Morro de São Paulo

Ilha paraíso é Morro de São Paulo


Morro de São Paulo está entre as ilhas mais lindas que já conheci. Tem corais com peixes coloridos, palmeiras, areias brancas, água quente e trilhas. O que mais chamou atenção foi a variação brusca das marés que mudam várias vezes ao dia. Transformando a paisagem.

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de excursões, ingressos e transfer  na Chapada Diamantina Itacaré, Porto Seguro e Salvador

Mudança das marés
Mudança das marés

Ilha paraíso é Morro de São Paulo

É formada por quatro praias e o outro lado, onde moram os locais, que não conheci. As praias turísticas se chamam 1°, 2°, 3° e 4°. Sendo a última longa e as outras bem pequenas, o agito fica na 2° Praia, e nós ficamos na 3° Praia. Na 1° Praia tem um morro com uma visão linda do pôr-do-sol, bom chegar cedo e visitar a parte histórica. Ruínas de 1800 com mar ao fundo.

Maré baixa e o táxi na ilha
Maré baixa e o táxi na ilha

Essa viagem foi uma aventura porque eu estava desempregada e meu irmão era estudante, ambos com pouco dinheiro e milhas expirando. Escolhemos Salvador, onde tinha hospedagem amiga, e fomos contar com a sorte. A capital baiana nos decepcionou um pouco, tirando o pelourinho, o resto foi muita sujeira e violência. Decidimos conhecer a ilha, procuramos por hospedagem na internet, mas era tudo muito caro. Decidimos passar o dia levando nossas bagagens caso a sorte resolvesse aparecer. E deu certo acabamos passando cinco dias perfeitos numa pousada super econômica na beira da praia.

Ruínas
Ruínas

Na chegada tem um monte de gente querendo ser guia e carregar a bagagem. Um deles nos ajudou a encontrar a pousada, claro que ele começou mostrando as mais caras e depois de muito choro nosso ele nos levou numa barbada. O proprietário dá uma comissão para ele, por isso ele só cobra quando carrega as malas. Não existe carro na ilha, os táxis são carrinhos amarelos levados pelos locais.

Água morna e transparente
Água morna e transparente

A pousada que ficamos não existe mais, mas devem ter outras no estilo, afinal sempre tem um lugar mais econômico. Era um quarto com beliche, ventilador e banheiro, cozinha comunitária e mais nada.

Segunda Praia
Segunda Praia

Morro é praia cheia de estrangeiros, quase não se houve português. E por isso tem preços inflacionados. Mas basta se informar para encontrar bons restaurantes com preços camaradas.

Tome Nota Morro de São Paulo

Existe duas formas de chegar que saem do mesmo lugar

1- Catamarã em alto mar

2- Caminho alternativo muito mais barato, mas que leva o mesmo tempo e sem perigo de enjoo

Fizemos o alternativo e ainda convencemos umas perdidas a nos acompanharem (no final elas agradeceram). Usamos três meios de transporte diferentes, mas nunca foi preciso esperar muito por eles. Primeiro pegamos a balsa até a ilha de Itaparica, logo na chegada tem um estacionamento com vários ônibus, um deles vai para a cidade de Valência. Entramos neste ônibus. Chegando em Valência tem vários pescadores que fazem a travessia para Morro de São Paulo, escolhemos o barquinho simples, mas tem lanchas e coisas melhores. Em duas horas estávamos em Morro.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Leia mais experiências na Bahia:

Mergulho no Poço Azul
O carinho dos nativos
Observação de Baleia

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. Oi Robertinha…Estou pensando em ir para Morro de São Paulo nas minhas férias no fim do ano… vou ter em torno de 10 a 12 dias, mas não queria ficar todo esse tempo no morro…Tu acha que tem atração suficiente lá para todos esses dias?? Ou tu me sugere um outro lugar legal lá por perto ??

    1. OI Cristiane, tudo bem?

      Morro de São Paulo é maravilhoso, rende boas caminhadas na praia. É bem parada, acho 12 dias muito tempo. Conheci só Salvador e Morro, mas lembro das pessoas indicarem Boipeba, Marau e Itaparica. Tem como ir de barco saindo da ilha mesmo.
      Em Salvador, se não conheces, o Pelourinho e as praias depois do Farol de Itapuã (Stela Maris, Flamengo.) valem, o resto eu não gostei de nada. Todo mundo fala da Praia do Forte que também é perto. Quando fui pra Salvador, não planejei nada, vi tudo quando cheguei lá e deu super certo. Mas se pegar o reveillon é melhor planejar um pouco.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.