Crab Cay, a ilha da beleza

Ilha da beleza no caribe colombiano

Quando tenho a oportunidade de conversar com moradores do lugar onde estou visitando, sempre pergunto o que é mais bonito ou imperdível na terra deles. As vezes bate com o que todo mundo fala, outras não. Mas em Providência, Cayo Cangrejo (ou Crab Cay) é unânime como a ilha da beleza.

CRAB CAY é um ilhota com cenários de tirar o fôlego no nordeste de Providência. A começar pelas cores e transparência do mar. Conforme a incidência de luz e vegetação marinha, pode ser azul, verde ou cristalina. A temperatura da água é perfeita, a visibilidade no fundo é excelente, tem sombra das palmeiras e uma trilha para subir no ponto mais alto, ou seja, um autêntico paraíso no Caribe.

 

Vista perfeita na trilha
Vista perfeita na trilha

Crab Cay, a Ilha da beleza

A trilha é curta e fácil, basta subir a escada e continuar pelo caminho de terra em uma leve elevação. Acho que foram uns quinze minutos de caminhada até alcançar uma pedra e dar mais um suspiro ao subir nela. Na volta ainda aproveitei o cenário para tirar fotos perfeitas antes de descer as escadas.

No ponto mais alto de Crab Cay e final da trilha
No ponto mais alto de Crab Cay e final da trilha

Nem precisa ir muito longe ou saber nadar para observar a vida marinha, peixes coloridos e corais ficam perto das pedras e embaixo do trapiche a apenas um metro e meio de profundidade. Claro que vale se afastar para explorar e quem sabe encontrar alguns animais exóticos, por exemplo, vi um peixe leão e estrelas do mar.

Um monte de peixes coloridos embaixo do trapiche em Crab Cay
Um monte de peixes coloridos embaixo do trapiche

Depois de fazer a trilha, mergulhar com snorkel e ficar completamente deslumbrada com tudo, sentei no trapiche pra relaxar e beber um coco loco (bebida alcoólica típica). Ali na frente dava pra ver todo o lado leste da Ilha de Providência… e como ela é linda com seus morros bem demarcados e rodeados por aquela água inacreditável.

Apreciando a vista para a ilha de Providência
Apreciando a vista para a ilha de Providência

Veja o video e acompanhe todos os artigos sobre esta viagem

Tome nota ilha da beleza Crab Cay

Barcos partem do trapiche do hotel Deep Blue
Barcos partem do trapiche do hotel Deep Blue

CRAB CAY faz parte do Parque Nacional Natural McBean Lagoon e é extremamente protegido pelos isleños.

Como chegar a Crab Cay: o jeito recomendado e mais econômico é pegar um barquinho em frente à Pousada Deep Blue e combinar uma hora para voltar. Está 2 km distante de Providência. Também pode contratar um passeio para dar a volta na ilha porque a parada em Cayo Cangrejo é o destaque. Deve ser legal incluir as outras ilhotas e recifes, contudo, optamos por passar o nosso último dia na melhor de todas, afinal nos dias anteriores o tempo não estava firme e escolhemos as praias perto da pousada.

Betito nos levando no barco
Betito nos levando no barco

O lado ruim é o cartel dos barqueiros que cobram o que querem e abusam dos turistas. Como teve chuva nos últimas dias, todos estavam sedentos por conhecer Crab Cay e o preço foi o dobro do que haviam nos falado. Teve pechincha porque estávamos em cinco, mas foi duro negociar e só quando Betito (o barqueiro sabe tudo e famoso da ilha) nos deixou lá, avisou que o snorkel era pago à parte (e era um ruim) . O passeio acabou custando mais caro do que o inicialmente planejado e poderia ter sido pior se não tivéssemos chegado cedo. Felizmente, para o nosso bolso e qualidade das fotos, fomos os primeiros a pisar na ilhota. Nem o bar estava aberto, nem o fiscal estava lá pra cobrar a entrada na trilha e taxa pra ficar no trapiche! Detalhes que o Betito também havia omitido, inclusive chegamos a pensar que a volta seria à nado por causa da barganha. Mas ele veio nos buscar na hora combinada e foi mais simpático no final, explicou que indo com ele não precisávamos pagar taxas. E só pagamos pelo transporte na volta.

Diferente do que eu imaginava, o bar é acessível e cobra o mesmo que os estabelecimentos em Providência. Tem bebidas alcoólicas, snacks e água.

Dicas: chegue cedo, leve um bom snorkel e proteja-se do sol. Quem precisa economizar, deve fazer uma pesquisa no dia anterior e deixar o passeio agendando com o melhor preço, desde que cite todos os possíveis gastos mencionados acima. Robson, o dono da nossa pousada, afirmou que pagamos caro e ficou brabo porque estão fazendo isso com os viajantes.

Pousada em Providência: na ilha não existem hotéis, somente pousadas, guest houses e hostels. Me hospedei com vista para o mar, ar-condicionado e bom atendimento na POSADA OCEAN VIEW em San Felipe.

RESERVE NO BOOKINGVER VALORES

A visibilidade de Crab Cay com sol
A visibilidade de Crab Cay com sol

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Roberta Martins e Gardênia Rogatto.

#JustFunCaribe é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor em parceria com Viajar é Tudo de Bom. Contamos com o apoio dos governos da Colômbia e San Andrés, bem como o trade local.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta