada pela paisagem e a influência alemã. Situada na Região dos Lagos chilena, Frutillar tem o vulcão Osorno visto de qualquer ponto (segundo fotografias e os moradores) e notas musicais espalhadas.

Os imigrantes trouxeram a cultura, culinária e arquitetura alemã a partir de 1856 e trabalharam para a música ser o fio condutor do desenvolvimento sócio cultural, hoje motivo de orgulho entre moradores. Começou com um coral local, depois vieram os Encontros de Corais na Baía de Frutillar, se transformou nas SEMANAS MUSICALES de Frutillar e, junto com as escolas de música clássica, deram origem ao imponente Teatro del Lago.

Passarela ao redor do teatro e vista para Frutillar
Passarela ao redor do teatro e vista para Frutillar

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Chile

AGILIZE SUA VIAGEM
Falta reservar hotel? Veja onde nos hospedamos

Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online

Leve o chip de dados com Internet desde o Brasil

Agende tours, transfers e ingressos online

Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Frutillar

Frutillar também é fotográfica por suas particularidades arquitetônicos e naturais. Os vulcões Puntiagudo, Osorno, Tronador e Calbuco sempre estiveram lá com seus topos brancos de neve, as flores vem conforme a estação do ano e os detalhes urbanos são constantemente elaborados e preservados pelos locais. Podem ser observados em uma janela, vitrine, fachada, coreto, portas, sacadas e placas.

Arquitetura alemã e natureza ao redor
Arquitetura alemã e natureza ao redor

Convite para entrar na cafeteria

Passei uma tarde caminhando pela rua principal de Frutillar bajo e nenhuma montanha se exibiu para mim. Estavam todas escondidas atrás das nuvens deixando tudo cinza e opaco. Sem o famoso cenário Osorno se destacando no lago Llanquihue, me virei para a cidade para registrar os detalhes e fiz a visita guiada no teatro.

A caminhada pede uma pausa e a dica é sentar em uma das confeitarias ou cafeterias para provar Kuchen (tradicional cuca alemã) ou chocolates. Ou simplesmente sentar na beira do lago para pensar na vida.

TEATRO DEL LAGO

Fachada do Teatro del Lago
Fachada do Teatro del Lago
Sala com vista para o lago
Sala com vista para o lago

O sonho de alguns levou doze anos para ser construído. Virou oportunidade para muitos, através dos projetos sociais, e, desde 2010, colocou Frutillar na agenda dos grandes espetáculos dignos de metrópoles. Teatro del Lago é moderno e pensado para a música de câmara, mas com acústica de excelência internacional para qualquer tipo de espetáculo.

Escadaria para a cúpula
Escadaria para a cúpula

A sala principal tem espaço para 1200 pessoas focadas no palco. Enquanto os outros espaços tem vista para o lago e os vulcões. Tem anfiteatro, sala de ballet, salões multiuso, café, restaurante e loja de arte. A visita guiada começa com um vídeo, introdução do guia e percorremos o interior entrando em todas as salas. Teve trilha sonora porque a banda chilena Coffee House estava ensaiando para o show do dia seguinte e deu para sentir a boa acústica do anfiteatro. Um aluno tocava violino para o seu professor em outra sala e o movimento maior era na montagem do palco principal.

Vista do deck para o Teatro
Vista do deck para o Teatro
Siga @blogterritorios no Instagram

Já segue @blogterritorios no Instagram?

Tome Nota Frutillar

A visita guiada no TEATRO DEL LAGO acontece sempre ao meio dia com uma hora de duração e guia bilíngue. Verifique a agenda de shows e compre ingressos com antecedência. Gostei do ensaio da Coffee House e perguntei onde comprava, mas já estava lotado. O teatro fica na Av. Philippi, 1000.

Em 2016, a 48 SEMANAS MUSICALES DE FRUTILLAR será entre 27/01 a 05/02. Veja programação e informações no site.

Conheça Frutillar em passeios de um dia a partir de Puerto Varas (26 km), Puerto Montt (45 km) e Llanquihue (20 km). Turistour oferece passeio de 4 horas ou ônibus partem diariamente das rodoviárias nessas cidades. Também pode alugar um carro e se hospedar por lá, veja opções na Rental Cars e no Booking.

O casal Nerds Viajantes pegou um dia ensolarado e mostra fotos lindas neste post.

Do outro lado do lago, prédios lembram brinquedo dos anos 80. Tijolinhos para montar cidades, lembra?
Do outro lado do lago, prédios lembram brinquedo dos anos 80. Tijolinhos para montar cidades, lembra?

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. Realmente uma cidade encantadora. Também não tive a sorte de pegar um dia ensolarado mas só isso já é um motivo para voltar! Abraço?

    1. Claro Rozembergue, quero ver este vulcão e pegar um espetáculo no teatro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.