fbpx
incahuasi

Incahuasi, a ilha dos cactos gigantes


Todo o roteiro rumo ao Salar Uyuni foi surpreendente, principalmente, pelas paisagens espetaculares. E também pelo inusitado. Passei anos sonhando com as imagens brancas do salar e nunca imaginei encontrar uma ilha feita de corais e repleta de cactos gigantes no meio dele. Vou mostrar com muitas fotos como foi a passagem pela Isla Incahuasi.

Isla Incahuasi

O nome Incahuasi significa a casa dos Incas. Provavelmente, a ilha foi o refúgio deles quando precisavam cruzar o Salar Uyuni e ainda não existia o advento dos veículos 4×4. Hoje é onde a maioria dos grupos prepara os seus lanches próximo aos veículos. No entanto, o local oferece uma certa estrutura. Tem um restaurante, área coberta, mesinhas de pedra e banheiro, talvez o único no meio do salar.

Silhueta da Isla Incahuasi de manhã cedo
Silhueta da Isla Incahuasi de manhã cedo

A primeira impressão foi achar diferente aquela silhueta vista do carro. Era cedo e o sol ainda estava baixo. Me aproximei e percebi que eram cactos milenares pelo tamanho, alguns devem passar dos dez metros de altura. Vegetação rasteira, corais, caminhos demarcados, uma construção de pedra e setas feitas de cactos complementam o cenário. E os corais confirmam como aquele mar de sal já teve muita água um dia.

Filhote de lhama
Filhote de lhama

Na porta da casa (também feita de cactos) havia um filhote de lhama pedindo pra ser fotografado. Claro que os donos deixam o animal ali pra ganhar alguns trocados e só cobram quando todos já gastaram o dedo clicando. Mas como resistir a esta fofura?

Sabendo que lhamas cospem ácido pra se defender, fui puxando assunto enquanto me aproximava e ele não estava muito simpático. Minhas companheiras de viagem, Gardênia e Thaís, deram risadas e registraram o momento.

Roberta Martins tentando contanto com lhaminha Roberta Martins e a lhama Roberta Martins e a lhama Roberta Martins e a lhama

 

 

 

 

 

 

ENCONTRE HOTEL PERTO DO SALAR DE UYUNI

Trilha até o topo da Isla Incahuasi

Subida seria fácil se não fosse pela altitude
Subida seria fácil se não fosse pela altitude

 NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

O ponto alto da visita à ilha é fazer a trilha para ver o panorama do salar em 360 graus. São cerca de 15 minutos com a sensação de andar em círculos. A subida é fácil, porém, a altitude faz o trajeto ser bastante cansativo. Mesmo assim, o esforço é recompensado.

Os limites da ilha realmente parecem uma costa recortada pela força das águas e do vento. Sob efeito da altitude e reflexo do sol naquele horário, é comum ficar em dúvida se é só sal ou o mar esta ali em baixo.

Vista 360 graus no topo
Vista 360 graus no topo

Do alto dá pra ver a cordilheira rodeando o Salar Uyuni ao longe. E também percebe-se o impacto do turismo. As linhas que parecem sujeira nas fotos, são as marcas dos pneus deixadas pelos carros trazendo os viajantes durante toda a temporada de seca.

São mais 15 minutos para descer e agora com mais atenção ao que esta perto como o formato das pedras e das plantas. Um ponto especial é o buraco na pedra chamado Arco de Coral. Uma placa avisa até onde podemos chegar pra preservá-lo intacto.

SAIBA COMO SE VESTIR NO SALAR UYUNI NO INVERNO

15 minutos de descida
15 minutos de descida
chegam a 10 metros de altura
…chegam a 10 metros de altura
Cactus milenares
Cactus milenares…

Roberta Martins Roberta Martins Arco de Coral Trilha em Incahuasi Parece mar Trilha em Incahuasi Cactos de formas diferentes Estrutura da ilha tem restaurante e banheiro Setas feitas de cactos Carros com grupos de turistas Marcas dos pneus no sal ao redor da ilha Mais cactos na Isla Incahuasi Trilha na Isla Incahuasi Cactos gigantes na Isla Incahuasi

 

Tome Nota

Tirar fotos e entrar na base da ilha é grátis, mas para usar o banheiro e subir até o topo, é cobrado uma taxa. Em junho de 2016 o valor era 30 pesos.

Nem sempre Isla Incahuasi está acessível. Na época das chuvas (janeiro e fevereiro), uma camada de água deixa o salar alagado e nenhum motorista leva o seu carro até lá. Fui em junho e o sal estava bem seco.

Quem leva: Flávia Bia Expediciones oferece o tour de 4 dias a partir do Atacama. Ganhe 10% de desconto em qualquer tour entrando em contato pelo site e dizendo que viu este anúncio aqui no Territórios.

#JustFunChile é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor. Contamos com o apoio de hotéis e empresas locais.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.