Pousadas na Estrada Real

4 pousadas na Estrada Real

Viajar na Estrada Real é bom em qualquer época no ano, mas com o inverno chegando parece ser mais especial. Naturalmente as pessoas buscam aconchego e algo a mais na hospedagem. E neste quesito, os hotéis de Minas Gerais tem acolhida e culinária típica que combinam com a nossa maior disposição para aproveitar o café da manhã prolongado, o calor do fogão à lenha ou o descanso em uma piscina aquecida.

Viajei pela última vez no outono e duas pousadas me deixaram com vontade de voltar na estação mais fria do ano: Pequena Tiradentes e Buieié. Enquanto as outras duas combinam com temperaturas amenas e mais atividades ao ar livre: Pousada do Caraça e Pousada Douro. Mas resolvi juntar todas aqui pensando em indicar um amplo roteiro pela Estrada Real.

Amplo porque engloba as três rotas: Caminho Velho, Caminho Novo e Caminho dos Diamantes. Respectivamente, hotéis em Ouro Preto (todos os caminhos), Tiradentes, Lavras Novas e Santa Bárbara. Passei por todos durante o projeto Blogueiros na Estrada Real.

4 pousadas na Estrada Real

Ouro Preto

Quarto duplo na Pousada do Douro em Ouro Preto
Quarto duplo na Pousada do Douro em Ouro Preto


POUSADA DO DOURO

Oferece conforto com localização perfeita no meio do centro histórico, está próxima à praça Tiradentes e diversos restaurantes. Na decoração tem obras de arte, objetos de artesanato e a mobília lembra o período colonial. Meu quarto foi ótimo para uma boa noite de sono, mas pode não agradar à todos por ser pequeno. As duas camas de solteiro eram estreitas e o quarto de casal pareceu ser melhor. Tem sempre um funcionário na recepção, contudo, a estrutura completa funciona em conjunto com a POUSADA DO MONDEGO, situada em frente, onde é servido o café da manhã.

Onde: Rua Amalia Benhaus, 42  RESERVE AQUI

Detalhe artesanal no lustre
Detalhe artesanal no lustre
Mesa do café da manhã servido na Pousada Mondego
Mesa do café da manhã servido na Pousada Mondego

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por onde caminhar em Ouro Preto

 

Tiradentes

Quarto duplo na Pousada do Douro em Ouro Preto
Quarto duplo na Pousada do Douro em Ouro Preto
A loja
A loja

PEQUENA TIRADENTES

Foi a mais criativa da viagem e onde pude aproveitar melhor a estrutura em duas noites. Como diz o nome, recriaram a cidade de Tiradentes em miniatura e cada casa colonial é uma suíte. Os quartos não tem números e sim nomes de brasileiras interessantes, uma placa conta a história de cada uma ao lado da porta. No complexo tem ruas de pedra, praça, estacionamento, piscinas aberta e coberta, sauna, restaurante e loja de decoração. Na verdade, tudo tem preço e está à venda, na boutique apenas tem mais opções. Funciona assim, cada objeto, seja no quarto ou em outro ambiente, tem etiqueta e, se quiser comprar algo, será acrescentado no valor da diária para levar pra casa. Desta forma a decoração da pousada está em constante transformação e com detalhes diferentes em cada peça.

RESERVE AQUI

Cada quarto é uma casa colonial na Pequena Tiradentes
Cada quarto é uma casa colonial na Pequena Tiradentes

O café da manhã é um momento à parte, tem muita variedade e excelente atendimento. São dois buffets e os atendentes servem bebidas quentes ou trazem alimentos à mesa quando solicitados. Pedimos algumas cestas de pão de queijo para comer com requeijão e queijo de minas. Queijo com queijo mesmo porque é muito bom!

Uma das mesas de buffet do café da manhã
Uma das mesas de buffet do café da manhã

Achei a melhor das opções de hospedagem, mas é cara, distante do centro e, as vezes, barulhenta. São dez minutos de carro até o centro histórico e do quarto escutava tudo o que se passava nas ruelas internas da pousada, crianças, amigos empolgados e funcionários conversando tarde da noite ou de manhã cedo. Fiquei em um quarto pequeno e aconchegante, no entanto, existem quartos maiores com lareira e hidromassagem perto da área da piscina aquecida. Aproveitei a sauna e passei para piscina por uma passagem por dentro da água, tem uma parede de vidro conectando as duas áreas.

Onde: Av. Governador Israel Pinheiro, 670

na Estrada Realpequena_tiradentes_img_9732na Estrada Realna Estrada Realna Estrada Realna Estrada Realna Estrada Realna Estrada Real

Roteiro por Tiradentes

 

Lavras Novas

Cama ocupa quase todo o quarto na Pousada Buieié
Cama ocupa quase todo o quarto na Pousada Buieié

POUSADA BUIEIÉ

Outro ângulo do quarto
Outro ângulo do quarto

O destaque deveria ser a paisagem vista do quarto e outros ambientes, contudo, um nevoeiro pesado não permitiu ver as montanhas ao redor. Então aproveitei o aconchego rústico e um café da manhã muito saboroso com aquele astral de névoa na janela. O quarto é bem pequeno, charmoso e com uma ducha forte, foi ótimo para me recuperar de um dia cheio de aventuras.

Um dia em Lavras Novas

Fica na entrada da cidade, cerca de dez minutos a pé do centro, e acaba sendo mais perto da natureza. Adorei o fogão a lenha na recepção, pena que só acendem nos dias frios e não foi o caso em abril.

Onde: Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 1138  RESERVE AQUI

Clima no café da manhã
Clima no café da manhã
Variedade de queijos no café da manhã
Variedade de queijos no café da manhã
Parte do meu café
Parte do meu café

 

 

 

 

 

 

 

 

Santuário do Caraça

O quarto na Pousada do Caraça
O quarto na Pousada do Caraça

POUSADA DO CARAÇA

Visita do lobo guará
Visita do lobo guará

É mais uma hospedaria para receber peregrinos e amantes da natureza do que um hotel por estar dentro de um parque. Já foi colégio de padre, hospedou Dom Pedro II e esta rodeado de atrativos naturais como trilhas e cachoeiras. Tudo continua no clima de colégio interno, muito simples, silencioso, com horários e conversas com o padre depois da janta. Acompanhadas de chá quente com pipoca é um jeito descobrir a história do lugar enquanto espera o lobo guará chegar, animais vem em busca de comida todas as noites em frente à igreja.

Funciona no regime pensão completa e todas as refeições, tipicamente mineiras, são servidas no fogão a lenha do refeitório. No café da manhã cada um pode fazer o seu ovo direto no fogão e todos sempre devem colocar a louça suja na estante. As bebidas são vendidas no bar e uma mesa serve água e chá à vontade.

O jantar servido no fogão à lenha
O jantar servido no fogão à lenha

Fiquei na Ala do Santuário, ao lado da igreja, onde eram os antigos dormitórios do colégio do Caraça, reformados após um incêndio. As suítes são amplas, com cama confortável, decoração simples e barulhinhos agradáveis da natureza, com exceção da chata badalada de hora em hora do sino. No corredor tem uma peça compartilhada com micro ondas e água. Em outras alas tem suítes com cozinha, chalés e casas nos arredores da igreja. Dentro do parque ainda tem outra opção – Pousada Fazenda do Engenho, mas não cheguei a conhecer. O parque tem regras como horário para entrar, mesmo para hóspedes, não tem televisão no quarto e o sinal de internet ou celular é bem ruim.

O refeitório do Santuário do Caraça
O refeitório do Santuário do Caraça
Janelão no quarto
Janelão no quarto

Onde: Parque Natural do Caraça

RESERVE AQUI  |  COMPARE VALORES

O que ver e como chegar ao Santuário do Caraça

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fazendo a reserva de hotéis pelos links fornecidos, em parceria com o Booking, você colabora com as despesas do site.

ER_inferior_banner_blogueiros_2013-01-21

O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de Mochilão, Pé na Estrada, Segredos de Viagem, Territórios, Trilhas e Aventuras, Viajando com Eles e Viagens Cinematográficas.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.