Vista do Mirante do Baepi

Ilhabela combina com trilha e vela


Ilhabela (SP) é um lugar de beleza incomparável por abrigar o trecho mais preservado da Mata Atlântica e fazer parte da Costa Verde, um dos litorais mais lindos do mundo. Inclusive, é considerado Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera da UNESCO. É perfeito para esportes náuticos, trilhas ou relaxar com o barulho do mar.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de tours e transfer em Campos do Jordão e Ilhabela

Pretende alugar um carro? Veja na Rent Cars

Ainda falta reservar hospedagem? Veja os hostels mais legais

O que fazer em Ilhabela

Embora eu tenha ficado somente três, é possível ficar vários dias descobrindo seus segredos entre 42 praias e mais de 300 cachoeiras. O motivo da minha visita foi guiar a equipe de filmagem e produzir um vídeo sobre São Paulo para a revista holandesa Wideoyster, portanto, entrego o melhor que pode ser feito durante a semana em um outono em Ilhabela. Se você já visitou, certamente terá outras dicas e adoraria ver elas nos comentários abaixo.

Navegando com Ilhavela Charters em Ilhabela
Navegando com Ilhavela Charters

Velejar

A Costa Verde é sem dúvida o lugar mais bonito para navegar no litoral do Brasil e Ilhabela é um excelente ponto de partida, principalmente para quem gosta de velejar. O canal formado entre a ilha e o continente traz os bons ventos que originaram o título de “Capital Nacional da Vela”. Por isso, diversos eventos relacionados ao esporte são realizados durante o ano como a Semana da Vela (julho) e o Circuito Ilhabela de Vela Oceânica (novembro).

Diferente do que acontece na minha cidade, onde apenas donos de veleiros podem aproveitar, na ilha há empresas especialistas em organizar saídas personalizadas como a Ilhavela Charters. Passei uma manhã navegando pelo canal e nada tirava o sorriso do meu rosto. Além das paisagens e da deliciosa brisa do mar, a tripulação nos ensina a velejar e compartilha histórias. O veleiro do Filipe é super confortável e todo equipado para um passeio curto ou uma travessia mais longa.

Pôr do sol no canal
Pôr do sol no canal com vista para São Sebastião

Ver o pôr do sol

O espetáculo acontece atrás dos morros de São Sebastião para quem senta na beira da praia em frente ao canal. Neste dia, havia um casal com astral ótimo curtindo o momento e contagiando quem passava com seu bom humor, talvez seja o ar leve de Ilhabela porque eles não eram turistas.

Explorar o Parque Estadual de Ilhabela

O parque-arquipélago abrange mais de 80% de Ilhabela e ajuda a proteger o bioma Mata Atlântica. Consequentemente, a maioria dos atrativos está nele e a seguir conto três experiências de passeios e uma sugestão que ficou na vontade por conta do clima instável.

Vista para Ilhabela do Mirante
Vista do Mirante

Trilha do Pico do Baepi

A trilha  de 7 km (ida e volta) leva ao Pico do Baepi (1.048 metros) passando por mirante e fim da zona urbana. Pode ir de carro até um pedaço e depois seguir as placas, apenas não entre no primeiro caminho que encontrar porque é fácil se perder nesse início. Entramos errado e identifiquei a direção certa com mapa no celular, perdemos tempo, mas as cenas da luz da manhã entrando na mata ficarem bem legais. O ideal é ir com guia, como estávamos por conta própria e equipamento pesado, fomos apenas até o mirante (metade do caminho). Por causa da subida íngreme em alguns trechos, exige bom preparo físico.

Poço da Ducha no Parque Estadual de Ilhabela
Poço da Ducha

Trilha da Água Branca

Tomar banho nas cachoeiras e piscinas naturais da Trilha da Água Branca é um passeio revigorante. São cinco poços formados pelo Ribeirão da Água Branca e os primeiros têm fácil acesso e estrutura de banheiro e lazer: Poço da Escada, Poço da Ducha, Poço de Jequitibá, Poço do Jabuti e Poço da Pedra. Este último mais difícil e profundo. São cerca de 4 km (ida e volta) com partida da guarita da Estrada de Castelhanos e vai até o Poço da Pedra. A trilha é autoguiada, basta estacionar e seguir as placas.

Sombra para descansar da caminhada
Sombra para descansar da caminhada e apreciar o visual

Praia de Castelhanos

Castelhanos é a maior praia de Ilhabela ocupando dois quilômetros cheios de sombra das árvores e muitas curvas na areia. Clique no link para saber como foi o passeio 4×4 com almoço na comunidade caiçara que vive ali.

Mirante do Coração

Estava nublado no dia, mas com sol dizem valer a pena  subir o morro para ver o famoso cenário em formato de coração criado pelo mar contornando a areia. Fica no final da Praia de Castelhanos passando a ilhota.

Tome nota

Mosquitos borrachudos são inevitáveis nas zonas menos urbanas. Mas é o ônus de estar em um local preservado, afinal borrachudos só sobrevivem onde não há poluição ou desequilíbrio. Uma dica dos locais é comprar o repelente oleoso fabricado em Ilhabela ou misturar um repelente qualquer com protetor solar para durar mais na pela e não sair na água. 

Hotel em Ilhabela: passei duas noites no Hostel da Vila podendo escolher entre casa na árvore, glamping, van adaptada e os tradicionais quartos compartilhados. Todas as opções com banheiro, áreas de lazer e cozinha compartilhados e integração com a natureza ao redor. Como diz o nome, está localizado na Vila, o centro histórico de Ilhabela. O bairro conserva os traços do período colonial e traz charme ao agito noturno nos dias de maior movimento da ilha.

RESERVE NO BOOKING  |  COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

Cabanas em meio a Mata Atlântica no Hostel da Vila, em Ilhabela
Cabanas em meio a Mata Atlântica no Hostel da Vila

Onde fica Ilhabela e como chegar

Ilhabela fica no litoral norte de São Paulo, em frente à São Sebastião, distante 210 quilômetros da capital paulista. O acesso é feito diariamente por balsa para pedestres, automóveis e ônibus. A travessia leva cerca de 15 minutos, e as saídas acontecem a cada 30 minutos, das 6h às 24h. Após este horário, parte a cada hora, até as 6h do dia seguinte. É importante considerar o tempo parado na balsa quando montar o roteiro. Na alta temporada e feriados é bastante congestionado, uma opção é agendar horário pelo site, mas o preço chega a ser três vezes mais caro do que chegar e comprar na hora. Em outubro de 2018, paguei 19 reais por carro com a volta inclusa.

Ponta das Canas, onde fica o farol em Ilhabela
Ponta das Canas é uma das paisagens de quem passeio de veleiro

Onde comer e dançar

Ilhabela esta bem servida de redes de fast-food, cafeterias e restaurantes para diferentes gostos e bolsos. Deixo os endereços dos lugares visitados mais a indicação de uma grande amiga que gosta de passar o verão por lá.

Arumã
Recomendado como o melhor da ilha para frutos-do-mar e preço razoável.
Onde: Rua da Padroeira, 12

Restaurante Pimenta de Cheiro
Preço acessível em ambiente agradável.
Onde: Av. São João, 86

Estaleiro Bar
Noites com música variada para dançar, nas quartas-feiras é frequentado por locais com banda de forró.
Onde: Rua Dr. Carvalho, 186

Restaurante Portu Brasil
Culinária Portuguesa maravilhosa, segundo minha amiga Gisele.
Onde: Rua Chico Reis, 36

Mais dicas no site Ilhabela.

Veja mais fotos de Ilhabela

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.