Ibiraquera

Ibiraquera: a barra e a lagoa


A praia Barra de Ibiraquera e a Lagoa de Ibiraquera são duas das principais atrações do munícipio de Imbituba, em Santa Catarina. O mesmo que abriga a famosa Praia do Rosa e a Praia do Luz. Conto agora o que ver e fazer neste trecho especialmente frequentado por esportistas, famílias, pessoas zen, pescadores e baleias francas (os animais somente de agosto a novembro).

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram

Leia todos os textos sobre turismo em Santa Catarina

Precisa de carro?
Reserve na Rental Cars

Wind surf na Lagoa de Ibiraquera
Wind surf na Lagoa de Ibiraquera

 

Embora Ibiraquera seja minha velha conhecida, pela primeira vez passei a noite e um dia inteiro por lá. O motivo foi um convite do SEBRAE SC para vivenciar por inteiro um dos melhores pontos para ver os animais da Rota da Baleia Franca. Dito e feito, ali foi o nosso primeiro avistamento em três dias de buscas.

Um dia em Ibiraquera

Ilha do Batuta e desabitada, mas tem uma cabana disponível para quem quiser atravessar de barco e passar uns dias ali. Quem se anima?
Ilha do Batuta é desabitada, mas tem uma cabana disponível para quem quiser atravessar de barco e passar uns dias ali. Quem se anima?

ENCONTRE 20 HOTÉIS NESTA PRAIA

Barra de Ibiraquera

A manhã começou com caminhada pela beira da praia ouvindo as histórias do guia Jean e de olho no mar para ver baleias. Passamos pela Lagoa de Ibiraquera, Ilha da Batuta e seguimos para a Praia do Luz. De onde é possível chegar a Praia do Rosa subindo e descendo o morro.

O dia estava bonito, mas o vento nos deu um banho de areia que deixou a atividade prejudicada. Se abrisse a boca pra falar, comia areia, se não protegesse as orelhas, doía o ouvido e se entrássemos em algumas das trilhas fechadas, não teríamos como observar baleias. Ainda bem que uma mãe apareceu com seu filhote e conseguimos fazer a observação tão desejada das passarelas.

A primeira experiência não foi das melhores, mas conheço a região e garanto que as trilhas ou a praia valem muito a pena com vento tranquilo. Sim, ele sempre estará presente, porém, pode ter menos intensidade para alegria dos caminhantes e tristeza dos praticantes de kite e Wind surf. Ibiraquera está entre os lugares especiais para a prática destes esportes no país. Stand Up Paddle na lagoa e surf no mar também estão entre os preferidos dos frequentadores.

Lagoa de Ibiraquera
Lagoa de Ibiraquera

Lagoa de Ibiraquera

Famílias com crianças preferem a Lagoa de Ibiraquera por suas águas rasas, e mais agradáveis para o banho. Uma pequena faixa de areia separar a lagoa do mar e em determinadas épocas do ano ela desaparece trazendo os camarões e peixes que fazem a festa dos pescadores. Principalmente na época da pesca artesanal da tainha, de maio a junho.

E falando em frutos do mar, o almoço foi com vista para lagoa, bem protegidos do vento, no Restaurante Zequinha. Filhos de pescador tradicional servem delícias como peixe assado e ovas de tainha.

Praia da Ribanceira

Em seguida teve uma parada na vizinha praia da Ribanceira para ver mais baleias e visita a uma comunidade nos Areais da Ribanceira. Local de cultivo sustentável dos butiás que está em fase de estruturação para oferecer turismo de base comunitária. Ali fizemos trilha entre os butiazais e provamos delícias orgânicas a base de mandioca e butiá.

Praia da Ribanceira é mais urbana
Praia da Ribanceira é um pouco mais urbana
Comunidade Areais da Ribanceira
Comunidade Areais da Ribanceira
Butiazeiros em Areais da Ribanceira
Butiazeiros em Areais da Ribanceira

O lado zen de Ibiraquera

Para terminar o dia, fomos ver o pôr do sol com revoada de pássaros na Mevlana Garden. Uma pousada, spa e retiro espiritual nas margens da Lagoa de Ibiraquera. Era uma pousada bonita que acabou adquirida pelos frequentadores mais assíduos. Noruegueses acharam o local perfeito para meditar e compartilham com quem quiser se hospedar, além de promover retiros especiais algumas vezes por ano. Inclusive, fiquei com vontade de voltar para ter essa vivência.

Pôr do Sol no deck da Mevlana Garden
Pôr do Sol no deck da Mevlana Garden
Chimarrão no fim da tarde
Chimarrão no fim da tarde

Os funcionários são pessoas de diversas áreas de conhecimento que optaram por levar uma vida mais zen e passam todo esse astral no atendimento e alimentos oferecidos. Na alta temporada funciona o restaurante vegano Pizza Mística e todos os dias servem café da manhã artesanal com alimentos saudáveis.

Flor de lótus no jardim
Flor de lótus no jardim

 

O local foi a nossa hospedagem perfeita pelo astral, conforto e aulas de yoga. Despertei para fazer a aula das seis da manhã e passei todo o dia muito mais leve. Entre grupos de cabanas de diferentes estilos, um jardim ornamental acompanha a mata ciliar que protege a lagoa com vários espaços pra relaxar. Ainda tem a piscina, loja de roupas com produtos da Tailândia e o Templo do Lotus Branco. Local das aulas de yoga e onde acontecem os retiros de meditação com o mestre Vasant Swaha.

Passei a noite em um dos studios mais simples para duas pessoas. Acomodação com sala, banheiro e varanda fechada equipada com frigobar, secador de cabelo, ar-condicionado, TV a cabo e jarra elétrica. E tem free Wifi com sinal fraco perto da lagoa.

Studio na Mevlana Garden
Studio na Mevlana Garden

Tome Nota Ibiraquera

Tainha no Restaurante Zequinha
Tainha no Restaurante Zequinha

RESTAURANTE ZEQUINHA serve frutos do mar ala carte com buffet livre de pratos frios e quentes no almoço e jantar. Sempre aberto na alta temporada e nos finais de semana o ano todo. Na rua Jovino Tomé Marques. Fone: 48 3356-0627

Pizza vegetariana
Pizza vegetariana

PIZZA MÍSTICA é dentro da Mevlana Garden. Fone: 48 99103-5658

MEVLANA GARDEN somente pelo site.

O nosso roteiro foi todo organizado pelo receptivo CASA VERDE e quem nos guiou foi Jean Vasconcelos.

CASA VERDE Experiências Turísticas atende pelos telefones (48) 99144.1531 e 99623.6858.

 

 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. Excelente trabalho querida

    1. Obrigada Jean

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.